60ª Reunião Anual da SBPC




F. Ciências Sociais Aplicadas - 6. Arquitetura e Urbanismo - 2. Métodos e Técnicas do Planejamento Urbano e Regional

O CASO DE HORTOLÂNDIA: AS DINÂMICAS ESPACIAIS INTRAMETROPOLITANAS, O SISTEMA DE ESPAÇOS LIVRES E A CONSTITUIÇÃO DA ESFERA PÚBLICA CONTEMPORÂNEA EM UM MUNICÍPIO DE PORTE MÉDIO DA REGIÃO METROPOLITANA DE CAMPINAS.

Marina Magnoni Moretto1
Wilson Ribeiro dos Santos Jr.1

1. PUC-CAMPINAS


INTRODUÇÃO:
Pretende-se compreender no estudo de caso de Hortolândia - município da Região Metropolitana de Campinas, recém emancipado que apresenta indicadores sociais precários - as relações entre as dinâmicas espaciais intrametropolitanas, o sistema de espaços livres e a constituição da esfera de vida pública contemporânea no município. A contemporaneidade do fenômeno de metropolização de Campinas, enfatizado com a criação da Região Metropolitana de Campinas, constitui-se em território privilegiado para a instalação de processos hegemônicos globais que encontram, ao mesmo tempo a resistências dos lugares, criando espaços e populações marginalmente incluídos. Com a economia baseada na produção industrial, Hortolândia apresenta um forte potencial de crescimento econômico. Porém, ao mesmo tempo o município apresenta graves indicadores sociais tornando o seu o estudo de caso uma amostra-síntese dos desafios a serem enfrentados pelos municípios da Região Metropolitana de Campinas. Interessa investigar, no caso, as relações entre os vetores intrametropolitanos, a estrutura urbana de Hortolândia o sistema de espaços livres existente, e avaliar as ações do poder público para a estruturação e qualificação do sistema de espaços livres do município, analisando potencial desses espaços na constituição da esfera pública contemporânea em Hortolândia. O trabalho tem como método a revisão bibliográfica e o estudo de caso, através do levantamento, sistematização e análise dos dados coletados junto a órgãos públicos, fotos aéreas, entrevistas e levantamentos de campo. Os resultados previstos são: a produção de ampla cartografia digital sobre a área investigada e de um artigo sobre as dinâmicas espaciais da Região Metropolitana de Campinas e o sistema de espaços livres de Hortolândia.

METODOLOGIA:
Com o intuito de realizar um amplo trabalho de iniciação científica que permita ao aluno vivenciar importantes aspectos da pesquisa nas áreas de Urbanismo e Paisagismo, adota-se uma metodologia onde teoria e empiria se confrontam e se complementam de forma processual e crítica. Parte-se, fundamentalmente, da geografia crítica santosiana e busca-se, pelo estudo de caso, compreender o local diante do global. Desta maneira, constituem-se os seguintes procedimentos de pesquisa: - Revisão da bibliografia, principiando pelos conceitos de espaço e lugar (SANTOS, 1988 e 1996), e, de forma mais particular ao tema, realizam-se leituras relativas à conceituação de espaço livre (MAGNOLI, 1982), área verde, espaço público, espacialidades públicas (QUEIROGA, 2006), esferas de vida pública, social e privada (ARENDT, 1958 e MORALES 2001). - Levantamento de dados, sobretudo junto à Prefeitura Municipal de Hortolândia referente à estrutura urbana geral: suporte físico, sistema de circulação do município e conexões metropolitanas, padrões de uso e ocupação do solo, unidades censitárias e padrões sócio-econômicos, os espaços livres – públicos e privados – de lazer e convívio, os espaços edificados – públicos e privados – de lazer e convívio. - Levantamento do sistema de espaços livres existentes em Hortolândia: o sistema de espaços livres públicos para lazer, convívio, circulação, trabalho, conservação ambiental, embelezamento e o sistema de espaços livres privados para os mesmos fins. - Sistematização das informações em tabelas e bases cartográficas digitais. - Análise geral das relações entre os vetores intrametropolitanos de desenvolvimento, a estrutura urbana da área e o sistema de espaços livres do município. - Análises de relações entre espaços livres públicos e privados na constituição da esfera de vida pública contemporânea em Hortolândia. - Elaboração de relatórios, preferencialmente na forma de artigo científico, expondo os resultados do trabalho científico. As atividades de iniciação científica não devem se limitar àquelas estritamente relacionadas ao objeto investigado. Prevê-se que a participação do aluno nas reuniões do Grupo de Pesquisa deverão se constituir em oportunos momentos de discussão teórico-conceitual e de análise comparativa, confrontando resultados de pesquisas entre vários recortes do território metropolitano (desenvolvidos por outros orientandos, alunos de iniciação científica e de mestrado, e por outros pesquisadores). Neste sentido, tais reuniões e seminários são parte integrante do método de pesquisa, pois a teoria ilumina a empiria, as comparações coletivas contribuem para as análises de cada estudo de caso individual, os resultados são circunscritos e generalizados até certos limites aferíveis graças às diversas contribuições dos trabalhos ou pesquisas parciais contidas no projeto de pesquisa em andamento e no Projeto Temático “Sistemas de Espaços Livres e a Constituição da Esfera Pública Contemporânea no Brasil”.

RESULTADOS:
Os resultados obtidos ainda não são considerados o produto final da pesquisa, porém, fornecem condições para que o trabalho se desenvolva e atinja o objetivo final do plano de trabalho. Condições essas dadas por bases de estudos e comparações que permitem a compreensão da área estudada e a análise crítica pertinente à linha de pesquisa do trabalho, requalificação urbana: dinâmicas espaciais na estruturação do espaço metropolitano. Está prevista para a conclusão da pesquisa a criação de um material cartográfico digital mais amplo para maior compreensão da área de estudo e a elaboração de um artigo científico que demonstre a análise e constatações sobre o local estudado, assim como conclusões críticas, com base na bibliografia principal, que colaborem para a pesquisa mais geral sobre os sistemas de espaços livres e a constituição da esfera pública contemporânea no Brasil.

CONCLUSÕES:
Espera-se com este Plano de Trabalho: - Capacitar o aluno nas atividades de pesquisa nas áreas de Urbanismo e Paisagismo. - Constituir um amplo material cartográfico digital sobre o objeto do trabalho. - Produzir artigo científico analisando as relações entre as dinâmicas espaciais intrametropolitanas e a estrutura urbana da área estudada com destaque para o sistema de espaços livres existente na área e seu potencial papel na constituição da esfera de vida pública contemporânea em Americana. - Colaborar para a pesquisa mais geral sobre os sistemas de espaços livres e a constituição da esfera pública contemporânea no Brasil.

Instituição de fomento: PUC-CAMPINAS

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  dinâmicas espaciais metropolitanas, requalificação urbana, sistema de espaços livres

E-mail para contato: marina_moretto@hotmail.com