G. Ciências Humanas - 3. Filosofia - 2. Filosofia
A MENTE COMO FENÔMENO NATURAL/BIOLÓGICO SEGUNDO JOHN SEARLE
Gustavo Vargas de Paulo1 Florêncio de Souza Paz2
1. Gustavo Vargas de Paulo (Bolsista de Iniciação Científica - PIBIC/UFSJ) 2. Prof. Dr. Florêncio de Souza Paz (Orientador - DFIME - UFSJ)
INTRODUÇÃO:O filósofo John Searle, que vem há décadas tentando desvendar os mistérios da mente, propõe uma nova visão da mente como um fenômeno biológico. Nessa nova visão, Searle propõe considerar a mente como um fenômeno natural como qualquer outro, levando em conta nossa moderna concepção de mundo e deixando para trás todo tipo de dualismo. Desse modo, tentando fazer o estudo da mente coerente com o que sabemos sobre o resto da realidade, Searle considera os resultados de teorias modernas como a teoria da evolução das espécies e a teoria atômica da matéria, divergindo em aspectos fundamentais de outros estudos contemporâneos sobre a mente.METODOLOGIA:Pesquisa bibliográfica, consistindo na leitura e fichamento dos textos mais relevantes da teoria searleana da mente (pressupostos, enunciados das teses, argumentos, refutações de objeções). Posteriormente foi feita a discussão das questões e problemas emergentes da exposição interpretativa do pensamento searleano e por fim a avaliação crÃtica da filosofia da mente de Searle com base nos resultados obtidos.RESULTADOS:Nossa pesquisa pôde identificar três partes dependentes e relacionadas das mais importantes contribuições de Searle:
1- A crÃtica à s teorias que se inserem na corrente denominada “materialismo contemporâneoâ€, em que Searle critica e nega aspectos fundamentais do behaviorismo, das teorias de identidade tipo-tipo, das teorias de identidade ocorrência-ocorrência, do funcionalismo da computação, da inteligência artificial e do materialismo eliminativo.
2- A formulação do argumento do quarto chinês e a crÃtica ao cognitivismo.
3- A formulação da teoria da Intencionalidade.CONCLUSÕES:1- É questionável a equivalência ontológica dos fenômenos mentais com a biologia do cérebro e com as experiências subjetivas nele produzidas, já que nossos conceitos e termos mentais são aprendidos e usados de acordo com fatos e circunstâncias sociais que formam o conteúdo dos termos sobre a mente.
2- Deve-se esclarecer como os fenômenos Intencionais causados e realizados no cérebro representam a realidade exterior para que se possa conceber a relação cérebro-mente-mundo.
Instituição de fomento: PIBIC/UFSJ
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave: Searle, mente, filosofia
E-mail para contato: guvarpa@gmail.com
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