60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 9. Sociologia - 5. Sociologia Rural

AUTONOMIA E PROJETOS PROFISSIONAIS DOS JOVENS NA AGRICULTURA FAMILIAR DO RIO GRANDE DO SUL

Lucas Coradini1
Anita Brumer1, 2

1. Universidade Federal do Rio Grande do Sul
2. Orientadora


INTRODUÇÃO:
Estudos recentes realizados na região sul do País apontam diferenciações de gênero como determinantes para a evasão dos jovens do trabalho agrícola familiar, cabendo às mulheres maior vulto nesta tendência. O objetivo desta pesquisa é examinar em que medida os diferentes níveis de autonomia dos jovens agricultores relacionam-se com seus projetos profissionais. Os indicadores de autonomia considerados para mensuração são a responsabilidade sobre o trabalho desenvolvido e o acesso direto a recursos materiais inerentes à prática agrícola (terra, renda e crédito).

METODOLOGIA:
Contando com dados de uma pesquisa recente sobre os jovens na agricultura familiar no Rio grande do Sul, esta pesquisa adota como componente metodológico uma investigação de caráter quantitativo a partir de 483 questionários padronizados aplicados a jovens agricultores solteiros. As respostas dos quetionários foram analisadas com auxílio do programa SPSS (Statistical Package for the Social Sciences).

RESULTADOS:
Como resultado parcial, constitui-se um cenário formado por jovens que são subordinados aos seus pais na administração da propriedade e que pouco acessam aos recursos materiais provenientes desta atividade, o que é mais observado entre as mulheres. O baixo grau de autonomia manifesta-se também na predominância da figura paterna na obtenção de crédito para a atividade agrícola em detrimento dos jovens, com maior subordinação das mulheres em relação aos homens

CONCLUSÕES:
No que concerne aos projetos profissionais, as jovens agricultoras investem mais em estudo e formação para o mercado de trabalho não agrícola enquanto entre os homens predominam disposições de investimento no trabalho agrícola. Por outro lado, todos os jovens com um grau de autonomia superior à média pretendem assumir a profissão do pai, sendo a associação entre autonomia e projeto profissional mais significativa para as mulheres que para os homens.

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  Agricultura Familiar, Autonomia, Reprodução

E-mail para contato: lucas_coradini@yahoo.com.br