60ª Reunião Anual da SBPC




E. Ciências Agrárias - 3. Recursos Florestais e Engenharia Florestal - 6. Recursos Florestais e Engenharia Florestal

INFLUÊNCIA DA IDADE E DA POSIÇÃO RADIAL NA DENSIDADE BÁSICA DA MADEIRA E DIMENSÕES DOS TRAQUEÍDEOS EM PINUS TAEDA L.

Rita de Cássia Sousa1, 3
Érika Pinheiro Giovanini2
Israel Luiz de Lima5
Sandra Monteiro Borges Florsheim3
José Nivaldo Garcia4

1. Centro Universitário Nove de Julho
2. Faculdade Oswaldo Cruz
3. Divisão de Dasonomia/ IF-SP
4. Ciências Florestais da ESALQ - Universidade de São Paulo
5. Divisão de Dasonomia/ IF-SP/ Orientador


INTRODUÇÃO:
O Pinus taeda é oriundo das planícies adjacentes ao Golfo do México e da Costa Atlântica ao Sudeste dos Estados Unidos; em geral cresce até a altitude de 800 m. Trata-se da espécie madeireira mais importante dos Estados Unidos na atualidade. No sul do Brasil é cultivado, sobretudo nas terras mais altas da Serra Gaúcha e do Planalto Catarinense. A madeira é indicada para construção civil, móveis, dormentes e caixotaria. Os traqueídeos dessa madeira são adequados à fabricação de papel. A idade ideal de corte, quando se obtém uma maior proporção de madeira adulta em relação à madeira juvenil, é uma das questões a ser considerada nas pesquisas de manejo de florestas de Pinus. Referências na literatura ressaltam que as propriedades físicas e anatômicas da madeira juvenil são diferentes e muitas vezes inferiores às da madeira formada na fase adulta da árvore. O objetivo desse trabalho foi verificar se a idade da árvore influencia na densidade básica e nas dimensões dos traqueídeos da madeira de Pinus taeda e analisar as possíveis variações dessas propriedades, no sentido medula-casca, ao longo do raio das toras.

METODOLOGIA:
Utilizaram-se amostras de madeiras obtidas de árvores de plantios comerciais de Pinus taeda L., com idades de 9, 13 e 20 anos. Foram selecionadas cinco árvores de cada idade, de diâmetro equivalente ao DAP médio da respectiva população. De cada árvore, foi retirada uma tora de 2,40m de comprimento, destas foi retirada uma prancha central com espessura de 5 cm, e cada prancha, foram retirados três sarrafos de 4cm x 4cm x 50cm, sendo os mesmos, representativos das posições (0, 50 e 100%) do raio da prancha. Foram estudadas a densidade básica (DB) e as dimensões dos traqueídeos. Para a obtenção da densidade básica, foi utilizado o método da balança hidrostática conforme Foelkel et al. (1971). As células foram dissociadas pelo processo de maceração. Na avaliação do experimento, inicialmente foi efetuada a análise de homogeneidade de variância e para isso utilizou-se o teste de Hartley. Após à análise de variância aplicou-se o teste de Tukey para comparação das médias e para determinação de quais médias diferiram entre si, sempre que observada diferença significativa ao nível de 5% de probabilidade de algum tratamento no teste F. Foi realizado um estudo de correlação entre as propriedades avaliadas utilizando-se a análise de regressão linear simples, ao nível de significância de 95%.

RESULTADOS:
A densidade básica apresentou diferenças significativas ao nível de 1% de probabilidade em relação à idade e a posição radial. O comprimento e a espessura dos traqueídeos apresentaram diferenças significativas para a idade e posição no raio, ao nível de 1% de probabilidade. Os diâmetros dos traqueídeos, não apresentaram diferenças significativas para o fator idade, porém para a posição radial foram observadas diferenças significativas. A densidade básica aumenta em função da idade, essa maior densidade, em idades mais avançadas pode ser explicada pela maior proporção de madeira adulta, em relação à madeira juvenil. Verificou-se um crescimento do valor da densidade básica no sentido medula-casca. Na variação medula-casca foi observado que a posição relativa do raio 100% diferiu significativamente das posições 0 e 50%, apesar de aumentarem no sentido medula-casca, esse aumento não foi significativo. Uma correlação positiva alta foi observado entre a densidade básica e o comprimento dos traqueídeos das madeiras de P. taeda, sendo possível estimar a densidade básica utilizando-se do valor do comprimento do traqueídeo com o intervalo de valores utilizados em regressão linear simples.

CONCLUSÕES:
Baseado nos resultados apresentados, analisados e interpretados estatisticamente, conclui-se que para Pinus taeda, a idade da árvore influencia na densidade básica, no comprimento e na espessura dos traqueídeos, observando-se uma tendência de aumento dessas propriedades, com o aumento da idade. O diâmetro do traqueídeo não foi influenciado pela idade do P. taeda. A densidade básica aumenta no sentido medula-casca e ocorreu uma correlação positiva alta entre a densidade básica da madeira e o comprimento do traqueídeo.

Instituição de fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq – Brasil.

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  Pinus taeda L., Anatomia, Densidade básica.

E-mail para contato: rita-sousa@uol.com.br