60ª Reunião Anual da SBPC




F. Ciências Sociais Aplicadas - 6. Arquitetura e Urbanismo - 3. Serviços Urbanos e Regionais

ARQUITETURA SUSTENTÁVEL EM MADEIRA: TÉCNICAS E APLICAÇÕES

Camila da Silva Queijo1
Silvio Stefanini Sant'Anna2

1. Universidade Presbiteriana Mackenzie - FAU (IC)
2. Prof. Mestre - Universidade Presbiteriana Mackenzie - FAU (Orientador)


INTRODUÇÃO:
A pesquisa caracteriza-se pelo levantamento de dados bibliográficos e pelos estudos de casos de residências projetadas e construídas em madeira, que utilizam o material com princípios sustentáveis, desde seu uso na estrutura até os acabamentos internos, bem como seu melhor manejo no desenho arquitetônico. Assim, a intenção da pesquisa é proporcionar uma discussão atual sobre o uso da madeira na construção civil e dessa forma explicitar em estudos de casos a produção arquitetônica brasileira e sua relação com o meio ambiente. O estudo aprofunda a análise a partir de uma residência em madeira construída em Ubatuba-SP, que mostra a linguagem e as técnicas construtivas utilizadas e as possibilidades que esta oferece no exercício de projetação arquitetônica.

METODOLOGIA:
1-natureza do estudo: o presente trabalho caracteriza-se por uma pesquisa de análise bibliográfica feito através de um levantamento de dados em bases referenciais internacionais e nacionais buscando identificar exemplos construídos dentro dos princípios sustentáveis gerados a partir do Protocolo de Kyoto. 2-método da pesquisa: a pesquisa visa buscar exemplos de aplicações da madeira na arquitetura de forma sustentável e analisar o processo construtivos e metodológicos aplicados nestes projetos. 3-delimitações do estudo: identificar as ações internacionais que promovem o uso da madeira na construção arquitetônica a partir dos conceitos de desenvolvimento sustentável. O resultado deste estudo é uma analise de um projeto arquitetônico selecionado. 4-instrumentos de coleta de dados: os dados utilizados foram: bibliográficos - artigos publicados em revistas, jornais e internet. Esta pesquisa teve o laboratório de conforto ambiental, a biblioteca e o corpo docente da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Mackenzie, como também as bibliotecas de Arquitetura e Urbanismo, História e Engenharia da Universidade de São Paulo (USP-SP e USPSC). A colaboração de escritórios de arquitetura como o U N A Arquitetos, Eduardo Martins Mello e Arquitetos associados e ITA Construtora.

RESULTADOS:
Durante a pesquisa optou-se que os objetos a serem estudados e comparados fossem residências de pequeno porte, onde a experimentação do uso da madeira pudesse estar demonstrativa. Dentro dessa temática iniciamos a pesquisa por projetos de pequeno porte. Algumas das obras internacionais coletadas que apresentavam essas características foram similares a de Le Cobusier, em que este aplicou em um dos seus projetos a madeira. A residência possui apenas um compartimento, segundo os princípios de Le Corbusier: “Une Machine d´habiter”. No cenário nacional dados do IPT mostraram que apenas 4% são usados em casas pré-fabricadas e 33% em andaimes e fôrmas para concreto. Isso representa a má aplicabilidade do material renovável na construção civil brasileira. Os primeiros sistemas pré-fabricados tinham como premissas de projeto uma maneira pobre e repetitiva no ponto de vista arquitetônico. Nos exemplos nacionais, o projeto Casa Elza Berquó, do Arquiteto Vilanova Artigas mostra a resistência da madeira substituindo um pilar de concreto, mostrando a possibilidade do uso misto da estrutura. Dentro desse levantamento foi escolhida uma residência em Ubatuba, região do litoral norte de São Paulo para iniciar um estudo mais aprofundado do uso da madeira.

CONCLUSÕES:
A recolocação da madeira do ponto de vista construtivo é fundamental, pois assim pode-se qualificar o desenho arquitetônico e o raciocínio construtivo com esse material tão primitivo e renovavél. Dessa forma ao iniciar a pesquisa sobre possíveis estudos de casos se viu que havia pouco material representativo no ponto de vista de discussão sobre a sistematização da madeira juntamente com sua aplicação, afim de que esses requisitos possam promover um maior uso da madeira no Brasil. Através de tabelas comparativas, entre casas selecionadas feitas durante a pesquisa, notamos que a construção de uma obra de forma convencional é mais barata devido a grande aplicabilidade nos dias de hoje, mas contudo, cabe perguntarmos se usando a madeira apenas como um papel coadjuvante na obra, não estaremos subdimensionando nossos recursos. Podemos concluir dessa forma que a madeira, se utilizada somente como ferramental construtivo, perde todo seu potencial. Durante a pesquisa, essa questão tornou-se emblemática tanto para uma nova conscientização ambiental como para preservação dos nossos recursos naturais. Desta forma, cabe a cada individuo a distribuição dos papéis onde com pequenas atitudes tornaríamos sustentável nossa permanência no nosso meio. A construção em madeira é um primeiro passo.

Instituição de fomento: PIBIC Mackenzie

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  madeira, sustentabilidade, sistema construtivo em madeira

E-mail para contato: camila.queijo@gmail.com