60ª Reunião Anual da SBPC




F. Ciências Sociais Aplicadas - 10. Comunicação - 1. Documentação e Informação Científica

NÓS A MÍDIA: FORMAÇÃO DE OPINIÃO NA INTERNET, COMUNIDADES VIRTUAIS E BLOGOSFERA CAPIXABA

Sérgio Rodrigo da Silva Ferreira1
Fábio Malini1, 2

1. Departamento de Comunicação Social - UFES.
2. Prof. Dr. em Comunicação e Cultura pela UFRJ/ Orientador.


INTRODUÇÃO:
O presente estudo, ainda em desenvolvimento, tem como objetivo fazer uma cartografia dos blogs desenvolvidos por autores residentes no Espírito Santo, no intuito de averiguar os campos de interconexão e as redes que formam na Internet, os temas e as opiniões que são construídos na web e as linguagens comunicativas que utilizam para divulgar suas informações e relatos.

METODOLOGIA:
A primeira atividade metodológica foi uma pesquisa bibliográfica sobre a emergência dos blogs como novos dispositivos de comunicação, genuinamente, nascidos e desenvolvidos na Internet. A partir dessa pesquisa, adotou-se a classificação dos blogs a partir das teses de Antonio Fumero. Para ele, os blogs obedecem a uma tripla classificação: por sua ordem social (autoral, motivacional, proposital e aplicação), hipertextual (intrablog, extrablog e isoblog) e informacional (as linguagens utilizadas). Essa classificação foi adotada para a análise de 50 blogs desenvolvidos por autores capixabas. Foi realizado um formulário com tal classificação para fins de quantificação. Ao total foram lidos cerca 350 posts, que, após classificados, foram objeto de análise quantitativa.

RESULTADOS:
Com relação à natureza do conteúdo, os blogs capixabas são predominantemente de autoria individual (94%). Apenas 6% são realizados coletivamente.Os motivos que levam os blogueiros a publicar são em maior parte de caráter pessoal (92%) já que apenas 8% dos autores o fazem por fins profissionais. Metade dos blogs analisados trata de assuntos gerais e a outra metade trata de assuntos específicos. Nos enfoques dos conteúdos os blogs dividem-se entre os seguintes assuntos: 34% pessoais, 30% culturais, 14% jornalísticos, 12% tecnologia e 10% entretenimento. Com relação à interconexão, as formas de hipertextualidade utilizadas (links) são 74% extrablog, 2% intrablog, 6% isoblog e 18% não usa links nas postagens. Com relação ao uso das mídias, todos os blogueiros capixabas usam texto, 58% usam vídeo, 88% imagens e 4% áudio como forma de comunicação. O gênero textual mais utilizado pela maioria é o não-literário (82%). Com relação a monetização, apenas 12% possuem sistema de captação de recursos financeiros.

CONCLUSÕES:
Conclui-se dessa pesquisa quantitativa que os blogs capixabas em sua maioria tratam de aspectos pessoais de seus autores e prevalecem os textos com caráter informativo. Muitos deles funcionam como filtro ao selecionar dicas e informações sobre o que há de interessante na internet. Possuem perfil comunitário, pois constroem redes que estabelecem conexões com outros sites que tratam dos mesmos assuntos e têm preocupações, gostos e posicionamentos semelhantes.Verificou-se também forte multimidialidade e preocupação pela diversificação dos formatos de mídia.

Instituição de fomento: Fundo de Apoio à Ciência e Tecnologia do Município de Vitória - FACITEC

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  Blogs, Redes Sociais, Espírito Santo

E-mail para contato: sergiorodrigosf@yahoo.com.br