60ª Reunião Anual da SBPC




F. Ciências Sociais Aplicadas - 4. Turismo e Hotelaria - 3. Direito Civil

CONDUTOS DO IMAGINÁRIO CULTURAL AMAZÔNICO: RETROSPECTIVA DA ARTE DE MOACIR ANDRADE

SANDRELANY REIS PINHO1
MARIA DO PERPÉTUO SOCORRO NÓBREGA RIBEIRO1

1. UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS-UEA
2. ESCOLA SUPERIOR DE ARTES E TURISMO-ESAT


INTRODUÇÃO:
O título faz desse artigo um documento histórico que delineia a Amazônia através da poética do artista Moacir Andrade. São expressões do imaginário cultural de populações que vivem ou viveram entrincheiradas nas vazantes e secas dos rios; nas terras firmes e alagadiças da região e nas florestas anuviadas pela colonização do século XVIII. Manifestações de crenças e costumes, mitos e ritos de raízes existencialistas, contribuíram para o estabelecimento da compreensão do mundo imaginário que busca neste, respostas ao fetiche encravado nos fenômenos naturais de seres mitológicos que povoam florestas, rios, paranás, lagos e igapós da imensa diversidade amazônica, cenário vivo que inspira e propicia a relação homem/meio/homem. Diz o artífice, homem apaixonado e profundo conhecedor dos mistérios amazônicos: “há em cada um de nós, um pequeno universo que nenhum mundo dissolve” (MOACIR ANDRADE apud NILO PEREIRA, 2006:18) que povoa as mentes e fortalece a vida do homem do norte. Moacir representa o remanescente no panorama cultural do Brasil e do mundo especialmente na Europa, Estados Unidos e Ásia. Sua obra inicial foi com ‘A Primeira Mostra Individual’ realizada no peristilo da Escola Técnica Federal do Amazonas (1952) até a mais recente obra “Acontecimentos de um Amazonas de Ontem” (2007). Moacir mostrou interesse pelas artes ainda menino, exímio desenhista despertava admiração nas autoridades da época. Com a notícia da abertura do Liceu Industrial em Manaus, divulgando a estrutura de cursos profissionalizante, seus pais resolveram interná-lo no novo estabelecimento de ensino secundário profissional, desta forma, iniciou-se a brilhante carreira de inúmeros feitos em defesa das diferentes expressões da arte e cultura cabocla.

METODOLOGIA:
Tendo como princípio à pesquisa exploratória utilizando-se métodos de pesquisa bibliográfica e documental como forma de interpretação e análise de dados referentes a pesquisa qualitativa e considerando que a abordagem qualitativa, segundo Minayo (1999), é a que melhor retrata o mundo de significados presentes na arte de Moacir Andrade. A pesquisa responde a questões muito particulares. Ela se preocupa, “nas ciências sociais, com um nível de realidade que não pode ser quantificado, ou seja, ela trabalha com o universo de significados, motivos, crenças, valores e atitudes” Minayo (1999 pg. 21-22). No entanto, ainda que a essência seja qualitativa, não se pode descartar o aspecto quantitativo da pesquisa “...visto que em dados momentos os métodos qualitativo e quantitativo podem se complementar, possibilitando-nos obter uma visão mais ampla do objeto de estudo em questão” Goldemberg (2001 pg. 35). Portanto, a metodologia utilizada consiste em: Observação e estudo do objeto de pesquisa; Entrevistas informais e semi-estruturadas; Questionários e narrativas; Análise de documentos; Registro de imagens; Reuniões permanentes com a equipe de trabalho para avaliação dos resultados.

RESULTADOS:
O artigo vem favorecer o turismo tendo como base o patrimônio cultural imaterial, presente nas obras de Moacir Couto de Andrade, propondo a propagação de formas peculiares de conhecimento que objetiva manter perenemente a sustentabilidade cultural amazônica fazendo uso do imaginário popular existente, mediante a ação efetiva de profissionais da área e demais colaboradores envolvidos nos fenômenos turísticos da região. Assim como promover a valorização das tradições e identidade regional cabocla, ampliando os conhecimentos sobre a História do Amazonas e Antropologia da cultura cabocla, na perspectiva de melhoria da relação do homem consigo mesmo e com o outro. Utilizando como fonte de inspiração a busca pelo conhecimento das verdades sobrenaturais, sendo poderoso instrumento de contribuição para a sustentabilidade cultural do planeta, tendo como cenário vivo a Amazônia, palco de eternas histórias que encabulam aqueles que as ouvem e inculcam interlocutores que participam de conversas informais.

CONCLUSÕES:
É necessário que comecemos a pensar arte associada ao turismo não de forma acadêmica, mas, e principalmente enquanto conhecimento geral. Portanto, este busca de forma ampla, compreender o delineamento do imaginário da cultura amazônica mediante as obras de Moacir. Para tanto, observarmos que a arte do referido artista não só contribui para o conhecimento da história da região, como abre possibilidades de entender a Amazônia e seus mistérios, sejam eles, lendas, superstições e verdades sobrenaturais, como também trabalhar o turismo de forma mais peculiar ao seu povo, além do conteúdo que provavelmente servirá como referencial para futuros trabalhos.

Instituição de fomento: FAPEAM

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  LENDAS, MOACIR ANDRADE, ANTROPOLOGIA

E-mail para contato: sandrelanyrp@hotmail.com