60ª Reunião Anual da SBPC




F. Ciências Sociais Aplicadas - 9. Desenho Industrial - 1. Comunicação Digital

DESENVOLVIMENTO DE UM MANUAL DE IDENTIDADE CORPORATIVA ATRAVÉS DA ELABORAÇÃO DE UM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA A EMPRESA WINNER SYSTEMS

Abine Piltz1
Victor Aguiar2

1. Departamento de Design - UNIVILLE
2. Prof. Mestre - Departamento de Design - UNIVILLE - Orientador


INTRODUÇÃO:
Com o objetivo principal de se desenvolver um Manual de Identidade Visual para a Winner, decidiu-se por desenvolver uma nova Identidade Visual para a empresa, sendo a marca um dos principais meios de comunicação da Identidade Corporativa de uma empresa. Para que se tenha um bom resultado, são necessários constantes esforços para que a Identidade Visual tenha unidade e consistência.

METODOLOGIA:
A metodologia é o conjunto de métodos que serão adotados para cumprir cada fase do projeto. A seguir a metodologia será demonstrada e explicada através dos itens 1 à 8: 1. Definição do problema: (a) Diagnóstico da empresa; (b). É neste momento que se obtêm as possibilidades para a realização da pesquisa; 2. Pesquisa: (a) Direta – público-alvo, costumes, atividades, produtos relacionados, e benchmarck; (b) Indireta – referências visuais que tenham relação com o cliente ou com o público-alvo; (c) Diagrama de Ishikawa – ou “espinha de peixe”; (d) Painéis semânticos; 3. Pré-conceito: (a) Painei conceitual – de cada um dos painéis semânticos é selecionada a imagem mais expressiva para a montagem do painel conceitual; (b) Análise de benchmarck; (c) Lista de hipóteses; (d) Definição – todas as palavras-chave encontradas em cada uma das etapas são descritas e formam as premissas básicas para o design da Identidade Visual; 4. Geração de alternativas: (a) Roughs; (b) Definição conceitual – com base nas alternativas escolhidas referenciam-se as palavras-chave do pré-conceito e se define o Conceito de cada uma das alternativas de marca apresentadas; 5. Apresentação ao cliente: (a) Apresentação; (b) Validação – o cliente escolhe a alternativa que mais lhe parece adequada, e o designer a finaliza; 6. Validação com o público; 7. Ajustes e refinamentos; 8. Manual e aplicações: com a marca resolvida, são elaboradas as normas para a sua correta utilização, e são simuladas aplicações para a visualização do cliente.

RESULTADOS:
Com a implantação da metodologia acima nos itens 1 à 8, foram alcançados resultados satisfatórios que atenderam de forma adequada os objetivos lançados no início do projeto. Portanto, como resultados obtidos têm-se a nova Identidade Visual da Winner Systems e seu Manual, o qual abrange normas para utilização da marca e aplicações da mesma. Como proposta de continuidade para este projeto, tem-se o redesign do site atual da empresa, pois o mesmo não corresponde às novas características e aos conceitos que a nova marca propõe. O redesign de um site envolve não somente questões de linguagem visual, mas principalmente questões ligadas à ergonomia, usabilidade, navegação e arquitetura da informação. Tais conhecimentos necessitam de aprofundamento para que se obtenha um resultado satisfatório, portanto não seria possível realizar este redesign nesta etapa do projeto, configurando, assim, pela sua complexidade, um novo projeto.

CONCLUSÕES:
O processo de design é um caminho cheio de curvas, obstáculos e desvios. Cada decisão tomada pode ser determinante para o sucesso ou o fracasso de um projeto. Por este motivo, se faz necessário o apoio de bases sólidas de pesquisa e investigação a respeito do problema a ser resolvido. Depender puramente da criatividade para se obter resultados inovadores e capazes de formar opinião, é um tanto perigoso, para não se dizer, limitador. A inovação nada mais é do que a inserção de novos métodos, conhecimentos e processos dentro de algo pré-existente. Porém como pode haver inovação se não há estudo ou investigação? A formulação de um design conciso e compatível com os objetivos, missão, visão e valores da empresa envolveu diversos processos que foram aprendidos na Universidade, todos esses processos tornaram-se ferramentas para direcionar o trabalho e tornar os conceitos abstratos em resultado concreto e conceitualmente correto. Portanto, este Projeto de Iniciação Científica nada mais é do que a comprovação de que a gestão auxilia, a metodologia funciona, a pesquisa abre muitos caminhos, e as dificuldades trazem crescimento.

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  Planejamento Estratégico, Identidade Corporativa, Identidade Visual

E-mail para contato: abine.piltz@gmail.com