60ª Reunião Anual da SBPC




D. Ciências da Saúde - 1. Enfermagem - 2. Enfermagem de Saúde Pública

CARACTERIZAÇÃO SÓCIO-DEMOGRÁFICA E CONDIÇÕES DE TRABALHO DOS MOTOBOYS QUE ATUAM NO MUNICÍPIO DE MARINGÁ, 2006.

Gabriela Fernanda Furman1
Daniele Scherbaty1
Dorotéia Fátima Pelissari de Paula Soares2
Thaís Aidar de Freitas Mathias3
Daniela Wosiack da Silva4
Darli Antonio Soares4

1. Departamento de Enfermagem/UEM
2. Departamento de Enfermagem/UEM. Profa. Dra Orientadora
3. Departamento de Enfermagem/UEM. Profa. Dra Co-orientadora
4. Departamento de Saúde Coletiva/UEL


INTRODUÇÃO:
Os acidentes de trânsito constituem um grave problema de saúde pública, devido à sua predominância na população jovem e economicamente ativa, alta morbi-mortalidade e alto custo gerado aos sistemas de saúde e previdência (Soares, 2003). Nos dias de hoje, principalmente nos centros maiores, com o problema de congestionamento de tráfego, a motocicleta tem sido utilizada como um meio de transporte rápido, de baixo custo e seu uso tem aumentado em alguns ramos comerciais, como de prestação de serviços, que exigem maior agilidade. Os trabalhadores deste tipo de serviço, os chamados “motoboys”, têm seu risco extremamente aumentado, pois, é comum que deles exija-se o cumprimento de metas em horário estabelecido, independente das condições climáticas e do trânsito. Vários estudos mostram que o aumento do número de motocicletas no país vem se apresentando como motivo de preocupação tendo em vista a vulnerabilidade e a exposição ao risco de acidentes de usuário deste tipo de veículo, tornando-se importante causa de incapacitação física ou morte (Liberatti, 2000; Soares, 2003; Soares e Soares,2003; Silva, 2006). Dentro deste contexto, o presente trabalho teve como objetivo conhecer as características sócio-demográficas e condições de trabalho dos motoboys que atuam no município de Maringá.

METODOLOGIA:
A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário auto-aplicável e com assinatura do termo de consentimento livre esclarecido. Os pesquisadores de campo foram previamente treinados para realizar as entrevistas. Os dados foram processados com o uso do programa Epi Info. As variáveis utilizadas para a caracterização sócio-demográficas e condições de trabalho dos motoboys foram: idade, escolaridade, experiência como condutor de motocicleta, tempo de atuação como motoboy,distribuição por ramos comerciais, jornada de trabalho, alternância de turnos, forma de remuneração e rendimento mensal. Dos 580 motoboys identificados através de lista telefônica, foram entrevistados 500, representando uma perda de 14%. As entrevistas foram realizadas no período de junho a dezembro de 2006.

RESULTADOS:
Quanto à idade dos motoboys a maior parte (36,6%) tinha entre 18 e 24 anos e cerca de 61,4% deles tinham idade inferior a 29 anos, sendo que a idade variou de 18 a 61 anos. Em relação à escolaridade, a maioria dos motoboys (82,9%) apresentava entre 8 a 11 anos de estudo. A maioria dos motoboys (74%) relatou mais de quatro anos de experiência como condutor de veículo e 71,7% trabalhavam como motoboy há mais de 2 anos. Quanto à distribuição dos motoboys por ramos comerciais observa-se que 28,4% prestam serviços para restaurante/lanchonetes/pizzarias; 26,0% para entregas terceirizadas; 24,4% para farmácias/drogarias; 12,2% para empresas que entregam água; 11,2% para lojas de tintas; 10,8% para empresas que entregam botijão de gás comum; 7,8% para papelarias/copiadoras e 10,0% em outras empresas. Aproximadamente 20% dos motoboys referiram trabalhar em mais de uma empresa. Uma parcela bem significante relatou a alternância de turnos e jornadas de trabalho superiores a dez horas diárias, com porcentagem de 23,6% e de 34,0% respectivamente. Dos 500 motoboys entrevistados 218 (43,6%) relatam a forma de remuneração baseada nas entregas feitas e 257 (51,4%) ganham por salário fixo. Quanto ao rendimento mensal 65,5% dos motoboys relataram um rendimento mensal de R$ 400,00 a R$ 800,00.

CONCLUSÕES:
Este estudo mostra alguns resultados importantes e que chamam a atenção principalmente quanto à idade dessa classe de trabalhadores que são predominantemente jovens e com boa escolaridade. Outros aspectos quanto às condições de trabalho que também merecem destaque se referem a um percentual importante de trabalhadores com jornadas de trabalho superior a 10 horas diárias, alternâncias de turno e a remuneração por entregas feitas. Por esses trabalhadores fazerem parte de uma categoria profissional pouco organizada, a falta de regulamentação profissional, aliada à grande oferta de mão-de-obra, contribui para a manutenção das más condições de trabalho que são submetidos e conseqüentemente ao risco de acidentes de trânsito. Acredita-se que esse trabalho seja fundamental para implementar ações de prevenção de acidentes de trânsito entre estes trabalhadores.

Instituição de fomento: DECIT/SCTIE/MS - Fundo Setorial de Saúde/CNPq (CT-Saúde/CNPq) – Processo 505.875/2004-7

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  motoboy, condições de trabalho, características sócio-demográficas

E-mail para contato: gabriela.f.f@bol.com.br