60ª Reunião Anual da SBPC




A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 2. Ensino de Física

ESTRATÉGIAS PRESENTES NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA POR MEIO DA PEDAGOGIA DE PROJETOS

JAIME JOSÉ ZANOLLA1
REJANE AURORA MION1

1. UEPG


INTRODUÇÃO:
Este trabalho que apresentamos faz parte de uma pesquisa mais ampla desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual Ponta Grossa – PR. A pesquisa foi realizada no contexto das disciplinas Estágio Curricular Supervisionado em Ensino de Física I e Estágio Curricular Supervisionado em Ensino de Física II, do curso de Licenciatura em Física, na UEPG - PR, objetiva analisar criticamente um conjunto de estratégias didático-educacionais, criadas e utilizadas no percurso do processo ensino-aprendizagem na formação de professores. Nas disciplinas é utilizado o programa de investigação-ação educacional de vertente emancipatória com a pedagogia de projetos, como meio de organizar as atividades de estágio curricular.

METODOLOGIA:
Utilizamos à abordagem do estudo do tipo etnográfico como metodologia da pesquisa. Nossos dados se caracterizaram pelo registro escrito de próprio punho em “diário de Bordo” complementados por gravações em áudio, documentos produzidos durante o processo de ensino-aprendizagem na formação de professores de Física e entrevista. O contexto onde os dados foram coletados ocorre o planejamento e as reflexões das aulas ministradas nas disciplinas, que contou com a participação da professora e pesquisadora das disciplinas e de três acadêmicos de Pós-graduação – entre os quais me incluo.

RESULTADOS:
Os resultados que obtemos caracterizam-se pela identificação de estratégias utilizadas, classificadas em três aspectos. O aspecto teórico busca fortalecer cientificamente, alguns fundamentos teóricos presentes na prática educativa dos sujeitos envolvidos com a pesquisa. O aspecto epistemológico busca a teoria ou estudo crítico do conhecimento científico e de seus vários ramos, envolvidos no conjunto de saberes relacionados, que visam explicar o conhecimento científico incorporado nas práticas educativas dos sujeitos envolvidos nas disciplinas. E o aspecto metodológico que buscamos utilizar e obter as respostas às questões propostas no planejamento do projeto e no monitoramento das observações diretas, bem como em entrevistas para conseguir os dados, a fim de testar e comprovar as hipóteses formuladas. Em relação aos resultados, apresentamos que a pesquisa na formação professores pode ser um meio de intervir diretamente na formação inicial de professores e pesquisadores em Ensino de Física.

CONCLUSÕES:
Consideramos entre as possibilidades discutidas, a pedagogia de projetos no processo ensino-aprendizagem viabiliza aos sujeitos desenvolverem consciência crítica para elaboração e desenvolvimento do projeto de pesquisa na prática do estágio, interligada ao desenvolvimento de concepção de Ciência em construção no programa de pesquisa investigação-ação educacional de vertente emancipatória. Os principais desafios apresentados são: o tempo para a permanência dos envolvidos na efetivação do planejamento, do trabalho coletivo no processo de ensino-aprendizagem, as dificuldades de estruturas funcionais das instituições para manter programas que visam á formação da cidadania.

Instituição de fomento: Pesquisa financiada pela Secretaria de Ciência e Tecnologia, do Estado do Tocantins.



Palavras-chave:  Formação de Professores de Física, Pedagogia de Projetos, Processo Ensino-Aprendizagem

E-mail para contato: jjzanolla@hotmail.com