60ª Reunião Anual da SBPC




F. Ciências Sociais Aplicadas - 2. Gestão e Administração - 3. Economia dos Recursos Humanos

MARKETING AMBIENTAL: ESTUDO DE CASO DE TRATAMENTO DE EFLUENTES DE UMA INDÚSTRIA TÊXTIL

Taciano Beloto Belaz1
Marinete Aparecida Martins1

1. Universidade de Sorocaba (UNISO)


INTRODUÇÃO:
Se de um lado o mau uso dos recursos naturais tem elevado o número de leis ambientais e os custos que envolvem o uso destes recursos estão tornando-se cada vez mais altos, de outro a preocupação com as questões ambientais no final do século XX estendeu-se para todos os âmbitos da sociedade de tal modo que se tornou indiscutível a existência de uma crise ecológica caracterizada, principalmente, pelos problemas globais que se agravam como a redução da camada de ozônio, o aquecimento planetário, as mudanças climáticas, a diminuição da biodiversidade, a ameaça a diferentes ecossistemas e a contaminação do ar, dos solos, da água dos rios e dos oceanos a tal ponto que está em risco a sobrevivência da raça humana. Kotler (1989, p. 559) define o ecologismo como “um movimento organizado de cidadãos e governos preocupados em proteger e intensificar o meio ambiente de vida do homem contra aqueles que o destroem”. Dias (2007) ressalta que os problemas ambientais que afetam o planeta estão cada vez mais presentes nos meios de comunicação, invadindo os lares de milhões de pessoas e criando expectativas sociais que apontam para a necessidade de superação urgente dessa crise ecológica. Logo, partindo-se destas premissas este trabalho de conclusão de curso teve como objetivo avaliar o percentual de conhecimento que os funcionários de uma empresa têxtil, localizada na cidade de Tietê, têm sobre o sistema de tratamento de efluentes desenvolvido por ela.

METODOLOGIA:
Para a realização deste trabalho, um levantamento bibliográfico sobre os conceitos de marketing, marketing ambiental, poluição, poluição ambiental, resíduos sólidos, tratamento de efluentes e sobre a cidade de Tietê foi realizado e com este aporte teórico efetuamos uma entrevista com um dos sócios da empresa em 06 de agosto de 2007. Além de informar sobre o histórico da empresa (que faz parte de um grupo familiar fundado em 1989 no município de Tietê, estado de São Paulo, numa área total de 48.000m² e com 6.000m² de área construída, conta com 242 funcionários e atua no setor de confecções de jeans, com prédios destinados à fiação, confecção, lavanderia, área de tratamento de efluentes e administração), também explicou-nos como funciona a sua estação de tratamento de efluentes líquidos constituída por uma unidade de gradeamento, seguida da caixa de areia e tanque de equalização, onde a vazão e a temperatura são homogeneizadas, devido às diferentes características das águas oriundas dos vários processos de beneficiamento. Posteriormente e com autorização do empresário, um questionário com 08 perguntas fechadas foi aplicado aleatoriamente a 50 funcionários para avaliação do percentual de funcionários que detinham o conhecimento sobre o tratamento de efluentes e após a aplicação, eles foram tabulados, ordenados e distribuídos em gráficos para melhor visualização dos resultados.

RESULTADOS:
É de vital importância que as empresas desenvolvam sistemas que permitam a continuidade de seus processos produtivos num ambiente sustentável, pois conforme Nieto (2000), se os efluentes das indústrias têxteis apresentarem sistema de tratamento corretamente calculado e operado, não causarão impacto ambiental significativo. Assim, sistemas atrelados ao marketing ambiental pode ser uma saída além de inteligente, economicamente viável, pois ligará a imagem organizacional a um apelo mundial: o consumo consciente de água. Desta forma, observamos que 100% dos entrevistados têm conhecimento do tratamento de água que a empresa possui e 72% responderam que esta atitude auxilia a preservação do meio ambiente. Mostrando que a maioria tem conhecimento do processo produtivo, 82% afirmaram conhecer a impureza da água após cada lavagem, 92% afirmaram que a água tratada retorna ao processo produtivo e 58% disseram que cada ciclo de lavagem utiliza aproximadamente 500.000 litros de água, entretanto demonstram que não conhecem o resultado final da estação de tratamento de efluentes, pois apenas 32% dos funcionários julgam que a água fica pura. Com relação à importância do tratamento de água, 94%, responderam que a empresa preocupa-se com o meio ambiente, 4% afirmaram que o interesse é economizar água e 2% acham que diminuí o custo com a água. Observando o estilo de vida dos entrevistados, 86% afirmam ter algum tipo de atitude ecológica, como por exemplo, separar o lixo orgânico e 14% não faz absolutamente nada.

CONCLUSÕES:
Este trabalho teve como tema principal o marketing ambiental e sua gestão que conforme Dias (2006) implica numa mudança de mentalidade de toda a estrutura organizacional, desde os altos escalões até os níveis inferiores da organização e também na alteração da cultura com a incorporação da variável ambiental no dia-a-dia das pessoas que integram a empresa. Com o escopo de avaliar o nível de conhecimento que os funcionários de uma empresa têxtil localizada na cidade de Tietê têm sobre o sistema de tratamento de efluentes desenvolvido por ela, uma amostra significativa foi pesquisada e apontou o impacto positivo que uma organização pode ter sobre seus primeiros clientes, os internos, os funcionários, sobre a prevenção do meio ambiente. Para a empresa pesquisada, fica a sugestão de investimento no marketing interno apenas com relação à pureza da água após o tratamento, pois alguns colaboradores ainda não têm claro o benefício que a estação de tratamento de efluentes proporciona à comunidade. Ademais, a responsabilidade social e o marketing ambiental norteiam a organização não somente à preservação do meio ambiente, mas também a divulgação e idéias de prevenção para a sociedade através de seus funcionários.



Palavras-chave:  Marketing ambiental, Gestão ambiental, Tratamento de efluentes

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