60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação

O PENSAMENTO DE VYGOTSKY E BAKHTIN PRESENTE NA OBRA LITERÁRIA DE MONTEIRO LOBATO

Rita Aparecida Ponchio1
Maria Cristina Medeiros Jannone1
Silvia Carla Conceição1
Alceu Leite Ribeiro1

1. Faculdade Editora Nacional


INTRODUÇÃO:
Estudando-se a abordagem sócio-histórica de Vygotsky, a teoria da enunciação de Bakhtin e observando-se algumas obras literárias de Monteiro Lobato, percebeu-se que estas teorias estão presentes nas histórias infantis deste autor brasileiro e por isso os autores resolveram investigar mais sobre o assunto.

METODOLOGIA:
Pode-se dizer que a principal hipótese é que o referencial teórico levantado venha a responder às inquietações dos autores quanto ao tema deste estudo. Os autores fizeram uma pesquisa bibliográfica a respeito do assunto, sendo realizada uma revisão de literatura para a elaboração da escrita científica dos capítulos integrantes deste trabalho.

RESULTADOS:
Pôde-se verificar que na teoria vygotskyana, a linguagem é o sistema simbólico básico dos grupos humanos, pois, é o grupo em que o indivíduo está inserido e se desenvolve que fornece formas de organizar o real e permite a construção dos instrumentos psicológicos que vão fazer mediação entre o indivíduo e o mundo. Para Vygotsky numa situação imaginária como a brincadeira de "faz-de-conta" a criança é levada a agir como se estivesse em um mundo imaginário em que a situação é determinada pelo significado estabelecido pela brincadeira e não pelos elementos reais, servindo para representar a realidade ausente ajudando a criança a separar objeto e significado. Afirma que a formação de uma situação imaginária pode ser um meio de desenvolver a abstração. Observou-se que para Bakhtin, em sua teoria da enunciação, a base da concepção da linguagem é a interação verbal, ou seja, a base da enunciação é o diálogo, sendo o diálogo o elemento essencial da linguagem e da consciência ideológica, pois, tudo que alcança a consciência da criança origina-se no mundo exterior, cheio de emoções e valores.

CONCLUSÕES:
Neste estudo analisaram-se duas obras importantes da literatura infantil escrita por Monteiro Lobato: O Poço do Visconde e Memórias da Emília, em que por meio de uma linguagem em que o autor usa muito o diálogo entre as personagens nas duas obras, ele usa a fantasia para explicar a realidade, permitindo muitos momentos de reflexão, confirmando a presença das teorias de Vygotsky e Bakhtin em sua obra.

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  Vygotsky, Bakhtin, Monteiro Lobato

E-mail para contato: ritaponchio@estadao.com.br