60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 14. Ensino Superior

ANÁLISE DE DADOS DOS CONCURSOS VESTIBULARES 2007 E 2008 NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE (UFAC): ASPECTOS RELEVANTES PARA SUBSIDIAR MUDANÇAS NO ACESSO À UNIVERSIDADE PÚBLICA

ANTONIO CARLOS FONSECA PONTES1
LOIDE DE OLIVEIRA PONTES2

1. UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE
2. UNIÃO EDUCACIONAL DO NORTE - ACRE


INTRODUÇÃO:
A Universidade Federal do Acre (UFAC), criada na década de 70, vem adotando o exame vestibular como método de ingresso nos seus diversos cursos. Em 2008 foram ofertadas 1515 vagas para 15297 candidatos. A sistematização das informações sócio-econômicas dos candidatos é importante para a definição de políticas públicas dentro e fora da Universidade pois com estes dados é possível saber o que diferencia, do ponto de vista social, econômico, tipo de instrução recebida, dentre outras, os ingressantes daqueles excluídos do processo e, internamente, as diferenças entre os ingressantes dos diversos cursos. A situação no Acre em relação a estes aspectos pode diferir um pouco daquela apresentada em outros Estados, por ser uma região de difícil acesso, longe dos grandes centros, com um percentual alto de candidatos do próprio Estado. O objetivo deste trabalho foi realizar um estudo comparativo do perfil sócio-econômico e cultural dos candidatos nos Concursos Vestibulares 2007 e 2008 e dos ingressantes nos cursos da UFAC nos respectivos certames, por curso, turno e área de conhecimento. O conhecimento dessas informações possibilitará elaborar políticas, dimensionando necessidades ao dotar os gestores de informações que lhes permitam conhecer as carências dos estudantes no que se refere às possibilidades de ingresso no ensino superior público e contribuir para modificações estruturais no processo de ingresso na UFAC.

METODOLOGIA:
Os candidatos, no ato da inscrição no concurso vestibular da Universidade Federal do Acre, preencheram um questionário, no qual constava uma série de informações relativas à sua situação sócio-econômica. Numa segunda etapa, no ato da matrícula, os candidatos aprovados preencheram um novo questionário em que, além das informações relevantes do ponto de vista social, outros aspectos relativos à vivência cultural dos ingressantes foram levantados. A parte sócio-econômica deste último questionário serviu para a checagem de algumas informações coletadas anteriormente. Com essas informações foram feitas comparações relativas à renda familiar, estado civil, sexo, localização de moradia, faixa etária, tipo de escola que freqüentou predominantemente no ensino fundamental e ensino médio entre os seguintes grupos: alunos ingressantes e vestibulandos não-ingressantes; alunos dos diversos cursos da UFAC e entre alunos das diversas áreas do conhecimento. Nos itens relacionados às vivências culturais, procurou-se verificar a existência de fatores influentes no processo de escolha de curso devido à vivência de cada um dos ingressantes nos diversos cursos da UFAC, considerando ainda outras variáveis discriminadoras de interesse. A inserção dos dados relativos a dois certames (2007 e 2008) permitiu realizar comparações intra e inter anos, buscando detectar possíveis modificações nas variáveis analisadas.

RESULTADOS:
Para estabelecer as diferenças entre os grupos para cada uma das variáveis e para o conjunto das mesmas, foram utilizados os testes t e de Wilcoxon-Mann-Whitney, para diferenças entre dois grupos, ANOVA e teste de Kruskal-Wallis, para diferenças entre três grupos ou mais, testes para dados categorizados (qui-quadrado, McNemar e Mantel-Haenzel) para variáveis em categorias. Foram obtidas ainda as correlações e regressões apropriadas, utilizando os coeficientes de correlação de Pearson e de Spearman, para estabelecimento de relações entre variáveis. Procedimentos multivariados (análise de cluster) também foram utilizados neste trabalho, visando agrupar os alunos em grupos e agrupar cursos. Resultados do IBGE relacionados à renda, cor/etnia, dentre outros, foram comparados com os dados do presente estudo para buscar semelhanças e diferenças entre os ingressantes da UFAC e a sociedade em geral. Dentre os resultados obtidos, chamaram a atenção particularmente a verificação de que os ingressantes da UFAC são um espelho da sociedade no que se refere à cor/etnia, mas que esta imagem torna-se distorcida quando são analisados os resultados dos cursos de maior concorrência na Instituição separadamente (Medicina, Direito e Enfermagem). Situação semelhante ocorre quando se toma a variável renda para comparação.

CONCLUSÕES:
A análise dos dados dos ingressantes e não-ingressantes da UFAC mostrou que esta IES difere de outras do país em relação a algumas características. A divulgação destes resultados possibilita a discussão de políticas públicas para o ensino superior do Acre baseada em dados concretos e que, apresentado à Comissão Permanente do Vestibular, contém sugestões relativas à adoção de novas formas de ingresso na UFAC. Espera-se que tal projeto adquira caráter institucional a partir daí, gerando uma série histórica de dados a serem analisados, discutidos e que sirvam de base para o planejamento acadêmico da Universidade, especialmente a partir do ano de 2009. A partir deste trabalho foi elaborado um material informativo com as conclusões significativas obtidas, contendo sugestões de ações nas áreas e/ou escolas detectadas como sendo as mais problemáticas. O presente trabalho tem ainda como meta despertar o interesse da comunidade universitária e dos discentes do ensino médio, através de palestras informando os resultados do diagnóstico realizado. Em conjunto com outros projetos de acompanhamento dos discentes em seus respectivos cursos através da análise da evasão e retenção dos mesmos, visa-se estabelecer um fórum de discussão do acesso de discentes na Universidade pública, buscando formas alternativas que, dentre outras, favoreçam a manutenção dos alunos dentro de seus respectivos cursos, buscando diminuir a evasão e retenção, especialmente nos cursos de licenciatura.



Palavras-chave:  acesso ao ensino superior, testes não-paramétricos, universidade pública

E-mail para contato: acfpontes@yahoo.com.br