60ª Reunião Anual da SBPC




E. Ciências Agrárias - 7. Ciência e Tecnologia de Alimentos - 3. Tecnologia de Alimentos

AVALIAÇÃO DO POTENCIAL GENOTÓXICO DE ALLIUM SATIVUM L. IRRADIADO POR MEIO DO TESTE DE MICRONÚCLEO EM CÉLULAS MERISTEMÁTICAS DE RAIZ DE ALLIUM CEPA.

Thiago Augusto Campos1
Gabriel José Silva Júnior2
Diego Santiago1
Luciana Pereira Silva1
Regildo Márcio Gonçalves da Silva1

1. Universidade Estadual Paulista – UNESP
2. Centro Universitário de Patos de Minas - UNIPAM


INTRODUÇÃO:
O teste de micronúcleo em Allium cepa tem se destacado na análise de compostos naturais com potencialidade mutagênica, quando estes são inseridos junto à alimentação humana e animal. A conservação de alimentos pela irradiação é recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e por dois órgãos da Organização das Nações Unidades (ONU): a Organização para a Agricultura e a Alimentação (FAO) e a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA). A técnica de irradiar alimentos é baseada no princípio físico da irradiação ionizante, cujas ionizações são responsáveis por efeitos biológicos em seres vivos. O Teste de Micronúcleo em células meristemáticas de raiz de Allium cepa é um bioensaio que propicia a investigação das propriedades mutagênicas radiações ionizantes, avaliando a genotoxicidade dos produtos irradiados. O presente trabalho teve por objetivo avaliar o potencial genotóxico de Allium sativum L. irradiado por meio do teste de micronúcleo em células meristemáticas de raiz de Allium cepai.

METODOLOGIA:
Foram utilizadas amostras de Allium sativum irradiados com Cobalto 60 nas doses de 0,15 e 0,30 KGy. Bulbos de cebola foram obtidos de uma população comercial para serem utilizados no teste. Os bulbos foram adaptados em pequenos frascos de vidro com suas extremidades inferiores imersas em água e originaram raízes a temperatura controlada. As novas raízes que emergiram e atingiram comprimento médio de 2,0cm foram utilizadas no teste. As raízes foram tratadas com concentrações diferentes do extrato de A. sativum irradiado. As concentrações dos extratos de A. sativum foram 05mg/mL, 10mg/mL e 20mg/mL. Solução de Doxorrubicina 0,125mg/mL foi utilizada como controle positivo. O controle negativo foi feito com água destilada.

RESULTADOS:
As freqüências de micronúcleos encontrados nas raízes de Allium cepa tratadas demonstram que houve diferença estatisticamente significativa entre os tratamentos com extrato de alho irradiado com 0,15 e 0,30 KGy, onde o 0,30 KGy (12,00±1 MN/100células) induziu uma quantidade mais elevada de micronúcleos que 0,15 KGy (4,33±2,31 MN/100células). No alho irradiado com 0,30 KGy, a indução de micronúcleos aumentou simultaneamente à concentração do extrato de A. sativum, desenvolvendo uma resposta dose-dependente, sendo todos os tratamentos estatisticamente diferentes do controle negativo (2,33±0,58 MN/100células). O controle negativo mostrou-se estatisticamente semelhante ao tratamento 0,15 KGy somente na concentração 0,9072g/100mL (3,66±2,31 MN/100células), e apresentou diferença significativa quando comparado com as concentrações 1,8144 (4,00±1,73 MN/100células) e 3,6288 g/100mL (4,33±2,31 MN/100células) do tratamento 0,15 KGy. Quando comparado com o tratamento 0,30 KGy, o controle negativo induziu uma quantidade significativamente menor de micronúcleos, em todas as concentrações testadas. Evidentemente o controle positivo, induziu uma quantidade significativamente mais elevada de micronúcleos quando comparada a todos os tratamentos e controle negativo.

CONCLUSÕES:
Pode-se concluir pela avaliação do potencial genotóxico de Alliun sativum L. irradiado por meio do teste de micronúcleo em células meristemáticas de raiz de Allium cepa que alimentos irradiados podem desenvolver atividade genotóxica em células de organismos eucariontes, justificado pela indução estatisticamente significativa de micronúcleos nos tratamentos realizados.

Instituição de fomento: UNIPAM e UNESP



Palavras-chave:  Allim cepa, Allium sativum, Teste de Micronúcleo

E-mail para contato: shadow.bio@hotmail.com