60ª Reunião Anual da SBPC




B. Engenharias - 1. Engenharia - 9. Engenharia Mecânica

PROJETO E CONSTRUÇÃO DO SUPORTE DO MOTOR ELÉTRICO DE UMA BANCADA DIDÁTICA DE MAQUINAS ROTATIVAS

Rafael Takahashi1
Andrew Vinícius Batista de Oliveira1
Abdon Tapia Tadeu2

1. Departamento de engenharia Mecânica / UFPA
2. Professor Doutor / Orientador


INTRODUÇÃO:
A análise do comportamento das máquinas rotativas é bastante complexa, uma vez que elas são constituídas de um sistema complexo de componentes tais como: rotor, mancais, acoplamentos, além de outros componentes auxiliares. Desse modo, dentro do projeto “Implementação de Sistemas de Monitoração e Identificação de Falhas em Máquinas Rotativas Utilizando Sinais Reais e Complexos de Vibração”, financiado pelo programa P&D da Eletronorte - ANEEL, esta sendo construída uma bancada didática que permite simular o comportamento dinâmico das máquinas rotativas. Entretanto, se faz necessário o projeto e a construção do suporte metálico, para o motor elétrico que acionará bancada didática. Contudo, este suporte deve ter certas características que exigem as diferentes opções de montagem que a bancada permite e deve fornecer ao motor elétrico movimentos limitados nas três direções, além disso, um sistema de fixação rígida posicionada corretamente em relação à bancada.

METODOLOGIA:
A bancada experimental dedicada ao estudo de fenômenos, relacionados à dinâmica e vibrações de máquinas rotativas de eixo horizontal, encontra-se construída dentro do grupo de pesquisa GDIME, no departamento de Engenharia Mecânica, a mesma que será utilizada, tanto em ensino como em pesquisa (iniciação cientifica) e validação de métodos matemáticos desenvolvidos ou implementados nas pesquisas do grupo de trabalho, faltando somente o suporte metálico do motor elétrico que acionara a bancada. A concepção do suporte começou com estudo dos diferentes suportes viáveis que poderiam ser analisadas no relacionamento ao custo econômico, as limitações geométricas e a funcionalidade operacional que impõe e requer a bancada didática. Depois foi configurada a geometria básica do suporte, para posteriormente escolher o tipo de material que será utilizada na construção do suporte. Em seguida será feita uma análise dos carregamentos às quais as diferentes partes do suporte estarão sujeitas durante o funcionamento da bancada. Na elaboração da bancada foi utilizado conhecimentos das disciplinas de mecânica dos sólidos, mecanismos e desenho mecânico ministrados durante a graduação. Finalmente, uma vez projetado e desenhado o suporte do motor, procede-se a confeccionar o suporte na oficina mecânica.

RESULTADOS:
Os resultados parciais, com algumas geometrias inicialmente concebidas para o suporte do motor, demonstraram que elas eram muito complexas em sua construção e de custo elevado, logo se tornaram inviáveis ao projeto. Portanto, foram feitas algumas simplificações no projeto complexo, chegando-se em uma configuração relativamente simples, mas que atendia aos requerimentos da bancada didática.

CONCLUSÕES:
Uma vez construído o suporte metálico do motor elétrico da bancada didática, será possível utilizá-lo na graduação, nos cursos de elementos de máquinas, mecanismos, vibrações e na pós-graduação – nas disciplinas de vibrações em máquinas, monitoração e detecção de falhas. Assim como, nos cursos de extensão ou especialização que poderá implementar a área de vibrações e acústica dentro da faculdade de engenharia mecânica.



Palavras-chave:  Projeto Mecânico, Mecanismos, Suporte regulável de motor

E-mail para contato: takahashirafael@hotmail.com