60ª Reunião Anual da SBPC




B. Engenharias - 1. Engenharia - 12. Engenharia Química

APLICAÇÃO DE PLANEJAMENTO EXPERIMENTAL NA DETERMINAÇÃO DE CONDIÇÕES OPERACIONAIS DE UM PROCESSO DE PRECIPITAÇÃO DA BROMELINA

MANUELA SOUZA LEITE1
TATIANA LIE FUJIKI1
FLÁVIO VASCONCELOS DA SILVA1
ANA MARIA FRATTINI FILETI1

1. FACULDADE DE ENGENHARIA QUÍMICA - DESQ/FEQ/UNICAMP


INTRODUÇÃO:
A bromelina possui alto valor agregado e diversas aplicações farmacêuticas e industriais, justificando o interesse em sua obtenção. O método de precipitação a frio exige o controle da temperatura deste processo, pois a temperatura interfere diretamente na atividade final da enzima precipitada. No entanto, antes de se realizar os ensaios de precipitação com uso de controladores, torna-se imprescindível a determinação das condições iniciais dos ensaios do processo de recuperação da enzima. O objetivo de se realizar um planejamento experimental neste trabalho foi o de verificar qual a melhor combinação de variáveis do sistema que indicasse as condições operacionais mais críticas que se tornassem referência para posterior projeto de controladores

METODOLOGIA:
O sistema de precipitação é constituído de um tanque (1000 mL) com camisa de refrigeração, 4 sensores de temperatura, uma bomba peristáltica para alimentação do agente precipitante, etanol, no tanque e uma bomba para circulação do fluido de refrigeração. Foi adotada a metodologia do planejamento fatorial composto central. Foram selecionadas as seguintes variáveis: vazão de etanol (VE), vazão do fluido refrigerante (VB) e temperatura do fluido refrigerante na entrada da camisa do tanque (TE), por apresentarem influência na temperatura interna do tanque; e as variáveis de resposta analisadas foram a variação de temperatura em relação ao futuro set-poin (∆T) e o tempo de resposta (TR). Para a realização dos ensaios em malha aberta foram adicionados 150 mL do caldo de abacaxi no tanque de precipitação, através do qual circulava o fluido refrigerante a uma vazão e temperatura de acordo com a faixa de valores selecionados (níveis). Quando a temperatura do tanque chegava a 5°C (futuro set-point) iniciava-se a adição de etanol com diferentes vazões, indicadas pelos níveis adotados. A batelada era finalizada quando era mínima a variação da temperatura interna do tanque de precipitação. Também foi realizada a determinação da influência da temperatura na atividade enzimática da enzima bromelina (através do método colorimétrico de biureto), a qual está relacionada com a qualidade do produto final.

RESULTADOS:
Foram escolhidas as condições que propiciaram maiores valores para a variável ∆T de forma a estabelecer um maior desafio ao controlador, e que propiciassem menores valores de TR, para exigir uma atuação mais rápida do controlador, para que a variável controlada se mantenha em torno do valor de referência. Os resultados mostraram que a variação de temperatura é influenciada simultaneamente pela vazão de etanol (VE) e pela temperatura de entrada de propilenoglicol na camisa do tanque (TE). Quanto menor TE, maior a eficiência da troca de calor na camisa do tanque de precipitação, proporcionando menor ∆T. Menores vazões de etanol (VE) e menores temperaturas de propilenoglicol na entrada da camisa do tanque (TE) contribuíram para obtenção de um menor tempo de resposta (TR) do processo. A temperatura de entrada na camisa do tanque é a variável que exerce maior influência no tempo de resposta (TR). Com relação à análise da influência da temperatura na atividade enzimática, observou-se que com o aumento da temperatura ocorre uma queda na atividade enzimática da bromelina, justificando a realização do processo de precipitação da enzima a baixas temperaturas.

CONCLUSÕES:
A realização de um planejamento experimental para determinação das condições iniciais do processo foi essencial no entendimento do comportamento geral do processo e representou economia de tempo e gastos desnecessários para a realização dos ensaios de controle. Utilizando-se as equações representativas do sistema e com uma análise gráfica das superfícies obtidas, foram encontradas as condições de operação iniciais que permitirão o projeto de um controlador mais adequado ao processo em questão.

Instituição de fomento: Capes e CNPq



Palavras-chave:  planejamento experimental, bromelina, controle

E-mail para contato: sl.manuela@gmail.com