60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 1. Antropologia - 1. Antropologia da Religião

OS EFEITOS DA PRESENÇA PENTECOSTAL NAS COMUNIDADES TRADICIONAIS DO VALE DO RIBEIRA

Maurício da Rocha1
Anaí de Abreu Pigatto1
Edin Sued Abumanssur2, 3

1. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
2. Departamento de Teologia e Ciências da Religião / PUC-SP
3. Prof. Dr. - Orientador


INTRODUÇÃO:
O principal objetivo desta pesquisa foi estudar a dialética sociocultural da religião, quando estão em jogo a sobrevivência de significados do passado, concretamente do chamado catolicismo popular, e a assimilação de significados emergentes advindos dos grupos pentecostais, na perspectiva da passagem histórica do rural para o urbano em comunidades tradicionais. Tratou-se de explicitar certos aspectos do sistema de representações, crenças, valores e idéias, expressos não somente através de discursos, mas principalmente através de comportamentos “fora de cena” dos religiosos e das condições sociais que atuam sobre eles. O pentecostalismo, sendo religião popular, participa como que naturalmente dessa permanente dinâmica adaptativa das representações culturais, quando o velho vai incorporando o novo e realimentando-se em sua lógica e seus valores básicos.

METODOLOGIA:
O trabalho baseou-se essencialmente na pesquisa empírica dentro das comunidades estudadas, incluindo, contudo uma pesquisa bibliográfica extensa, de obras teóricas que tratam do processo de conversão sob várias perspectivas, além de obras conceituais que falam sobre religião.

RESULTADOS:
Comunidade Caiçara do Ariri - Foi possível compreender certos comportamentos “fora de cena” dos religiosos e das condições sociais que atuam sobre esta comunidade caiçara. Desvendamos variadas motivações das pessoas dentro da comunidade do Ariri estarem migrando do catolicismo para o pentecostalismo, e também entendemos o efeito dessas conversões sobre a comunidade e seu sistema de organização social. Comunidade Quilombola de Ribeirão Grande - A mudança de olhares e práticas dos convertidos confirmou uma maior estabilidade na vida social dos quilombolas em Ribeirão Grande. Por conta de uma maior segurança quanto ao futuro e de uma felicidade plena, a proposta pentecostal se faz mais objetiva na vida das pessoas, já que os resultados da escolha por essa religião são confirmados materialmente ainda em vida.

CONCLUSÕES:
A cultura urbana produziu uma ressignificação dos valores culturais e religiosos nas comunidades caiçara e quilombola investigadas. Dentro dessa constatação inicial, demonstramos que as principais causas da mudança religiosa nas localidades estão intimamente ligadas às transformações sociais e econômicas que as comunidades vêm experimentando nesse período. Pelo fato de ser um fenômeno novo, ainda em curso no local, foi possível acompanhar etapas fundamentais produzidas pela mudança de religião. A mudança de prática religiosa, do catolicismo popular ao pentecostalismo, confirmou uma maior estabilidade econômica e social na vida dos convertidos. Esses religiosos, de acordo com seus depoimentos, passaram a ter uma qualidade de vida melhor, fazendo com que a escolha pela nova religião assegurasse: menor vulnerabilidade dos laços familiares, maior segurança emocional e conforto material.

Instituição de fomento: (PIBIC-CNPq) Programa Interno de Bolsas de Iniciação Científica da PUC-SP / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  Pentecostais, Comunidade Tradicional, Vale do Ribeira

E-mail para contato: dela_roche@hotmail.com