60ª Reunião Anual da SBPC




F. Ciências Sociais Aplicadas - 11. Documentação e Informação Científica - 1. Educação Física e Esportes

IDENTIFICAÇÃO DAS MELHORES PRÁTICAS NACIONAIS E INTERNACIONAIS DE BIBLIOTECONOMIA CLÍNICA

Rosimeire da Cunha Cirilo1, 2
Vera Silvia Marão Beraquet1, 2, 3

1. Pontifícia Universidade Católica de Campinas
2. Ciências Sociais Aplicadas
3. Dra. Profª/ Faculdade de Biblioteconomia / Mestrado em Ciência da Informação


INTRODUÇÃO:
A sociedade tem passado por várias e rápidas mudanças, especialmente influenciadas pelas tecnologias da informação e comunicação (TICs) que intensificaram e globalizaram a transferência da informação. Com este contexto, várias modificações ocorreram nos fluxos de informação com grande impacto no desenvolvimento e atuação de profissionais nas diversas áreas do conhecimento. Na Biblioteconomia, dentre as inovações surgidas em alguns países desenvolvidos nas últimas décadas, encontra-se a prática da biblioteconomia clínica, que envolve a atuação do bibliotecário clínico junto a equipes médicas multidisciplinares de hospitais, principalmente hospitais de ensino, atuando de forma proativa no fornecimento de informações e evidências que apoiam a tomada de decisões no cuidado do paciente. Esta pesquisa vem enfocando a identificação das melhores práticas da biblioteconomia clínica nacionais e internacionais, quais as áreas da medicina / saúde em que são comuns as práticas da biblioteconomia clínica e qual a relação da prática da Medicina Baseada em Evidência com a Biblioteconomia Clínica. Com isso, acredita-se ser possível encontrar subsídios para o entendimento do conceito e o desenvolvimento futuro da prática da biblioteconomia clínica em hospital universitário brasileiro.

METODOLOGIA:
Pesquisa de caráter exploratório e abordagem qualitativa com realização de buscas em bases de dados nacionais (Scielo) e internacionais (Medline, ERIC, Lilacs, LISA, Evidence Based Medicine Reviews, Sport Discus etc) das ciências da saúde e da informação das melhores práticas da biblioteconomia clínica; exaustiva revisão de literatura vem sendo feita com a conseqüente sistematização, análise e discussão dos dados encontrados no contexto das outras pesquisas do Grupo. Os termos utilizados nas buscas bibliográficas são Clinical Librarianship Practice, Clinical Librarian, evidence based medicine e o período pesquisado vai de 2000 a 2008. O material encontrado está sendo organizado em categorias conforme as características relacionadas com o assunto proposto nos vários contextos culturais dos países pesquisados.

RESULTADOS:
Resultados parciais da revisão da literatura até aqui evidenciou que a prática da biblioteconomia clínica (BL) tem relação com a prática da medicina baseada em evidências (MBE) em vários países e contextos. Esse processo geralmente envolve as seguintes etapas: formulação da questão clínica estruturada; estratégia de busca; busca das melhores evidências: diagnóstico, tratamento, prognóstico, prevenção; revisão sistemática e avaliação crítica da informação. Com a revisão da literatura parcial pode-se compreender que a prática da biblioteconomia clínica envolve a busca de informações na qual é essencial a capacitação na formulação de estratégias de busca, na elaboração de revisões sistemáticas (avaliação crítica da literatura) e formulação da sintetização dos resultados encontrados de forma crítica para que sejam os mais confiáveis e válidos possíveis. Todo esse processo tem como finalidade contribuir na explicação, identificação e avaliação do quadro clínico do paciente, contribuindo na decisão clínica que melhor possa cuidar do paciente.

CONCLUSÕES:
Até o momento, a pesquisa aponta que a prática da biblioteconomia clínica é praticamente inexistente em nosso país. Os bibliotecários atuantes na área da saúde no Brasil em sua maioria não auxiliam diretamente o paciente e não fazem parte de uma equipe médica, sendo sua atuação restringida aos serviços de bibliotecas convencionais. Contudo, percebe-se que o profissional atuante na área da saúde no Brasil pode e deve ampliar seu campo de atuação na área da saúde atuando de forma ativa, conforme a prática da biblioteconomia clínica em outros países estudados. A literatura internacional até o momento revisada apontou que algumas práticas da biblioteconomia clínica e Pratica da Medicina Baseada em Evidência estão profundamente relacionadas, pois ambas envolvem a busca de auxilio para a tomada de decisão com base nas melhores evidências clínicas relatadas na literatura cientifica. O trabalho está em andamento e fica clara a necessidade do aprofundamento das buscas em bases de dados para categorização das áreas da medicina que são comuns às práticas da biblioteconomia clínica.

Instituição de fomento: CNPq

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  Prática da biblioteconomia clínica, bibliotecário clínico

E-mail para contato: rosicirilo@yahoo.com.br