60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem

ENSINO DAS ARTES VISUAIS NO NÍVEL MÉDIO: CONSIDERAÇÕES ACERCA DO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM NAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DE SANTA MARIA/RS.

Aline Nunes da Rosa1
Juliano Reis Siqueira1
Mirelle Lucas1
Marilda Oliveira de Oliveira2

1. Universidade Federal de Santa Maria
2. Prof.Dr.- Departamento de Metodologia do Ensino- UFSM- Orientador


INTRODUÇÃO:
O presente projeto de pesquisa teve como principal objetivo conhecer a realidade do Ensino das Artes Visuais no contexto educacional de Santa Maria/RS, em escolas de nível médio da rede pública. O estudo, que está vinculado ao GEPAEC - Grupo de Estudos e Pesquisas em Arte, Educação e Cultura, da UFSM, diretório CNPq, buscou conhecer de que modo os alunos do Ensino Médio vêem a disciplina de Artes Visuais na escola, como ela é trabalhada pelos professores de Artes, quais conteúdos estão sendo desenvolvidos nas aulas e ainda, verificar entre os educandos qual a relevância destas aulas e conteúdos para suas vidas.

METODOLOGIA:
Durante o período da coleta de dados (primeiro semestre de 2007), utilizou-se um questionário contendo três questões de pesquisa: O que os alunos aprendem nas aulas de Artes Visuais do Ensino Médio? Quais conteúdos são trabalhados nas aulas de Artes? Qual a relevância destes conteúdos para os estudantes? A entrevista semi-estruturada, aplicada entre professores e alunos de 10 escolas públicas de nível médio, possibilitou-nos uma maior aproximação dos professores sujeitos da pesquisa, que por sua vez revelaram em suas falas certa estagnação e desconhecimento frente aos referenciais teóricos e

RESULTADOS:
Através da análise das entrevistas, constatamos que algumas posturas assumidas pelos professores são comuns nas diferentes escolas entrevistadas, assim como percebemos o despreparo e a defasagem destes professores frente às necessidades e urgências suscitadas pelo Ensino da Arte na atualidade, visto ainda como uma disciplina fundamentalmente prática, em que prevalecem as atividades com fins decorativos. De acordo com a análise comparativa dos conteúdos citados, temos como os conteúdos mais lembrados nas entrevistas, principalmente pelos alunos (mais de 50% das citações), os conteúdos procedimentais, confirmando a relação que Zabala (1998) estabelece entre a experiência, a aprendizagem e a memória. Os conteúdos conceituais aparecem em segundo lugar, sendo mencionados por 41% dos professores e por 26% dos alunos. Finalmente, aparecem os conteúdos atitudinais lembrados por 23% dos alunos e por tão somente 18% dos professores. Numa análise macro, poderíamos dizer que os conteúdos procedimentais foram mencionados por 46% dos entrevistados, seguido dos conceituais 34% e dos atitudinais por 20%. Os professores citam conteúdos conceituais e procedimentais quase na mesma proporção (41 e 42%); enquanto que nos alunos a diferença é de 26% para os conceituais e 52% para os procedimentais.

CONCLUSÕES:
Podemos considerar que a partir das problematizações fomentadas pela pesquisa, novos questionamentos vão ganhando forma, de modo que o projeto incorpore novas questões de pesquisa, no entanto, de acordo com os resultados obtidos na 1ª e 2ª etapas, percebemos a necessidade e urgência na revisão dos conteúdos e objetivos trabalhados nas aulas de Artes Visuais por parte dos professores do Ensino Médio. A educação de um modo geral encaminha-se para a ressignificação de suas concepções, revisitando e revisando normas e padrões estabelecidos ao longo de muitos anos, contudo, são necessários avanços e uma constante vigília por parte dos professores, em direção a uma formação continuada, que confira suporte para a superação dos embates que surgem diariamente quanto aos valores sociais e educacionais na contemporaneidade. Deste modo, o que este estudo objetivou foi averiguar até que ponto nossos profissionais estão em consonância com os novos apelos da educação na atualidade, averiguando o que os alunos estão aprendendo nas aulas de Artes Visuais do Ensino Médio, analisando os diferentes tipos de conteúdos trabalhados nestas aulas e, principalmente, verificando qual sua relevância para o contexto educacional.

Instituição de fomento: PIBIC- CNPq

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  Artes Visuais, nível médio, ensino/aprendizagem

E-mail para contato: ameline.nr@gmail.com