60ª Reunião Anual da SBPC




C. Ciências Biológicas - 13. Parasitologia - 6. Parasitologia

CORRELAÇÃO ENTRE ANEMIA, DOENÇAS PARASITÁRIAS E DEFICIÊNCIA DE APRENDIZAGEM

Patrícia Sotelo1
Leidiane Rodrigues de Lima2
Regildo Márcio Gonçalves da Silva1
Luciana Pereira Silva3

1. Departamento de Ciências Biológicas - UNESP -Campus Assis
2. Biólogo - UNIPAM
3. Profa Dra -Departamento de Ciências Biológicas - UNESP - Orientadora


INTRODUÇÃO:
A prevalência de doenças parasitárias e anemia, gera graves prejuízos para o desenvolvimento cognitivo e motor da criança e para o seu futuro aproveitamento escolar.O presente estudo objetivou verificar, por meio de questionários e exames coproparasitológicos, uma possível associação entre anemia, desnutrição, doenças parasitárias e deficiência de aprendizagem, em crianças atendidas pela Pastoral da criança de Lagoa Formosa - MG.

METODOLOGIA:
A população estudada foram crianças de 0 a 12 anos de idade atendidas pela pastoral da criança do município de Lagoa Formosa, Minas Gerais. Um estudo transversal por meio de questionário e medições antropométricas foi realizado para obtenção de dados relacionados com anemia, desnutrição e deficiências de aprendizagem. As parasitoses foram diagnósticadas pelo método de Lutz. A pesquisa foi aprovada pelo comitê de ética (CEP - UNIPAM).

RESULTADOS:
Através dos questionários foi possível observar que 52% das crianças eram anêmicas ou já tiveram algum caso de anemia. Observou-se também que 16% das crianças possuíam ou já possuíram algum tipo de doença parasitária. Em menor proporção, foram identificados 2% das crianças em estado de desnutrição; o que poderia estar associado ao consumo diário de um complemento alimentar chamado de multimistura , o qual é um alimento rico em nutrientes e que proporciona nutrientes necessários para repor as perdas do organismo. Em relação aos exames de fezes foram coletadas 30 amostras, e detectado ovos de Ascaris lumbricoides em 13,3% das crianças, uma porcentagem pequena devido a boa infra-estrutura e adequadas condições de saneamento básico da cidade.

CONCLUSÕES:
A relação entre anemia (52%), desnutrição (2%) e parasitoses intestinais (13,3%), foi evidenciada nos resultados obtidos como fator predisponente a deficiência de aprendizagem (75%) em crianças atendidas pela Pastoral da criança de Lagoa Formosa – MG.



Palavras-chave:  Parasitoses intestinais, cognição, pastoral da criança

E-mail para contato: patty.sotelo@hotmail.com