60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 9. Sociologia - 4. Sociologia do Trabalho

QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL NA INDÚSTRIA DE CAXIAS DO SUL

Vania Beatriz Merlotti Herédia1
Deisi Rech2

1. Prof.ª Dr.ª - Departamento de Sociologia - UCS - Orientadora
2. Universidade de caxias do sul - UCS/Departamento de Sociologia


INTRODUÇÃO:
As mudanças ocorridas no mundo do trabalho, em face do processo de reestruturação produtiva, trazem inúmeras implicações à qualificação dos trabalhadores. A fim de caracterizar a situação da indústria de transformação de Caxias do Sul, o estudo tem por objetivo conhecer os critérios utilizados para inserção do trabalhador no processo industrial e verificar como se configura, nesse setor, o processo de qualificação da mão-de-obra.

METODOLOGIA:
A pesquisa foi dividida em duas etapas: a primeira de cunho bibliográfico e a segunda de caráter empírico. Nessa segunda etapa, foi realizado um estudo em diversas indústrias do município, para identificar os critérios utilizados para a contratação de recursos humanos, a posição da empresa quanto à qualificação do trabalhador, o incentivo empresarial para melhorar a qualificação dos funcionários, entre outros. Hirata (1999) e Assis (2000) sustentam teoricamente a pesquisa. O método de análise é o dialético.

RESULTADOS:
Os resultados encontrados revelam que os requisitos exigidos, no recrutamento de pessoal, acompanham as mudanças ocorridas no mercado, sendo exigida à mão-de-obra direta Ensino Fundamental e Ensino Médio completos, bem como habilidades técnicas e capacidade de relacionamento. Observou-se, também, interesse por parte das empresas na manutenção da qualificação dos seus funcionários, através da criação e do financiamento de cursos técnicos e de oportunidades de crescimento profissional, de acordo com a aquisição de novas habilidades. Para as empresas, torna-se importante ter mão-de-obra qualificada, já que trabalhador qualificado é garantia de produção com maior qualidade.

CONCLUSÕES:
A pesquisa está em andamento. As empresas já analisadas apontam para grande incentivo e valorização do trabalhador qualificado, partindo do conceito de permanente qualificação e acompanhamento das exigências impostas pelo mercado.

Instituição de fomento: Universidade de caxias do Sul - UCS

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  Qualificação profissional, Reestruturação produtiva, Mão-de-obra

E-mail para contato: drech3@ucs.br