60ª Reunião Anual da SBPC




B. Engenharias - 1. Engenharia - 7. Engenharia de Transportes

ESTUDO LABORATORIAL DAS PROPRIEDADES DE ADESIVIDADE E ABRASÃO DE MISTURAS ASFÁLTICAS ENVELHECIDAS

Jaelson Budny1
Diego Arthur Hartmann1
Andre Luiz Bock1
Luciano Pivoto Specht1

1. Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul


INTRODUÇÃO:
O objetivo principal da pavimentação é garantir a trafegabilidade em qualquer época do ano e sob todas condições climáticas e, a propiciar aos usuários melhoria nas condições de rolamento, com conforto economia e segurança. O desempenho de um pavimento é condicionado por um complexo conjunto de fatores, dentre eles as propriedades físicas e mecânicas das camadas que o constituem. A superfície do pavimento asfáltico sujeita ao tráfego de veículos deve resistir à deterioração e oferecer uma superfície de rolamento uniforme e resistente à derrapagem. O revestimento deve resistir ao desgaste causado pelo tráfego e mesmo assim, manter as propriedades antiderrapantes que são necessárias, e manter-se aderido à camada subjacente. O uso adequado de materiais e de misturas asfálticas é o sistema economicamente mais eficaz. Dentre os fatores que influenciam o desempenho de uma camada asfáltica pode-se citar: características dos materiais, dosagem, condições de compactação, processo construtivo e plano de manutenção e restauração. O objetivo deste estudo foi verificar as propriedades de adesividade e resistência à abrasão de três misturas em Concreto Asfáltico (CA) após o envelhecimento de 2 e 4 horas em laboratório.

METODOLOGIA:
O planejamento do experimento contemplou a dosagem, em laboratório, de três misturas em concreto asfáltico, variando-se o tipo de ligante (CAP 50/70, modificado com borracha e modificado com polímero SBS) para então, com o teor de ligante de projeto, proceder-se a simulação de envelhecimento em estufa por 2 e 4 horas. Após a mistura dos agregados e do ligante (no teor estabelecido pela dosagem) a massa era levada à estufa pré-aquecida, na temperatura preconizada pela norma ASTM D6926-04 que recomenda que a temperatura de envelhecimento esteja entre 8°C e 11°C acima da temperatura de compactação. Então eram compactadas as amostras para a realização do ensaio de adesividade e abrasão. Os ensaios de Adesividade – Método Lottmam Modificado (AASHTO T 283-89) prevê o desempenho de misturas asfálticas quanto a adesividade ligante/agregado e o de desgaste Cantabro (DNER – ES 383/99 e DAER – EL 215/01) avalia de maneira indireta a coesão, a resistência à abrasão e a resistência à desagregação de misturas asfálticas.

RESULTADOS:
A pesquisa avaliou, através do ensaio Lottmam Modificado, a propriedade de adesividade ou de resistência ao efeito deletério dá água em misturas de CA, Retida à Tração) teve declínio, observou-se que com o decorrer do tempo de envelhecimento o valor de RRt (Resistência e que, em média, as mistura com o ligante Asfalto-Polímero foram as que apresentaram resultados mais satisfatórios mesmo estando próximas as do CAP 50/70; ressalta-se que dentre as misturas estudadas aquelas com Asfalto-Borracha não atingiram 70% de RRt, as especificações vigentes nos Estado Unidos, limitam estes valores em 70%; com isto na prática não seria adequada a sua utilização. Quanto aos resultados da resistência a abrasão nota-se que para misturas não envelhecidas o melhor comportamento é o das misturas com AB, isto pode ser explicado pela maior quantidade de ligante nas misturas e com o envelhecimento é a que mais sofre influência visto que houve uma maior perda de massa ao final das quatro horas. Observa-se que para misturas com CAP 50/70 ocorreu uma redução dos valores de perda de massa com o aumento do tempo de envelhecimento; no envelhecimento de misturas com asfalto polímero, nota-se um aumento dos valores de perda de massa com o decorrer do envelhecimento.

CONCLUSÕES:
Podemos concluir a partir dos resultados obtidos neste estudo que com o aumento do tempo de envelhecimento ocorrem mudanças significativas nas propriedades de adesividade e resistência a abrasão, desta forma o envelhecimento é um fator que deve ser considerado em projeto. Das três misturas estudadas aquela preparada com asfalto modificado por polímero foi a que obteve os melhores resultados.

Instituição de fomento: FAPERGS, MEC/SeSu e CNPq

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  Concreto asfáltico, Envelhecimento

E-mail para contato: jaelsonbudny@gmail.com