60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 3. Filosofia - 2. Filosofia

A MENTE COMO FENÔMENO NATURAL/BIOLÓGICO SEGUNDO JOHN SEARLE

Gustavo Vargas de Paulo1
Florêncio de Souza Paz2

1. Gustavo Vargas de Paulo (Bolsista de Iniciação Cientí­fica - PIBIC/UFSJ)
2. Prof. Dr. Florêncio de Souza Paz (Orientador - DFIME - UFSJ)


INTRODUÇÃO:
O filósofo John Searle, que vem há décadas tentando desvendar os mistérios da mente, propõe uma nova visão da mente como um fenômeno biológico. Nessa nova visão, Searle propõe considerar a mente como um fenômeno natural como qualquer outro, levando em conta nossa moderna concepção de mundo e deixando para trás todo tipo de dualismo. Desse modo, tentando fazer o estudo da mente coerente com o que sabemos sobre o resto da realidade, Searle considera os resultados de teorias modernas como a teoria da evolução das espécies e a teoria atômica da matéria, divergindo em aspectos fundamentais de outros estudos contemporâneos sobre a mente.

METODOLOGIA:
Pesquisa bibliográfica, consistindo na leitura e fichamento dos textos mais relevantes da teoria searleana da mente (pressupostos, enunciados das teses, argumentos, refutações de objeções). Posteriormente foi feita a discussão das questões e problemas emergentes da exposição interpretativa do pensamento searleano e por fim a avaliação crítica da filosofia da mente de Searle com base nos resultados obtidos.

RESULTADOS:
Nossa pesquisa pôde identificar três partes dependentes e relacionadas das mais importantes contribuições de Searle: 1- A crítica às teorias que se inserem na corrente denominada “materialismo contemporâneo”, em que Searle critica e nega aspectos fundamentais do behaviorismo, das teorias de identidade tipo-tipo, das teorias de identidade ocorrência-ocorrência, do funcionalismo da computação, da inteligência artificial e do materialismo eliminativo. 2- A formulação do argumento do quarto chinês e a crítica ao cognitivismo. 3- A formulação da teoria da Intencionalidade.

CONCLUSÕES:
1- É questionável a equivalência ontológica dos fenômenos mentais com a biologia do cérebro e com as experiências subjetivas nele produzidas, já que nossos conceitos e termos mentais são aprendidos e usados de acordo com fatos e circunstâncias sociais que formam o conteúdo dos termos sobre a mente. 2- Deve-se esclarecer como os fenômenos Intencionais causados e realizados no cérebro representam a realidade exterior para que se possa conceber a relação cérebro-mente-mundo.

Instituição de fomento: PIBIC/UFSJ

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  Searle, mente, filosofia

E-mail para contato: guvarpa@gmail.com