60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DO PROJETO “INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO CICLO I - MÃO NA MASSA” – UMA ANÁLISE DE QUESTÕES ELABORADAS POR PROFESSORES.

Willian Calegari Berbel1
Ernst Wolfgang Hamburger1, 2

1. Estação Ciência e Instituto de Física da USP – Universidade de São Paulo
2. Orientador


INTRODUÇÃO:
O projeto “Iniciação Científica no Ciclo I - Mão na Massa” desenvolvido pela Estação Ciência (EC/USP-SP) em parceria com a Secretaria de Educação do Município de São Paulo (SME/SP) desde 2005 tem por objetivo principal implementar a formação de professores em serviço para implantar no ensino de ciências uma metodologia investigativa. Em 2007, foi realizada uma Avaliação desse projeto, com a finalidade de perceber como esta metodologia chega na sala de aula e como o professor conduz suas aulas. Para este trabalho, separamos um momento específico do processo da avaliação, a elaboração de questão pelo professor. A questão deveria de alguma forma permitir que o aluno através da situação abordada em um texto fosse capaz de repensar conceitos estudados anteriormente, o que exige uma apropriação da metodologia pelo professor. É importante mencionar que esta não foi à única etapa da avaliação, a mesma consistiu de vários momentos: realização de uma atividade investigativa, protocolos de observação, questionários para professor, coordenador pedagógico e formador e três questões, sendo uma delas elaborada pelo professor.

METODOLOGIA:
A avaliação ocorreu em dezembro de 2007 com a participação de uma sala de aula por escola, em sua maioria do 3o Ano. Das 91 escolas participantes do projeto, 66 participaram da Avaliação Diagnóstica atingindo cerca de 1500 estudantes. Podemos separar a Avaliação Diagnóstica em 4 etapas principais: Situação de Investigação, em que os alunos participaram da atividade investigativa “Como fazer para derreter uma pedra de gelo?”; Questões escritas Individuais, sendo duas elaboradas por EC/SME e uma pelo seu professor; Protocolos de Observação, onde os estagiários da EC, coordenadores pedagógicos e professores observaram os alunos durante a atividade investigativa; e Questionários respondidos por professores, coordenadores pedagógicos e formadores das coordenadorias de educação. A metodologia de pesquisa utilizada neste trabalho de caráter quantitativo foi a analise das questões elaboradas pelos professores e a tabulação das respostas dos alunos. Essas questões continham em média quatro alternativas cada, onde verificamos o rendimento médio dos alunos e conseguimos elencar sete categorias principais de análise.

RESULTADOS:
Cada professor participante da Avaliação Diagnóstica teve autonomia para criar uma questão e aplicá-la com seus alunos, relacionada aos temas que desenvolveu em suas aulas de ciências, mas recebeu orientações para elaborá-la com base na metodologia investigativa, onde a questão deveria fazer o aluno refletir sobre um dado assunto, seguida de alternativas a serem respondidas. Da análise dessas questões verificamos que em média elas continham 4 alternativas cada e o percentual de respostas corretas dos alunos foi de aproximadamente 70%. Da análise das questões elencamos sete categorias de estudo descritas a seguir: O tema da questão elaborada pelo professor é o mesmo da atividade investigativa? 48% Sim, 25% Não e 27% Parcial; Existe um contexto cotidiano na questão? 44% Sim, 37% Não e 19% Parcial; O contexto cotidiano descrito é claro? 46% Sim, 35% Não e 19% Parcial; A descrição é condizente com o vocabulário dos alunos? 58% Sim e 42% Não; A questão era objetiva ou dissertativa? 90% Objetiva e 10% Dissertativa; Estimulava o raciocínio? 37% Sim, 40% Não e 23% Parcial; Mostrou uso da metodologia investigativa? 29% Sim, 38% Não e 33% Parcial.

CONCLUSÕES:
Procuramos evidencias se os professores incorporaram em suas aulas o uso da metodologia investigativa. Separamos um momento específico da avaliação, a elaboração de questão pelo professor. Percebemos que a maioria dos professores optou por elaborar a questão com o mesmo tema da atividade investigativa que os alunos realizaram, mas de uma forma fechada, objetiva. A maioria continha um contexto cotidiano descrito de forma clara e condizente com a linguagem dos alunos, o que refletiu no acerto dos alunos, cerca de 70%. Cerca de 60% dos professores parece estar se apropriando da metodologia do projeto.

Instituição de fomento: Estação Ciência – USP



Palavras-chave:  Formação de professores, Projeto Mão na Massa, Metodologia investigativa

E-mail para contato: willianberbel@yahoo.com.br