60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)

O PROFESSOR INICIANTE DE MATEMÁTICA: SUA CONSTITUIÇÃO PROFISSIONAL PARA O TRABALHO DOCENTE

Lilian Gonçalves de Oliveira1
Sueli Mazzilli1, 2

1. Mestrado em EDUCAÇÃO – UNISANTOS
2. Profa. Dra. Orientadora


INTRODUÇÃO:
Esta pesquisa tem por objetivo conhecer como ocorre a constituição profissional para o trabalho docente do professor iniciante de matemática na interface entre os conhecimentos oriundos da formação inicial mediados pela formação continuada (prática docente, HTPC’s, órgãos colegiados entre outros). De forma subjacente, busca-se compreender como ocorrem a constituição e a construção dos saberes profissionais necessários ao trabalho docente de um professor iniciante de matemática; como a formação inicial do professor de matemática pode contribuir de forma mais eficaz para a docência profissional do professor iniciante e investigar as possíveis contribuições da formação continuada para uma docência profissional mais eficiente. Parte-se do pressuposto que o professor constitui-se um profissional ao orientar sua prática por meio da ação-avaliação-reflexão-refação, fundamentado no empirismo mais do que pelo referencial teórico-acadêmico e metodologias de ensino presentes na formação inicial; que a formação teórico-acadêmica associada à prática de estágios curriculares não é suficiente para a construção da prática profissional; que o professor é sujeito, autor, construtor e protagonista de sua prática profissional rumo à autonomia emancipatória.

METODOLOGIA:
A análise dos dados fundamenta-se em Maurice Tardif (pluralismo de saberes), Maria Isabel da Cunha (formação de professores/pedagogia universitária), Paulo Freire (autonomia/emancipação do sujeito), Adair Mendes Nacarato, Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino (formação de professores de matemática). Para levantamento de dados e análise adota-se a pesquisa qualitativa, na perspectiva do materialismo histórico. Os sujeitos participantes deste estudo são professores iniciantes de matemática, com atuação profissional na rede estadual de ensino na Baixada Santista (SP). Para coleta de dados têm sido utilizadas as técnicas de narrativas autobiográficas, entrevistas, observação e análise documental.

RESULTADOS:
Das aproximações com os referenciais teóricos e reflexão sobre os primeiros dados coletados em fase exploratória emergem as categorias para investigação: professor iniciante, professor de matemática, trabalho docente e desenvolvimento profissional.

CONCLUSÕES:
Da coleta de dados parcial emergiu a importância da formação universitária e dos estágios supervisionados para constituição profissional do professor, sem, no entanto excluir a importância da escola e suas ações nesta fase da carreira docente.

Instituição de fomento: Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (SEE/SP)



Palavras-chave:  professor iniciante, desenvolvimento profissional, trabalho docente

E-mail para contato: lilian.liliangol@gmail.com