60ª Reunião Anual da SBPC




C. Ciências Biológicas - 3. Bioquímica - 4. Metabolismo e Bioenergética

EFEITOS DA MODULAÇÃO DO CANAL MITOCONDRIAL DE K+ SENSÍVEL A ATP (MITOKATP) IN VIVO: ESTUDOS COM CAMUNDONGOS C57BL6

Camila Campos Mantello1
Luciane Carla Alberici1
Anibal Eugenio Verceci1, 3
Helena C. F. de Oliveira2, 3

1. Departamento de patologia clínica - FCM- UNICAMP
2. Departamento de fisiologia e biofísica - IB- UNICAMP
3. Prof.(a) Dr.(a)


INTRODUÇÃO:
Trabalho recente do nosso laboratório (ALBERICI, et al., Gastroenterology 2006, 131, 1228p.) demonstrou que mitocôndrias de fígado de animais geneticamente hipertrigliceridêmicos (HTG) possuem respiração de repouso acelerada devido a maior atividade de canais de potássio ATP-dependentes (mitoKATP). Isso eleva o metabolismo corporal e permite que estes animais mantenham o peso corporal apesar de hiperfagia.

METODOLOGIA:
Neste trabalho estudamos o efeito do tratamento agudo (24h) e crônico (4 semanas) com diazóxido (DZX) , um agonista dos mitoKATP administrado in vivo, sobre a respiração mitocondrial e metabolismo corporal de camundongos controles.

RESULTADOS:
O tratamento agudo aumentou a atividade dos mitoKATP em mitocôndrias isoladas de fígado, reduzindo o controle respiratório de 5,6 ± 0,2 para 4,7 ± 0,2 (p < 0,05) e aumentando a respiração de repouso de 77,6 ± para 85,7 ± 1,8 nmol O2/mg/min (p < 0,001). No entanto, o tratamento crônico com DZX não alterou a respiração mitocondrial, a glicemia, a ingesta alimentar, o peso, a adiposidade e a temperatura retal.

CONCLUSÕES:
O tratamento in vivo com DZX ativou os mitoKATP quando administrado agudamente, porém o tratamento crônico não teve este efeito, e portanto, também não modificou os parâmetros de composição e metabolismo corporal.

Instituição de fomento: CNPQ e FAPESP

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  metabolismo, mitoKATP, Diazóxido

E-mail para contato: mila_04n@yahoo.com.br