60ª Reunião Anual da SBPC




D. Ciências da Saúde - 3. Saúde Coletiva - 5. Saúde Coletiva

ESTUDO COMPARATIVO DO PERCENTUAL DE GORDURA CORPORAL, PADRÃO CORPORAL E CONDICIONAMENTO CARDIORRESPIRATÓRIO DE JOVENS COM IDADES COMPREENDIDAS ENTRE 8 E 18 ANOS COM HÁBITOS VEGETARIANOS OU ONÍVOROS

Eloisa Roberta da Silva1
Oberon Corrêa da Silva2
Fernanda Aparecida de Oliveira1
Alan de Freitas Barbieri2

1. Faculdade de Minas - FAMINAS - Muriaé-MG
2. Universidade Vale do Rio Verde - UninCor - Três Corações-MG


INTRODUÇÃO:
O vegetarianismo, muitas vezes, é apontado por profissionais da saúde como uma dieta de risco, pois acreditam que alguns nutrientes, como proteínas e a cobalamina (vitamina B-12), por exemplo, não estão acessíveis aos mesmos, sustentando a idéia de que estas e outras substâncias estão acessíveis quase que exclusivamente para os consumidores de carnes. Sabe-se que a carência desses nutrientes provoca deficiências no crescimento, na síntese do DNA, podendo causar anemia e até distúrbios mentais, comprometendo assim o desempenho de qualquer atividade física ou mesmo de uma vida saudável. Neste contexto, o objetivo deste estudo foi o de comparar dois grupos de jovens, um onívoro e outro vegetariano, segundo a avaliação de seus índices de gordura corporal e de massa corpórea e do condicionamento cardiorrespiratório.

METODOLOGIA:
Foram avaliados 12 indivíduos vegetarianos e 12 onívoros, com idades compreendidas entre 8 e 18 anos, sedentários ou praticantes de alguma forma de atividade física. Estes grupos foram submetidos ao teste de campo de 12 minutos (teste de Cooper) para a determinação do condicionamento cardiorrespiratório, através da medida do VO2(máx). Também foram medidos o peso e a estatura corporais utilizando-se uma balança de precisão, com os valores expressos em quilogramas e em metros, respectivamente. Para a obtenção do padrão corporal foi utilizada a equação peso/estatura ao quadrado, adotando-se a tabela de classificação da Organização Mundial de Saúde (OMS). Os dados referentes ao percentual de gordura foram obtidos através da coleta das dobras cutâneas e aplicação da equação POLLOCK - 3DC. Os dados foram tratados estatisticamente e apresentados sob a forma dos resultados.

RESULTADOS:
Os resultados observados para o percentual de gordura corporal (11,51% e 15,81%), para o condicionamento cardiorrespiratório (30,63 de VO2 máx. e 20,02 VO2 máx.) e para padrão corporal (19,41 kg m-2 e 19,08 kg m-2), relativos aos jovens vegetarianos e onívoros respectivamente.

CONCLUSÕES:
Os resultados obtidos na pesquisa indicam que os jovens vegetarianos apresentam resultados relativamente satisfatórios em relação aos jovens onívoros. Assim, pode-se concluir que uma dieta baseada no vegetarianismo parece não afetar o desenvolvimento da estrutura corporal e o desempenho de condicionamentos físicos dos jovens estudados em relação aos parâmetros considerados no estudo.

Instituição de fomento: Faculdade de Minas - FAMINAS - e Universidade Vale do Rio Verde - UninCor

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  Vegetarianos, Onívoros, Saúde coletiva

E-mail para contato: eloisarsilva@hotmail.com