60ª Reunião Anual da SBPC




H. Artes, Letras e Lingüística - 4. Lingüística - 1. Lingüística Aplicada

ATIVIDADES LINGÜÍSTICO-CULTURAIS EM LABORATÓRIO DE LÍNGUAS

Selma Silva Bezerra1
Roseanne Rocha Tavares1

1. Universidade Federal de Alagoas


INTRODUÇÃO:
Este trabalho teve o objetivo de desenvolver atividades lingüístico-culturais para o LABEL I (Laboratório para Estudo de Línguas I) e de analisar como essas atividades se deram na prática. Acompanhamos 4 sujeitos utilizando o laboratório e estudando com as atividades elaboradas. Dickinson (1996) ressalta que na aprendizagem individual o aluno se torna mais responsável por desenvolver suas próprias estratégias de aprendizagem.

METODOLOGIA:
Foi um trabalho de intervenção e fez uso de uma metodologia de cunho etnográfico, alguns recursos foram utilizados: observação; notas de campo; questionário; e entrevista.

RESULTADOS:
Observou-se que o LABEL era uma fonte de motivação quanto ao aprendizado da língua estrangeira. Além disso, os sujeitos de pesquisa ressaltaram que se concentravam mais rápido no laboratório e que o fato de não haver a presença de um professor os faziam mais responsáveis por sua aprendizagem. Constatou-se também que as questões culturais foram compreendidas e até relacionadas com as vidas dos próprios sujeitos.

CONCLUSÕES:
Portanto, defendemos o apoio as iniciativas que objetivam a criação de espaços de estudo alternativos nas universidades públicas e que promovam uma aprendizagem autônoma e cultural.

Instituição de fomento: CNPq

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  Língua estrangeira, Cultura, Laboratório

E-mail para contato: selmas.bezerra@ig.com.br