60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental

METODOLOGIA DA MEDIAÇÃO DIALÉTICA E A TEMÁTICA AMBIENTAL “USO DA ÁGUA”: UMA QUESTÃO DE CONSCIENTIZAÇÃO INDIVIDUAL OU SOCIAL?

Bruna Bertasso Santanna1
Natália Prioto Pavezi3
Maria Eliza Brefere Arnoni4

1. Bruna Bertasso Santanna - Ibilce/Unesp
3. Natália Prioto Pavezi Ibilce/Unesp
4. Orientadora: Profa. Dra. Maria Eliza Brefere Arnoni Dep. Educação Ibilce/Unesp


INTRODUÇÃO:
Os movimentos voltados às questões ambientais, desenvolvidos pelos diferentes ramos da sociedade, em todos os níveis, indicam que o ambiente está, mundialmente, em crise. São inúmeros os fatores responsáveis pelo processo histórico de degradação ambiental, o que se vê hoje, representa a expressão do referido processo. Acreditamos que o trabalho escolar deve discutir os problemas ambientais atuais, assim como o processo histórico gerador destes, incluindo a atividade humana. Na discussão da temática ambiental, trabalharemos aspectos da relação dialética homem–natureza, colaborando para que o aluno entenda as formas de interação e apropriação do homem em relação à natureza, as conseqüências disso para o desenvolvimento ambiental natural e social. Nosso objetivo é que o aluno compreenda-se como humano e elemento integrante do ambiente, que construa assim, a noção de ambiente a partir da apreensão de seus componentes, dos processos e suas múltiplas relações, nos seus aspectos físicos, químicos, geológicos, biológicos, tecnológicos, sociais, econômicos, culturais e políticos. Nesta perspectiva, desenvolvemos a temática ambiental água, em uma escola da rede publica do ensino fundamental da cidade de São José do Rio Preto, como conclusão da disciplina de Didática, do curso de Pedagogia.

METODOLOGIA:
Trata-se da operacionalização de uma teoria crítica de compreensão de mundo, em uma aula, por intermédio da proposição didática, a Metodologia da Mediação Dialética, fundamentada na Lógica Dialética e na Ontologia do Ser Social, elaborada por Maria Eliza Brefere Arnoni. Etapas: Resgatando: investigar o saber imediato do aluno, ponto de partida da aula; Problematizando: questionar e explicitar a contradição entre o saber imediato do aluno e o saber mediato pretendido; Sistematizando: discutir, a partir da questão-problema, o conceito científico, permitindo, ao aluno, a superar o imediato no mediato e elaborar síntese, sem que o primeiro seja anulado pelo segundo; Produzindo: expressar a síntese cognitiva, pelo aluno, o ponto de chegada. Estudamos o conceito de Água, segundo as Ciências, e a proposição metodológica, incluindo os fundamentos que a sustentam. Este estudo permitiu a elaboração de um instrumento de coleta para investigarmos as idéias de água, trazidas pelos alunos da série em que o conteúdo é estudado. Ao contrapormos o conceito mediato de água com as representações iniciais dos alunos e depreendermos a contradição entre eles (visão individual dos alunos X visão histórica), planejamos, desenvolvemos e avaliamos a aula.

RESULTADOS:
Experenciar um trabalho pedagógico pautado na transformação de um conceito científico da Ciência de Referência em conceito para o ensino, o conteúdo de ensino desta Ciência, centrado na organização metodológica do conceito, na perspectiva da Lógica Dialética. E, também, sob a orientação da professora de Didática, planejar, desenvolver e avaliar o trabalho, em uma escola pública, sobre a temática ambiental água, em especial, o desperdício, um aspecto que no cotidiano das campanhas educativas e nos textos didáticos, é abordado com de responsabilidade, exclusivamente, individual. Isso foi comprovado pelas representações iniciais sobre água, apresentadas pelos alunos no Resgatando, como por exemplo, não deixar torneira pingando, etc. Ao trabalharmos, no Problematizando, que as atitudes individuais são necessárias, porém, insuficientes para a resolução/amenização da problemática ambiental da água, percebemos pelo Sistematizando e Produzindo, que o aluno compreendeu que não são somente as ações individuais que colocariam fim ao desperdício da água, como mostram a maioria das campanhas e projetos educativos sobre Meio Ambiente, mas também, as ações sociais, movidas pelos fins econômicos e ideais políticos.

CONCLUSÕES:
Em nossa formação profissional, este trabalho desenvolvido, segundo a Metodologia da Mediação Dialética, M.M.D., trouxe colaborações relevantes: a. explicitar que a relação pedagógica tem base ontológica-dialética, a produção do conhecimento-ciências tem base formal; b. o trabalho educativo não hierarquiza o conhecimento científico (plano do mediato) e conhecimento inicial do aluno (plano do imediato), considera como termos ou pólos divergentes da relação pedagógica que, desenvolvida, potencializa a superação do imediato no mediato pretendido; c. a problematização é um princípio metodológico, na perspectiva da mediação dialética, que possibilita a operacionalização da M.M.D.; d. o ensino de Ciências, nesta perspectiva, possibilita trabalhar os aspectos da temática ambiental, em sua totalidade, explicitando os nexos constitutivos, as relações e as interações que fazem os fatos serem assim, e não de outro jeito; possibilita a compreensão dos aspectos da temática ambiental como algo articulado ao ambiente, como síntese da interação de fatores naturais, sociais e biológicos, etc. Implica a transformação do pensamento linear em pensamento dialético, tornando possível a análise das contradições que geram os aspectos ambientais, contrapondo-se, assim, à visão fragmentada de natureza.



Palavras-chave:  Temática ambiental, Dialética, Conscientização

E-mail para contato: ninhabertasso@hotmail.com