60ª Reunião Anual da SBPC




F. Ciências Sociais Aplicadas - 6. Arquitetura e Urbanismo - 49. Arquitetura e Urbanismo

ARQUITETURA ART DÉCO EM UBERABA

Paula Koshiba Dornelas1
Adriana Capretz Borges da Silva Manhas1, 2

1. Universidade de Uberaba
2. Professora - Orientadora


INTRODUÇÃO:
“Arquitetura Art Déco em Uberaba” integra o projeto de pesquisa no “Quadro da arquitetura de Uberaba”, iniciado em 2004, que tem como objetivo o estudo de toda a produção arquitetônica da cidade. O Art Déco teve origem em 1925 com a Exposição de Artes Decorativas de Paris e significou a modernização do século XX, com volumes definidos, elementos decorativos geometrizados e produzidos em série, deixando para trás o Ecletismo de ornamentos rebuscados e de manufatura cara. Em Uberaba, especificamente, marcou o apogeu econômico gerado pela criação do gado Zebu (que foi importado da Índia para o Brasil pelas famílias árabes estabelecidas na cidade) a partir da década de 1930 e se fez presente na arquitetura dos primeiros edifícios multifuncionais, como o Cine Metrópole. Por meio do levantamento das dimensões de cinqüenta exemplares em estilo Art Déco, o trabalho estuda as especificidades deste estilo na cidade, desde os materiais e técnicas utilizadas na construção até a organização dos espaços, bem como o modo como influenciou no cotidiano das pessoas. Assim, espera-se chegar a uma conclusão sobre o que foi o Art Déco em Uberaba e o contexto socioeconômico onde foi inserido, paralelamente ao que foi visto no restante do país e no Mundo.

METODOLOGIA:
A pesquisa teve início com o levantamento bibliográfico sobre a arquitetura e o urbanismo no Brasil e em Uberaba, a fim de se entender sob quais condições o Art Déco se manifestou no cenário de início da industrialização brasileira, bem como as condições socioeconômicas da cidade no período abordado pela pesquisa. Estas informações estão sendo coletadas em livros e documentos disponíves na Biblioteca Central da UNIUBE, no Arquivo Público de Uberaba e na Fundação Cultural, juntamente com a parte empírica, constituída de fotos antigas das casas, informações relavantes coletadas junto aos moradores mais antigos e arquivos daquelas que apresentam o registro de tombamento oficial. Foi feita também uma pesquisa de campo preliminar a fim de se identificar exemplares desse estilo na cidade, seguida da seleção para a constituição da amostragem dos edifícios a serem trabalhados. Esta fase se deu por meio de um levantamento fotográfico das fachadas que apresentavam as características consideradas pertencentes ao Art Déco, observadas na pesquisa bibliográfica. Após o levantamento de campo, as edificações serão desenhadas em software específico, a fim de serem feitas as análises acerca de suas características, momento em que será retomada a pesquisa teórica.

RESULTADOS:
O Art Déco surgiu em pleno questionamento acerca da abolição dos ornamentos pelo Movimento Moderno e teve um caráter efêmero, pois a construção civil incorporou as tecnologias de pré-fabricação modernas. Entretanto, nos países do Continente Americano, simbolizou a retomada do crescimento econômico após a crise ocasionada em 1929 em Nova York e por esta razão, foi além de sua importância arquitetônica, passando à esfera simbólica. Embora auto definindo-se como um estilo internacional, o Art Déco encontrou no Brasil uma forte corrente intelectual nacionalista, que buscava desde o final do século XIX uma expressão própria para a cultura brasileira (que culminou na Semana de Arte Moderna de 1922), que foi traduzido nas artes a partir do emprego de temas indígenas - fauna, flora e motivos geométricos inspirados na arte geométrica dos povos primitivos da Ilha de Marajó. Em Uberaba, o Art Déco marcou as construções durante o apogeu econômico gerado pela importação da raça Zebu da Índia (principal atividade econômica da cidade até os dias atuais) e foi empregado na construção dos primeiros arranha-céus e edifícios de serviços mistos, como o Cine Metrópole e Grande Hotel, considerando a nova tecnologia construtiva do concreto armado.

CONCLUSÕES:
O Art Déco foi apenas um suporte formal para tipologias arquitetônicas que se afirmavam nos anos de 1930, como as salas de cinema e teatros em algumas capitais do Brasil, que eram verdadeiros monumentos, não passando de uma manifestação essencialmente decorativa e não construtiva. No Brasil, o estilo apresentava elementos modernos, clássicos, nacionais ou regionais em proporções diversas. Foi um momento de reinterpretação de correntes artísticas racionalistas e modernas do início do século XX, que reafirmavam e atendiam ao esforço progressista da civilização industrial, constituindo um elo entre o “passado eclético” e o “futuro racional-funcionalista”. Nesse contexto, a importância de seu estudo não se encontra, portanto, no questionamento acerca das inovações estruturais ou funcionais da arquitetura, as quais permaneceram inalteradas, apenas escondidas sob uma estética “futurista”. Seu valor - e aí se encontra toda a justificativa para o estudo deste estilo em Uberaba - se faz no registro socioeconômico de uma época de retomada da economia mundial durante a década de 1930, da qual a arquitetura se traduz entre as principais testemunhas, e que em Uberaba foi representada por uma economia pautada na criação do gado Zebu, trazida ao Brasil pelas mãos dos criadores uberabenses.

Instituição de fomento: PIBIC-UNIUBE

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  arquitetura, Art Déco, Uberaba

E-mail para contato: paula_dornelas@hotmail.com