60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação

ENSINO E PESQUISA NA RODA DE CAPOEIRA: REFLEXÕES HISTÓRICO-CULTURAIS PARA A REFORMULAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

Eduardo Evangelista Costa Bomfim1
Maria Cecília de Paula Silva2

1. Graduando Ciências Sociais UFBA/Pesq. IC prog. Permanecer. 07 HCEL/FACED/UFBA
2. Profa. Dra. Adj. PPGE. Dp III FACED.GRUPO HCEL/FACED/UFBA / Orientadora


INTRODUÇÃO:
Ao se perceber um nexo pedagógico e identitário da capoeira na qualidade de esporte, jogo, arte e filosofia, se estabelece a seguinte pesquisa. No que diz respeito à identidade brasileira, como fator determinante, dentre outros, a capoeira traz uma leitura própria da realidade do povo brasileiro. Seja através da sua prática como esporte/lazer ou como meio de resistência, ela persiste se modificando a partir de s métodos próprios, pressupostos, tradições e importância histórica. Sem medo de presunção pode-se dizer que ela possui uma metodologia “sui generis” e, de forma clara, pode auxiliar na explicação histórico-cultural da organização da sociedade brasileira. Seja como meio de inserção social ou como referência cultural afrodescendente ou como categoria esportiva, a capoeira continua trazendo grandes contribuições para a compreensão da sociedade brasileira, principalmente no meio acadêmico através da observação pelo método pedagógico ou mesmo desafiando-o.

METODOLOGIA:
Utilizamos a metodologia da pesquisa histórica e memória. O estudo da história da cultura corporal, lazer e sociedade servem como base para a investigação teórica sobre a capoeira em sua manifestação pedagógica buscando preservar a cultura de origem afrodescendente em Salvador. Essa história do presente é apreendida por meio de observação e ação participativa, com visitas em comunidades tradicionais e redutos onde esta prática melhor tem se estabelecido, discussões de textos e debates, para um maior acesso por parte da comunidade acadêmica à capoeira, entrevistas com personalidades singulares dessa história, além da investigação documental, em bibliotecas e arquivos públicos e particulares, se constituindo como rigoroso fator historiográfico do objeto de pesquisa. Na perspectiva da valorização das tradições populares, a história oral vem se consolidando como base investigativa das ações do grupo HCEL. Observando-se e se apropriando da idéia integracionista que esta arte propõe, este estudo se concentrou em uma comunidade carente, mais especificamente, a comunidade da Gamboa de Baixo, que historicamente sofre restrições devido a falta de serviços básicos, por parte do Poder Público. Depois de identificados os problemas estruturais e conjunturais, políticos e culturais traçou-se estratégias de ação.

RESULTADOS:
Como resultados, registramos o início de um mapeamento de comunidades ‘de capoeira’ em comunidades tradicionais e bairros periféricos de Salvador, que utilizam da capoeira para além de uma ação esportiva e ou recreativa, assinalando possibilidades de sistematização de metodologias de ensino e aprendizagens significativas da história e cultura afro-brasileira; na Gamboa de Baixo, registramos a existência e persistência de dois grupos de capoeira, um que explora a capoeira derivada de Mestre Pastinha e outro que trabalha a partir das contribuições teóricas e práticas de Mestre Bimba. A primeira, por meio da ação direta do grupo da EDC ACC 464 – Ensino e pesquisa na roda de capoeira (Atividade curricular em comunidade, disciplina ofertada pela FACED-UFBA e Pró-reitoria de Extensão UFBA) em parceria com o Mestre Bola Sete; a segunda, sob a responsabilidade do grupo Barro Vermelho. Outro resultado alcançado refere-se à parceria que vem sendo desenvolvida com outros grupos de capoeira de Salvador e recôncavo, com comunidades populares, e com outros grupos de pesquisa. Estes elementos têm propiciado uma ligação entre grupos de capoeira, mestres do saber popular e comunidades de risco (no que se refere às questões de serviços básicos como da violência urbana) com a Universidade e a pesquisa. Aponta-se ainda como resultado dessa pesquisa, o desenvolvimento da mesma sob o ponto de vista interdisciplinar e a compreensão da ação conjunta e indissociável entre a pesquisa, ensino e extensão como componente principal para um ensino superior público de qualidade e com responsabilidade social.

CONCLUSÕES:
Este trabalho aponta desdobramentos significativos no sentido de permitir o registro e sistematização da cultura afro-brasileira e a reescrita de nossa história. A roda de capoeira auxilia a compreensão de outra lógica de mundo, outra possibilidade de estruturar o pensamento, organizar as ações e apropriar-se do conhecimento. Oportuniza ainda, a perspectiva de uma reestruturação curricular observando-se elementos significativos da cultura, especificamente, neste estudo, da cultura corporal. Este estudo vem ampliando nossa observação e investigação científica para além das já constituídas relações com os parceiros citados, ações e novas temáticas serão abordadas. Novas perspectivas de análise estão sendo acrescidas na medida em que outras problemáticas se explicitam na realidade da capoeira. Um grande colaborador para realização desta linha de pesquisa continuará sendo a interdisciplinaridade, algo que tem facilitado a pesquisa e contribuído sobremaneira a reflexão intelectual na aproximação com o objeto de pesquisa, bem como na análise e interpretação dos dados. Verifica-se a capoeira como cultura corporal baiana a ser cada vez mais estudada, registrada, interpretada, valorizada. Consideramos que estes estudos empreendidos pelo grupo HCEL pode vir a contribuir de maneira decisiva para o reconhecimento da capoeira como arte popular consolidada que, apesar de ter sido e ainda continuar sofrendo, historicamente, formas variadas de preconceito no meio acadêmico e na sociedade em geral. A constituição interdisciplinar do grupo tem contribuído para legitimação desta arte/dança/filosofia/esporte como um saber popular, um conhecimento cultural que deve ser preservado, registrado, sistematizado e estudado devido a sua riqueza singular.

Instituição de fomento: Ministério da Educação

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  educação e cultura corporal, cultura popular e comunidade, história e reformulação curricular

E-mail para contato: duduebano_abs@yahoo.com.br; cecilipaula@yahoo.com.br