60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)

A EDUCAÇÃO MUSICAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES UNIDOCENTES: REFLEXÕES INICIAIS

Alexandra Silva dos Santos Furquim1
Cláudia Ribeiro Bellochio1, 2

1. Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
2. Profª. Drª. - Departamento de Metodologia do Ensino - UFSM - Orientadora


INTRODUÇÃO:
O presente trabalho apresenta a fase inicial da pesquisa que vem sendo desenvolvida no curso de Mestrado em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (RS) e está vinculada ao Grupo de Pesquisa Formação, Ação e Pesquisa em Educação Musical (FAPEM). Nesse estudo, está sendo investigada a educação musical na formação inicial de professores no curso de Pedagogia. Nessa perspectiva, objetiva-se investigar como a educação musical está sendo abordada na formação de professores no curso de Pedagogia das universidades públicas e privadas da Região Central do Rio Grande do Sul. Especificamente, busca-se identificar o componente curricular referente à educação musical presente no curso de Pedagogia das universidades em estudo, conhecer as propostas de ensino da educação musical na formação inicial de professores, como também, verificar como a educação musical se articula com a formação geral do professor unidocente. A relevância desse estudo reside na possibilidade de conhecer a formação musical que está efetivamente sendo oferecida no curso de Pedagogia e visa contribuir com a produção e aprofundamento de conhecimentos relevantes para a área de Educação e Artes, em especial sobre a formação musical de professores na Pedagogia.

METODOLOGIA:
O estudo constitui-se em uma pesquisa qualitativa, caracterizada como um estudo multicasos considerando a narrativa dos professores que ministram a disciplina referente à educação musical. Acredita-se que esse método possibilitará a realização de reflexões teóricas mais significativas em relação ao tema pesquisado. A pesquisa utilizará como instrumentos de coleta de dados a análise documental e a entrevista semi-estruturada. Até o momento, foram localizadas as universidades da Região Central do Rio Grande do Sul que possuem o curso de Pedagogia, como também a disciplina referente à educação musical presente na organização curricular do mesmo. Esses dados foram obtidos nos portais eletrônicos de cada instituição que fará parte da pesquisa. Assim, será realizada a análise documental da ementa, dos objetivos, do programa da disciplina referente á educação musical de cada universidade pesquisada. O roteiro da entrevista semi-estruturada está sendo elaborado com base em categorias que possam melhor organizar o processo de diálogo entre pesquisador e entrevistado. Os dados serão interpretados de acordo com a análise de conteúdo, uma vez que essa trabalha, de forma prática e objetiva, com materiais textuais já existentes e com os que serão produzidos na pesquisa (BARDIN, 1977).

RESULTADOS:
Com base nos dados parciais dessa pesquisa, constatou-se que sete (7) universidades da Região Central possuem o curso de Pedagogia, sendo seis (6) privadas e uma (1) pública. Dentre elas, três (3) ofertam um componente curricular específico sobre educação musical, sendo que em uma (1) dessas instituições há a oferta de duas (2) disciplinas no decorrer do curso de Pedagogia. Assim, percebe-se que nestas universidades a educação musical vem sendo contemplada a fim de proporcionar uma formação musical inicial para os professores unidocentes. Esse fato, por sua vez, vem a corroborar para a efetivação das práticas em educação musical nas escolas. No entanto, nas demais instituições, a educação musical está atrelada à disciplinas referentes às Artes de modo geral. Esse fato vem de encontro com a formação musical que necessita ser proporcionada aos professores unidocentes, uma vez que nesses cursos formadores ainda predomina o ensino de Artes, de modo geral, em uma única disciplina que congrega Música, Artes Visuais, Dança e Teatro. Assim, acredita-se que essa estrutura curricular não proporciona um aprofundamento dos conhecimentos teóricos e práticos acerca da educação musical, pois os conteúdos trabalhados são desenvolvidos de maneira ampla, abrangendo todas as especificidades das Artes.

CONCLUSÕES:
A partir dos resultados, pode-se inferir que, apesar das reestruturações empreendidas na legislação vigente, a educação musical ainda está vinculada, na maioria dos cursos formadores pesquisados, a uma única disciplina de ensino de Artes e não possui identidade própria na configuração curricular da Pedagogia que tem identidade na formação de professores para a infância. Diante dessa realidade, acredita-se que a formação musical oferecida na formação inicial do professor unidocente não proporciona conhecimentos teóricos e práticos acerca dessa área do saber, fato que contribui para o desenvolvimento de práticas escolares que não contemplam atividades de educação musical. Assim, a formação do professor não especialista em música, que atua na educação infantil e nos anos iniciais da educação básica, necessita proporcionar subsídios para que sua prática venha corresponder com o significado da música enquanto área de conhecimento.

Instituição de fomento: CAPES



Palavras-chave:  Educação Musical, Formação de Professores, Pedagogia

E-mail para contato: alexandrafurquim@bol.com.br