60ª Reunião Anual da SBPC




H. Artes, Letras e Lingüística - 1. Artes - 7. Música e Dança

ROLF GELEWSKI: REFLEXÕES E MATERIAL DIDÁTICO-PEDAGÓGICO COMO BASE PARA UMA COMPOSIÇÃO COREOGRÁFICA

Juliana Cunha Passos1
Elisabeth Bauch Zimmermann1, 2

1. Departamento de Artes Corporais - Instituto de Artes - UNICAMP
2. Prof. Dr. - Orientador


INTRODUÇÃO:
Rolf Gelewski (1930-1988) veio para o Brasil em 1960 para lecionar na Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia, onde permaneceu até 1975 ocupando também os cargos de Diretor da Escola e coreógrafo do Grupo de Dança Contemporânea. Desenvolveu muitas pesquisas na área de dança, produzindo textos e reflexões sobre a dança e seus elementos (corpo, espaço e tempo), e na área pedagógica estruturou o primeiro Curso de Dança de nível superior do país e criou métodos e apostilas didáticas, abordando temas como improvisação, espaço, forma, rítmica, técnica corporal, entre outros. Este trabalho de iniciação científica consistiu em uma pesquisa teórica-prática sobre Rolf e seus estudos relacionados ao espaço e às relações entre música e dança e teve como objetivo resgatar o histórico da vida, dos estudos e do trabalho artístico-pedagógico de Rolf Gelewski; retomar a sua pesquisa, pouco difundida nos meios artísticos e de ensino de dança no Brasil; estudar seu método de improvisação estruturada e seus estudos do espaço e da relação entre a música e a dança; e elaborar uma composição coreográfica baseada nos princípios e exercícios propostos em seu material didático, para apresentação em eventos científico-artísticos.

METODOLOGIA:
Pesquisa bibliográfica da atividade artístico- pedagógica de Rolf e sobre os temas improvisação e relações entre espaço e tempo na dança; Aulas mensais de improvisação estruturada com o ex-aluno de Rolf, Paulo Baeta Pereira (Valinhos-SP); Aulas semanais com a orientadora do projeto, ex-aluna de Rolf, relacionadas ao estudo das estruturas sonoras (Campinas-SP); Entrevistas com ex-alunos de Rolf Gelewski da Escola de Dança da UFBA (realizadas em Campinas-SP e Salvador-BA); Visita à Escola de Dança da UFBA (dezembro de 2006), com acesso a documentos de imprensa, programas de espetáculos e fotos da época; Laboratórios de exploração e criação de movimentos baseados no método de improvisação estruturada de Rolf e em exercícios propostos em seu material didático (Estudo do espaço e Estruturas sonoras) que resultaram em estímulos para a elaboração da composição coreográfica “Corpo-espaço-tempo: posição, direção, trajetória e duração”.

RESULTADOS:
No processo de elaboração da composição coreográfica, resultado prático da pesquisa, foram realizadas as seguintes etapas: Aulas, análise e laboratórios (referentes ao método de Estruturas Sonoras e ao Estudo do Espaço de Rolf Gelewski); Definição da estrutura da composição (Parte 1: exploração das dimensões do espaço - metades, zonas e regiões - através de deslocamentos Parte 2: exploração das direções espaciais - horizontais, verticais e diagonais - e das trajetórias retas e curvas no espaço); Estrutura musical e improvisação estruturada (escolha da trilha sonora, sua análise em arcos melódicos e relação com a estrutura da composição; elaboração de movimentos, baseados nas regras da estrutura e desenvolvidos em laboratórios de improvisação); Elementos técnicos, ensaios e agendamento de apresentações (definição e elaboração do figurino, cenário, sonoplastia e iluminação da composição) e Discussão sobre a dramaturgia da obra.

CONCLUSÕES:
A grande importância de Rolf Gelewski para a dança no Brasil não se resume somente à sua atividade pedagógica (estruturando o Curso de Dança da Escola de Dança da UFBa, onde inúmeros profissionais foram e ainda são formados com seus ensinamentos, ministrados diretamente por ele ou por seus ex-alunos), filosófica (ministrando diversos cursos e palestras pelo Brasil e no exterior) e artística (realizando diversos espetáculos solísticos pelo Brasil e no exterior). Ele teve também sua presença marcada como diretor artístico e coreógrafo do Grupo de Dança Contemporânea da Escola de Dança da UFBa de 1960 a 1971, elaborando diversos espetáculos de dança moderna que foram apresentados em várias cidades do Brasil. Rolf, nos anos 60, época em que pouco se falava em dança moderna no Brasil, conseguiu atingir seu grande objetivo de divulgar a dança moderna pelo país, levando ao público da Bahia e de outros estados espetáculos de grande potencial artístico e fornecendo experiência artística-interpretativa para diversos bailarinos que trabalharam com ele. Nos cinco primeiros anos trabalhou com o Conjunto de Dança Contemporânea que rebatizou de Juventude Dança, e em 1965 criou o Grupo de Dança Contemporânea (GDC) como grupo oficial da Escola de Dança, que existe até hoje.

Instituição de fomento: PIBIC/CNPQ

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  Rolf Gelewski, improvisação estruturada, composição coreográfica

E-mail para contato: julianapassos@iar.unicamp.br