60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)

FORMANDO PROFESSORAS NA ESCOLA NORMAL RUI BARBOSA: TRAJETÓRIAS DE DOCENTES NAS PRIMEIRAS DÉCADAS DO SÉCULO XX

Fabiane Vasconcelos Andrade1
Anamaria Gonçalves Bueno de Freitas2

1. Pedagogia, Universidade Federal de Sergipe - UFS
2. Profa. Dra. - Orientadora - UFS


INTRODUÇÃO:
O objetivo deste projeto foi investigar o processo de formação e a prática docente de professores da Escola Normal Rui Barbosa, que atuaram na instituição nas primeiras décadas do século XX. Através da abordagem biográfica pretendeu-se compreender o processo de formação dos docentes, as formas de ingresso e as vivências construídas no interior da instituição, bem como os aspectos da configuração do trabalho docente no período. Neste sentido, espera-se contribuir com estudos acerca da história do trabalho docente no Estado de Sergipe, principalmente a partir da compreensão da mobilização de táticas e estratégias em busca de ascensão profissional pelos professores pesquisados. Investigou-se a trajetória de dois docentes, selecionados entre aqueles mais referenciados pelas normalistas que estudaram na instituição nas primeiras décadas do século XX, e que através dos resultados da pesquisa preliminar para elaboração do projeto, possuíam registros na imprensa local, nos arquivos públicos e em arquivos privados já identificados, a professora de Francês Norma Reis (1888-1985) e o professor de Literatura João Passos Cabral (1900-1950). Norma Reis além de professora da Escola Normal, manteve uma escola particular denominada de Instituto América (1920-1935) e participou de muitas atividades intelectuais e literárias noticiadas pela imprensa, entre elas foi sócio-fundadora do Club de Esperanto. O professor João Passos Cabral foi membro da Academia Sergipana de Letras, publicou artigos em diversos impressos sergipanos e cariocas, abrindo inclusive espaço para publicação de textos de normalistas nos jornais locais. A Escola Normal funcionou como “porta de entrada” das inovações pedagógicas e da modernização da educação sergipana.

METODOLOGIA:
Além das fontes biográficas, foram utilizados artigos divulgados na imprensa, programas de ensino, livros e manuais dos docentes, cadernetas escolares, atas e relatórios da Escola Normal. Foram selecionados para esta pesquisa a professora de Francês Norma Monte Alegre dos Reis (1888-1985) e o professor de Literatura João Passos Cabral (1900-1950).A pesquisa fundamentou-se nos pressupostos teórico-metodológicos da História da Educação e da História Cultural.

RESULTADOS:
Através da abordagem biográfica e de outras fontes apresentadas, constatamos as formas de ingresso e as vivências construídas no interior da instituição, bem como os aspectos da configuração do trabalho docente no período.

CONCLUSÕES:
Ao investigarmos as trajetórias da Profa. Norma Reis e do Prof. Passos Cabral percebemos que elas não estão dissociadas do contexto educacional em viveram e das características específicas da cultura escolar em que atuaram. Como professores de Francês e de Literatura, respectivamente, marcaram gerações de alunas da Escola Normal Rui Barbosa. Os professores pesquisados atuaram diretamente na escolarização de jovens, em um período em que a maioria das meninas freqüentava apenas o curso primário. Um pequeno número podia ampliar seus estudos, em escolas particulares de ensino secundário. O programa desenvolvido na maioria das instituições era humanista-literário e também enfatizava a aprendizagem de habilidades musicais e manuais. Nas escolas privadas as jovens tinham mais chances de exercitarem o domínio das línguas estrangeiras. Norma Reis e Passos Cabral atuaram na Escola Normal Rui Barbosa, nas primeiras décadas do século XX, período significativo para a história da formação docente em Sergipe e no Brasil. Novas idéias e metodologias foram implantadas, em busca da modernização pedagógica e da preocupação dos governantes em formar bem os professores primários. As trajetórias pesquisadas permitiram compreender aspectos significativos da profissão docente, como também do contexto educacional.

Instituição de fomento: Universidade Federal de Sergipe

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  História da Educação, Formação de Professores, Trabalho docente

E-mail para contato: fabianevasconcelosan@yahoo.com.br