60ª Reunião Anual da SBPC




F. Ciências Sociais Aplicadas - 11. Documentação e Informação Científica - 1. Educação Física e Esportes

CARACTERÍSTICAS E HABILIDADES ESSENCIAIS DO BIBLIOTECÁRIO CLÍNICO NO DESEMPENHO DO SEU TRABALHO

Fernando Cavalcanti Moreira1
Vera Sílvia Marão Beraquet1

1. Faculdade de Biblioteconomia / Pontifícia Universidade Católica de Campinas
2. Profª. Dra. - Faculdade de Biblioteconomia - PUC - Orientadora


INTRODUÇÃO:
A formação do bibliotecário tem sido constante objeto de pesquisa dos educadores e pesquisadores da Ciência da Informação. Nestes estudos evidencia-se o enorme volume de informação, proveniente de todos os setores da sociedade e, por conseguinte, a real necessidade de se formar bibliotecários capacitados intelectualmente e com senso crítico, opondo-se ao tecnicismo ainda existente. As especializações da área surgem como solução nas instituições que visam construir profissionais com conhecimento em um determinado campo e de acordo com as tendências do mercado. Neste ponto, encontra-se a informação em saúde e mais à frente a biblioteconomia clínica como um caminho a ser seguido. Entende-se por biblioteconomia clínica a prática que leva os bibliotecários a integrarem equipes médicas multidisciplinares, além dos espaços físicos das bibliotecas, para fornecer informações aos profissionais clínicos em casos específicos e no momento em que sejam necessárias. A biblioteconomia clínica carece de estudos sobre qual a formação necessária para se desenvolver as aptidões fundamentais a um bibliotecário clínico. Este estudo tem como objetivo identificar as características e habilidades que devem possuir este profissional e, dessa forma, fornecer subsídios à formação de bibliotecários clínicos.

METODOLOGIA:
Considerando não existir a prática da biblioteconomia clínica em nosso país, esta pesquisa será desenvolvida por meio de exaustiva revisão de literatura em bases de dados nacionais (Scielo etc) e internacionais (Medline, ERIC, Lilacs, LISA, Evidence Based Medicine Reviews, Sport Discus etc) a fim de identificar as características e habilidades profissionais comumente encontradas no bibliotecário clínico atuante em hospitais de alguns países desenvolvidos. Os seguintes termos estão sendo utilizados na estratégia de busca em bases de dados internacionais: clinical librarianship; clinical librarian; special education and training. Em seguida, o material encontrado será organizado em categorias a serem definidas viabilizando posterior análise e discussão que venham a indicar bases teóricas e sugestões para a constituição de programas voltados para a formação em biblioteconomia clínica no Brasil.

RESULTADOS:
Os resultados parciais da revisão e análise da literatura levantada apontam que dentre as habilidades requeridas ao bibliotecário clínico está a capacidade de superar o perfil tradicional do profissional, acostumado a apenas trazer respostas para questões formuladas; este deve ser substituído por um profissional que consiga formular perguntas, a partir de seu constante interesse no aprendizado de matérias clínicas e científicas. O desenvolvimento de um bom relacionamento pessoal também é exigido à medida que uma parceria satisfatória com os médicos e demais profissionais da saúde é fundamental. O estudo especializado pode justificar-se pela necessidade de o bibliotecário ter conhecimento de termos médicos e cenários clínico, considerando o fato de que a prática da biblioteconomia clínica é quase inexistente em nosso país.

CONCLUSÕES:
O estudo tem evidenciado resultados que permitem preliminarmente concluir que o bibliotecário pode ser capaz de atuar em outros cenários. Para tanto é necessário um esforço conjunto entre todos os envolvidos com a área, desde pesquisadores, educadores, estudantes e profissionais. O trabalho articulado entre os que estão constantemente formulando e revendo os conceitos da área com os que a colocam em prática nos diversos campos de trabalho, possivelmente trarão mudanças positivas em relação às características, habilidades e conhecimento do bibliotecário. Essa transformação de perfil poderá vir acompanhada da flexibilidade, exigida ao profissional que deseja trabalhar com a biblioteconomia clínica. É preciso considerar, também, uma maior interdisciplinaridade entre Ciência da Informação e Saúde. É de fundamental importância que o profissional da informação e o profissional da área da saúde conversem entre si e enxerguem o potencial da biblioteconomia clínica para o aumento da eficácia no atendimento de pacientes e da qualidade de vida da sociedade como um todo.

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  biblioteconomia clínica, bibliotecário clínico, formação profissional

E-mail para contato: nanddomoreira@yahoo.com.br