60ª Reunião Anual da SBPC




C. Ciências Biológicas - 14. Zoologia - 6. Zoologia

PARÂMETROS BIOLÓGICOS DAS FASES LARVAL E PUPAL DE HELICOVERPA ZEA (BODDIE) (LEPIDOPTERA: NOCTUIDAE: HELIOTHINAE), EM CONDIÇÕES CONTROLADAS

Vânia Rech Cainelli1
Alexandre Specht1
Neiva Monteiro de Barros1

1. Universidade de Caxias do Sul - Instituto de Biotecnologia


INTRODUÇÃO:
O milho é um dos principais cereais cultivados a nível mundial e, entre as pragas que causam os maiores danos econômicos no continente Americano destaca-se Helicoverpa zea (Boddie, 1850) que ataca a espiga na fase reprodutiva, reduzindo a produção de sementes. Este estudo objetivou detalhar os parâmetros biólogicos das fases de lagarta e pupa de H. zea para que possam ser utilizados em estudos que visam identificar a adequação de fatores abióticos, bióticos e ensaios que visam avaliar efeitos de microorganismos e outros agentes que alteram a fisiologia do desenvolvimento.

METODOLOGIA:
Foram individualizadas 50 lagartas neonatas em recipientes plásticos de 50 ml, observadas diariamente até a emergência dos adultos. Durante a fase larval os insetos foram alimentados com dieta artificial e durante as observações foram registrados os dados referentes as ecdises para determinar o número de ínstares. Dois dias após a transformação em pupa o sexo foi identificado e os insetos foram pesados e medidos.

RESULTADOS:
As fêmeas passaram por 4, 5, 6 e 7 ínstares com percentuais de 36,84; 36,84; 21,05 e 5,26%, respectivamente. Os machos passaram por 4, 5 e 6 ínstares com percentuais de 30,44; 39,12 e 30,44%, respectivamente. A duração média da fase larval foi de 21,62 ± 0,42 dias não sendo observadas diferenças significativas entre sexo e número de ínstares. Também na fase pupal não foram observadas diferenças significativas entre sexo e número de ínstares cujas médias do período em dias; do peso em gramas e tamanho (comprimento e largura) em milímetros foram 12,13 ± 0,19; 0,57 ± 0,12; 20,58 ± 0,16 e 6,05 ± 0,05, respectivamente.

CONCLUSÕES:
A duração média da fase larval foi de 21,62 ± 0,42 dias, não sendo observadas diferenças significativas entre sexo e número de instares, com a dieta proposta por (GREENE et al. modificada 1976);

Instituição de fomento: Universidade de Caxias do Sul

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  Helicoverpa zea, insetos pragas, lagarta do milho

E-mail para contato: vaniarech@yahoo.com.br