60ª Reunião Anual da SBPC




D. Ciências da Saúde - 4. Odontologia - 4. Materiais Odontológicos

EFEITO DE AGENTES CLAREADORES DE ALTA CONCENTRAÇÃO ATIVADOS POR LUZ HALÓGENA E LED/LASER DE DIODO NO ESMALTE DENTAL SUBMETIDO A DESAFIO CARIOGÊNICO IN VITRO.

Carlos Eduardo Araujo Silva2
Henrique Gianeto Veiga Dias2
Cristiane Franco Pinto2
Vanessa Cavalli2
Marcelo Giannini6

2. Departamento de Odontologia Restauradora - UNICAMP
6. Prof. Dr. - Departamento de Odontologia Restauradora - UNICAMP - Orientador


INTRODUÇÃO:
Este estudo analisou a microdureza longitudinal (ML), e a microscópia de luz polarizada do esmalte dental com lesões artificiais de cárie (LC), submetido ao tratamento com peróxido de hidrogênio a 35%.

METODOLOGIA:
O esmalte dental foi submetido à indução de LC, o qual foi avaliado pela determinação da microdureza inicial de superfície e análise em microscopia de luz polarizada e divididos em 6 grupos: G1-Whitness HP Maxx (FGM –WM); G2-W + irradiação com luz halógena (XL 3000 3M ESPE- LH); 3-WM + irradiação com LED/laser (Ultrablue, DMC-LL); G4-Easy White (Delta Med-EW); G5-EW + LH; G6-EW + LL. Os tratamentos clareadores foram realizados nos 1º, 6º e 12º dias, sendo que todos os grupos receberam dentifrício fluoretado (3X/dia) e desmineralização por 2 h/dia (CpH).

RESULTADOS:
Os resultados foram analisados pelos testes de Kruskal Wallis e Friedman. A microcopia de luz polarizada analisou a profundidade e a extensão da desmineralização (PED) no esmalte dental (E) após a indução de cárie, clareamento e ciclagem de PH (CpH). A PED foi avaliada em Microscópio de Luz Polarizada (Leica DMLSP) e as mensurações foram feitas 5 medidas na extensão da lesão de cárie com auxílio da ferramenta do software. Os resultados mostraram que o grupo controle apresentou maiores valores de ML para a profundidade de 10 µm quando comparados aos tratamentos clareadores e sem diferença nas demais profundidades estudadas.

CONCLUSÕES:
Após o desafio cariogênico, todos os tratamentos clareadores independente do tipo de ativação promoveram uma maior desmineralização superficial do esmalte dental. Para o agente clareador EW, a irradiação com LL minimizou a desmineralização na presença de lesão de cárie, enquanto, as diferentes técnicas de clareamento com WM resultaram em similares PED.

Instituição de fomento: PIBIC / CNPq

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  Esmalte, Cárie, Microscopia de Luz Polarizada

E-mail para contato: kadu@fop.unicamp.br