60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências

AVALIAÇÃO DO PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES PARA O PROJETO INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO CICLO I - MÃO NA MASSA EM PARCERIA COM A SME/SP

Beatriz A. C. de Castro Athayde1
Kédima F. de Oliveira Matos1
Midori Hijioka Camelo1
Rita de Cássia P. Borges2
Simone Falconi1

1. 1 - Estação Ciência/USP
2. 2 - Escola Agrotécnica Federal de Cáceres MT/FEUSP / PIQDTec - MT


INTRODUÇÃO:
O projeto “Iniciação Científica no Ciclo I - Mão na Massa”, desenvolvido pela Estação Ciência, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME), tem por objetivo implementar nas séries iniciais um ensino de ciências baseado em metodologia investigativa, o que favorece a apropriação progressiva do conhecimento científico, através da articulação com o desenvolvimento de habilidades e das expressões oral e escrita pelos alunos. A estrutura da atividade investigativa enfatiza: a reflexão e planejamento para a resolução de um problema, a socialização, discussão e argumentação das idéias de todos e o registro do processo. A observação cuidadosa desses momentos favorece uma investigação por parte dos alunos. O trabalho foi desenvolvido por meio de formação em serviço, realizada pela Estação Ciência, com coordenadores pedagógicos das escolas e formadores das respectivas Coordenadorias de Educação. Os formadores também faziam formação com os coordenadores e estes com seus professores. Neste trabalho apresentamos o resultado preliminar da avaliação formativa, do projeto desenvolvida com professores, alunos e coordenadores durante o ano de 2007 para verificar que mudanças estão ocorrendo na forma de ensinar do professor e na aprendizagem do aluno.

METODOLOGIA:
Em 2007, das 91 escolas, de 10 Coordenadorias de Educação da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, 66 participaram da avaliação, para diagnosticar o desenvolvimento do projeto de ensino de ciência na sala de aula. A avaliação foi composta de vários instrumentos: o primeiro tratou do desenvolvimento de uma atividade investigativa pelos alunos e conduzida pelo professor. Nesta etapa os alunos foram levados a investigar como derreter um cubo de gelo, o máximo possível, em tempo determinado. Durante a atividade o professor em conjunto com o coordenador pedagógico observou o processo, com a finalidade de descrever como se deu este momento. Para tanto, o instrumento utilizado foi um protocolo de observação dos alunos e outro de observação do professor pelo coordenador. Em um segundo momento, os alunos responderam 3 questões, uma ligada a investigação que fizeram, outra de um outro tema e a terceira, elaborada pelo professor sobre um assunto trabalhado nas aulas de ciências. Outros instrumentos foram questionários aplicados para professores, coordenadores e formadores envolvidos no processo. A avaliação foi planejada e executada pela SME em parceria a Estação Ciência.

RESULTADOS:
Os dados constituídos a partir dos protocolos de observação das aulas, dos registros dos alunos e das questões resolvidas, permitem destacar grande interação e troca entre professor e aluno, assim como uma consideração pelo professor das idéias dos alunos, incentivo a comunicação dessas idéias em termos de hipóteses, planejamento e desenvolvimento de uma atividade experimental e análise dos resultados. Os protocolos analisados revelaram o envolvimento por parte dos estudantes na aula e a elaboração de idéias a respeito dos conceitos envolvidos na atividade. Nesta atividade tem-se também, como instrumento para avaliação os registros das hipóteses dos alunos e o registro no final da atividade elaborado pela sala toda. Os dados dos questionários apontam à necessidade de formação periódica na escola, para que professores e coordenadores possam refletir sobre as aulas de ciências e a aquisição da metodologia investigativa. Os professores mencionaram que a utilização de atividades investigativas, torna as aulas de ciências mais interessantes, aguçam a curiosidade do aluno, ele aprende com maior facilidade e se tornam mais observadores, no entanto a aula fica mais trabalhosa, tanto em sua preparação como durante a aplicação com os alunos.

CONCLUSÕES:
Os resultados sugerem uma abordagem avaliativa que se beneficia tanto de dados quantitativos como qualitativos para acompanhar um processo educacional. Dados somente quantitativos, provas objetivas, não são suficientes para análises de um trabalho cotidiano de longo prazo. Em relação ao projeto “Iniciação Científica no Ciclo I - Mão na Massa”, em que se pretende pesquisar se o “ensino de ciências”, seguindo uma metodologia investigativa, pode efetivamente determinar um processo que leva a uma alfabetização científica, é necessário a observação de todas as etapas realizadas pelos alunos e não apenas de um único instrumento. Os resultados tanto da avaliação escrita, quanto da atividade investigativa apontam para uma visão mais crítica e mais participativa dos alunos e professores, dentro do processo de aprendizagem. A análise dos protocolos de observação e dos questionários respondidos por professores, coordenadores e formadores, assinala para aulas de ciências mais motivadoras e dinâmicas.



Palavras-chave:  avaliação, ensino de ciências, metodologia investigativa

E-mail para contato: beatriz@eciencia.usp.br