60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação

A PESQUISA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (PIBIC) NA ÁREA DE HUMANAS DA UFG – ESTUDO SOBRE A CONCEPÇÃO DE TEORIA E PRATICA NA FORMAÇÃO DE ALUNOS PESQUISADORES.

Aurélia Carneiro Caetano2
Silvia Rosa Silva Zanolla2

2. UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIAS


INTRODUÇÃO:
A pesquisa é uma das mais importantes atividades realizadas pela universidade para a expansão e a construção de saberes, contribuindo para a formação do pesquisador e para a divulgação do conhecimento em prol da sociedade, tornando-se assim importante para desenvolver uma sociedade mais justa e mais humana em todos os seus âmbitos. O CNPq, uma importante instituição que apóia a pesquisa no Brasil, criou a mais de dez anos, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC, com o objetivo de incentivar bons alunos de graduação a se ingressarem no campo da pesquisa, com vistas à continuidade de sua formação, particularmente na pós-graduação, mas o aluno também tem deveres, como cumprir em tempo integral atividades da pesquisa, participar de grupos de estudos, não ter reprovações e executar os relatórios da pesquisa em tempo hábil (PIBIC, Resolução Normativa, RN019/2001). A partir das resoluções e normas que o CNPq apresenta sobre o programa, percebe-se uma grande preocupação com a formação do aluno pesquisador, pretende-se investigar a concepção de teoria e prática de formação dos alunos pesquisadores, tomando como aporte a teoria crítica de Adorno (1995), que nos ajuda a pensar a experiência através de uma advertência contra a falsa práxis.

METODOLOGIA:
A pesquisa se propôs a investigar alunos pesquisadores dos anos de 2004 a 2006 das áreas de humanas da Universidade Federal de Goiás. Sem a intenção de julgar o mérito das pesquisas, serão feitas entrevistas com os alunos pesquisadores, cujas respostas serão os únicos dados da pesquisa, e não serão feitas entrevistas com os coordenadores das pesquisas. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética da UFG. Em levantamento nos arquivos do PIBIC/UFG, descobriu-se um total de 160 pesquisas na área de humanas incluindo alunos remunerados e não-remunerados, mas recomendadas, pois entendemos que trabalhos recomendados são qualificados de acordo com as exigências necessárias para seu desenvolvimento, sendo esse o universo de nossa pesquisa. Esse trabalho será executado segundo algumas das categorias de análise teoria crítica (referencial teórico): práxis (relação entre teoria e prática, considerando sua especificidades, limites e contradições), pseudoatividade (falsa atividade), pseudoformação (falsa formação), relação sujeito e objeto (a relação contraditória entre o sujeito pesquisador e o objeto de pesquisa), pesquisa ampla (visão humanista da pesquisa e da educação). Para tanto, utilizaremos análise do conteúdo para lidar com os dados.

RESULTADOS:
Espera-se que esta pesquisa contribua com objetivos e princípios do trabalho, quais sejam analisar a concepção de teoria e prática dos alunos da Iniciação Científica, colaborando também com a formação humanística e a qualificação dos alunos pesquisadores, possibilitando o entendimento das relações entre sujeito e objeto, sociedade e indivíduo. Que esta pesquisa seja um somatório para contribuir com o aumento da qualidade das pesquisas de iniciação científica em todo o país, não apenas na UFG, mas que colabore com pesquisadores, e professores para com a melhoria da experiência discente e docente. Espera-se também contribuir com os princípios que norteiam os documentos. Comparar se os princípios estão de acordo com as experiências dos alunos pesquisadores. Enfim que esta pesquisa possa contribuir com uma melhor qualificação dos alunos da graduação, tenha relevância social, sendo publicada e apresentada em congressos e seminários, e ainda contribuir para a construção de um histórico do PIBIC na UFG.

CONCLUSÕES:
Através das leituras realizadas, percebemos que o programa de iniciação científica tem seus objetivos compridos em vários pontos, mas apresenta contradições em outros, pois possui a dupla possibilidade: de formação e de pseudoformação. Assim, o conhecimento, fruto da educação, é desmistificado de maneira dialética, pois contém, possibilidades e impossibilidades de uma educação verdadeira (Adorno, 1995). Como apresenta também o Programa de Iniciação Científica (PIBIC) e seus objetivos. Lembro assim, que este projeto não tem a conclusão total período, pois ele continuará a ser desenvolvido durante o próximo ano, tentando encontrar uma real concepção de teoria e prática para os alunos pesquisadores do programa de Iniciação Científica, com base em análises teóricas da Teoria Critica de Adorno.

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  Educação, Pesquisa, Teoria e Prática

E-mail para contato: aureliacaetano@hotmail.com