60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)

DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO DE CASO DO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO.

Amilton Sangoi Antunes1
Graziela Franceschet Farias2
Marcos Alberto Oss Vaghetti3
Helenise Sangoi Antunes4

1. Acadêmico do curso de Arquitetura e Urbanismo – ULBRA - Autor
2. Acadêmica do Curso de Mestrado em Educação- UFSM - Co-autora
3. Prof. Dr. Curso de Arquitetura e Urbanismo - ULBRA - Co-Autor
4. Profª. Drª. PPGE/CE - UFSM - Coord. GEPFICA - Orientadora


INTRODUÇÃO:
Motivados por estudos realizados por Antunes (2001; 2004; 2005), Nóvoa (1992), Bueno (1998), Cunha (1999), Queiroz (1988), Thompson (1992) sobre formação de professores, trajetória docente, memórias, relatos autobiográficos e histórias de vida, é que desenvolvemos esta pesquisa intitulada: “Docência no Ensino Superior: um estudo de caso do curso de Arquitetura e Urbanismo”, através da qual, com a colaboração de um professor da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), nos aproximamos da história de vida deste professor, bem como os caminhos percorridos por ele para construir-se e consolidar-se como professor. Os estudos desenvolvidos por Catani; Bueno; Souza (1998) apontam as histórias de vida e os relatos autobiográficos como pontos significativos de pesquisa e autoformação de professores. Conforme Thompson (1992), o depoimento oral proporciona a composição de uma história coerente com a realidade investigada, pois a evidência oral consegue adentrar na vida do colaborador desta investigação.

METODOLOGIA:
Esta pesquisa possui uma abordagem qualitativa, fundamentada nos estudos de Fazenda (1997), utilizando-se como instrumentos de coleta de informações as entrevistas semi-estruturadas e os relatos autobiográficos. O objetivo deste estudo consistiu em relatar a experiência da docência de um Engenheiro Civil que se deparou com a sua imersão enquanto professor no Curso de Arquitetura e Urbanismo, bem como, as dificuldades encontradas, por estar segundo Huberman (1992) na fase intitulada: entrada ou tacteamento da profissão. A entrada na carreira da profissão professor, de um modo geral, segundo o mesmo autor é marcada por dúvidas e incertezas. Utilizando as entrevistas semi-estruturadas e os relatos autobiográficos que foi possível aproximar-nos das memórias sobre a trajetória profissional e pessoal do colaborador da pesquisa, dos significados construídos sobre as suas lembranças de escola, sobre sua escolha profissional, sobre seu exercício profissional e sobre o seu ciclo de vida pessoal e profissional. Partindo das considerações iniciais também destacamos que as memórias são construídas a partir do contexto pessoal, histórico, cultural, político e econômico na qual o colaborador desta pesquisa está inserido.

RESULTADOS:
Ao nos aproximarmos da história de vida do colaborador desta pesquisa, podemos conhecer um pouco mais sobre as lembranças que a escola produziu na sua história de vida, que neste caso, desde os cinco anos de idade sofreu sua influência. Pesquisar a história de vida deste professor foi um desafio para todo pesquisador interessado na gênese dos processos de formação de um professor. Pois, a escola produz nas histórias de vida dos alunos significados sobre o processo de construção da leitura e da escrita, bem como lembranças das primeiras professoras, das relações estabelecidas entre professor(a) e aluno(a) e também da relação do eu com o outro. São memórias que atravessam o tempo e acompanham o fazer docente. Portanto, lembrar possibilita refletir sobre elas. Nesse trabalho de procurar ouvir este professor de Ensino Superior, observamos a presença constante de histórias relacionadas às lembranças da escola e dos primeiros professores, aos motivos da escolha profissional, aos processos de formação e da prática docente. Trata-se de memórias de um passado não tão remoto, que por isso mesmo possuem a intensidade, o movimento, a sutileza e a relação espaço/tempo reconstruídos no momento de cada lembrança escrita.

CONCLUSÕES:
Ao nos aproximarmos das lembranças escolares do colaborador desta pesquisa percebemos que o mesmo possui lembranças significativas sobre a escola, no sentido que ainda recorda da sua entrada na escola e da forma como a sua primeira professora recebeu o mesmo na sala de aula. Manifesta-se também no seu relato o carinho que possuí ainda pela sua professora alfabetizadora que conseguiu através do estabelecimento de uma relação professor-aluno embasada na afetividade, fornecer os elementos necessários para que ele conseguisse permanecer na escola e aprender a ler e a escrever. Ao analisar a sua história de vida escolar desde a educação infantil até a pós-graduação notou-se que o mesmo possuí um vínculo afetivo muito forte com o seu processo de escolarização, respeito pelos seus antigos professores e uma forte curiosidade em aprender e conhecer. Acreditamos também que são esses elementos que de certa forma influenciaram na sua constituição enquanto docente. Docente este que percebe a profissão de professor no Ensino Superior como uma profissão que deve ter um forte comprometimento com a transformação da sociedade e com os preceitos da ética e da cidadania, consolidando um grupo de pesquisa para que os alunos pudessem transcender da sua formação técnica para uma formação reflexiva.

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  Trajetória Docente, Formação de professores, Relatos autobiográficos

E-mail para contato: amiltonsangoi@yahoo.com.br