G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação
PROJETO INTEGRANDO MÍDIAS NA ESCOLA – UMA EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
MARIA APARECIDA DE LIMA1 NARALINA DIANA SILVA2
1. Unidade de Tecnologia na Educação e Cidadania IBURA 2. Escola Municipal Maria Sampaio de Lucena – Secretaria de Educação
INTRODUÇÃO:Projeto vivenciado em 2007, com alunos da Escola Municipal Maria Sampaio de Lucena, na Unidade de Tecnologia na Educação e Cidadania IBURA, periferia do Recife.
O objetivo da experiência foi utilizar as tecnologias da informação e comunicação como processo desencadeador de situações significativas de aprendizagem, integrando a temática do sistema municipal de ensino “100 anos de Frevo” e conteúdos relacionados às áreas de Matemática, Língua Portuguesa, Educação Física e Arte e Educação. Buscou-se democratizar as TICs, TV, vídeo, informática, softwares educativos, o rádio em particular, mídia impressa, cordel e periódicos sobre cultura popular, para os alunos da escola pública, tendo como eixo principal a articulação/integração com o Projeto Político Pedagógico. Nessa visão a escola se coloca como integradora de novas modalidades de ecologia cognitiva, implicando em novas formas de aprendizagens e prática pedagógica.
Segundo Almeida (2001) a integração das tecnologias e mídias na escola deve está relacionada com a exploração de suas características constitutivas, incorporando-as no desenvolvimento de ações que agreguem efetivos avanços, favorecendo a produção colaborativa de representações que engajam os alunos como aprendizes, construtores de significados.
METODOLOGIA:Nos orientamos pelos pressupostos sócio-interacionistas de respeito as diferenças individuais, valorização das experiências de vida dos sujeitos no formato coletivo de trabalho, na interação e saber partilhado, valorizando o conceito espontâneo do aluno e suas experiências pessoais. Observamos que estas representações mudam de referenciais quando pela interação se constitui uma zona de possibilidade de desenvolvimento do sujeito, a partir do outro.
Na atuação educativa, significa dizer que professores e alunos são sujeitos cooperadores e fomentadores de situações que propiciam novos saberes, o professor media o aluno busca, pesquisa, investiga, interage, re/formula, usa os diversos meios/mídias, cada um com suas possibilidades, desenvolvendo conceitos e reorganizando estruturas de cognição.
Realizamos aula-passeio as rádios comunitárias, a Escola de Frevo do Recife, ao Museu do Frevo, oficinas tecnológicas com aplicativos/programas da informática, sobre arte e cultura do frevo, sobre dança popular, fizemos pesquisa com a comunidade escolar, enquete com os pais e familiares dos alunos.
Valorizamos ao máximo a cultura local, o saber coletivo da comunidade, os movimentos populares, o resgate da cultura de uso do rádio, e do rádio como ferramenta pedagógica.
RESULTADOS:O projeto contribuiu para a formação de atitudes significativas por parte dos docentes e alunos envolvidos, levando a:
Formação de novas competências no que concerne à escrita, a leitura e a produção de textos;
Intercâmbio entre as comunidades locais;
Utilização dos recursos das tecnologias da informação e comunicação para pesquisa, estudo e interação numa dimensão interdisciplinar;
Resgate do rádio enquanto tecnologia que promove a integração e aproximação da escola e comunidade;
Estimulo ao trabalho colaborativo em sala de aula;
Integração da proposta pedagógica da Rede Municipal de Ensino ao Projeto Político Pedagógico da escola;
Valorização e integração da cultura local aos conteúdos da grade curricular numa dimensão interdisciplinar;
Instrumentalização de aplicativos de Editor de texto e imagem, Calc, Impress, e apresentação e uso da Plataforma LINUX, contribuindo para disseminação da cultura de utilização de software livre;
Intercâmbio inter-classe;
Utilização do rádio como ferramenta pedagógica;
Produção e publicação de Home Page, visando disponibilizar/valorizar as produções dos alunos.
CONCLUSÕES:Sabemos que a escola não deve ficar alheia aos processos de mudanças por que passa sociedade com um todo. Sendo assim, a inclusão das TICs no fazer pedagógico, não deve ser feita em função de modismo, mas das possibilidades de integração que estas podem favorecer ao ensino/aprendizagem com significado. Sendo assim, não é a diversificação das ferramentas que define se a aula será construtiva ou não, mas a forma como o professor vai usar estes meios. O valor instrumental ou construtivo será definido pela maneira como estes meios são integrados a atividade didática.
O processo foi permeado por avaliações diagnósticas, em que verificamos os aspectos relevantes, os acertos e as falhas, dando ênfase na fala, no posicionamento dos alunos acerca do que foi discutido/vivenciado/elaborado.
Concluímos que a integração com significado de diferentes mídias, a articulação interdisciplinar, o intercâmbio inter-classe, a valorização do trabalho do aluno e do professor, a integração/valorização de diferentes culturas, a articulação entre escola e comunidade, favorecem a formação cidadã e emancipatória.
Segundo Andrade (2003, in Valente, p.75), “a educação ideal do homem da sociedade do conhecimento passa a ser a educação do aprendizado continuado ao longo da vida, do conhecimento atualizado”.
Instituição de fomento: SECRETARIA DE EDUCAÇÃO - RECIFE
Trabalho de Professor do Ensino Básico ou Técnico
Palavras-chave: INTEGRAÇÃO, TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO, CIDADANIA
E-mail para contato: aparecidalimalima@yahoo.com.br
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