60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 1. Antropologia - 6. Ciências da Religião e Teologia

A TEOLOGIA ECOLÓGICA NO PENSAMENTO DE LEONARDO BOFF

Luis Fabiano Canatta1

1. PUC-CAMPINAS


INTRODUÇÃO:
É pertinente esta pesquisa acerca da crise ecológica à luz da Teologia ecológica, porque não há dúvidas de que estamos adentrando em uma nova fase ecológica da nossa história. Ou como diria o teólogo Leonardo Boff, “estamos inaugurando a fase planetária”, uma “ética mundial”, a fase em que todos nós tomamos conhecimento de que habitamos uma casa comum, a Terra. Sendo assim, em que a Teologia pode contribuir no que se refere à discussão do tema ecologia? Olhando para a teologia ecológica de Leonardo Boff, há a possibilidade de se estruturar sistematicamente sua teoria como caminho para a conscientização ambiental, para uma teologia ecológica que seja de fato libertadora, sobretudo para nossa realidade latino-americana, alvo da colonização e de diversas re-colonizações que trazem, em seu bojo a exploração e a degradação do meio-ambiente. Objetiva-se com esta pesquisa abordar sobre a necessidade de se formular uma hermenêutica teológica contemporânea, de uma teologia que responda aos desafios ecológicos a que todos nós estamos sujeitos, para, compreendermos a realidade de degradação ambiental como fruto do processo de globalização, ou, da exploração por parte das grandes potências mundiais.

METODOLOGIA:
Trata-se de uma pesquisa teológica descritiva, de cunho bibliográfico, no qual se buscou compreender, a partir de resumos, fichamentos ou resenhas da obra de Leonardo Boff, toda a problemática que se refere à ecologia como um dos grandes desafios da atualidade. Para isso o grupo de pesquisa “A hermenêutica na teologia contemporânea: conceitos influências e desafios”, se reuniu semanalmente para leitura e discussões dos textos envolvendo os alunos e os professores participantes, com a devida orientação do líder e orientador do grupo. Para isso a Universidade disponibiliza de laboratório informatizado de Teologia para a realização das devidas pesquisas.

RESULTADOS:
Dos encontros até aqui realizados, alguns resultados foram alcançados com a pesquisa de Iniciação científica, a saber: participação em Sessões de Comunicação Oral e Painéis de Eventos Científicos, ou seja, elaboração de painel na forma de pôster, contendo o resumo do plano de trabalho, e resumo, na forma de texto do plano de trabalho de iniciação científica em cd-rom (ISSN 1982-0178) publicado pela PUC-Campinas durante encontro de Iniciação Científica, e confecção de artigo em co-autoria com o orientador a ser publicado em revista indexada cujo título é: “O paradigma da ecologia na teologia contemporânea”.

CONCLUSÕES:
Dos resultados alcançados pela pesquisa de Iniciação Científica, podemos concluir que se trata de uma pesquisa relevante porque proporcionou elaborar de modo sistemático as questões denotativas da crise ecológica, sobretudo porque foi realizado a partir do diálogo com as demais ciências, mas principalmente à luz da Teologia de Leonardo Boff. Deste modo, possibilitou-nos identificar uma ética que vise à construção de um mundo melhor,

Instituição de fomento: PIBIC-CNPq

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  Hermenêutica, Teologia, Ecologia

E-mail para contato: lf.canatta@yahoo.com.br