H. Artes, Letras e Lingüística - 1. Artes - 6. Fundamentos e Crítica das Artes
ARTE E POLÍTICA - UM ESTUDO DE CASO SOBRE A IDENTIDADE NA ERA TECNOLÓGICA
Walter Novaes de Oliveira Filho1, 2 Priscila Arantes1, 2, 3
1. PUCSP Curso de Tecnologia e Mídias Digitais 2. PUCSP Departamento de Arte - Faculdade de Comunicação e Filosofia 3. Profa. Dra.
INTRODUÇÃO:As relações que envolvem o tema desse trabalho são contempladas a partir do estudo do texto “MicropolÃtica e Segmentariedadeâ€, de Gilles Deleuze e Felix Guattari. Este oferece uma complexa análise das relações de poder entre Estado e sociedade civil, organizadas de forma segmentarizada, desde a Formação do Estado Romano até a nossa atual sociedade informacional, oferecendo, assim, alternativas para se pensar as possÃveis articulações entre esses segmentos. Nesse panorama de organização social, articulam-se questões sobre a identidade volátil de nosso tempo e as formas de representação desta por parte de artistas contemporâneos. Segue a essa apresentação, o ponto de vista do sociólogo Zygmunt Bauman sobre o conceito de identidade, que a concebe “lÃquida†pela sua multiplicidade de escolhas nos dias de hoje e, também, apresenta as multidões enquanto identidades coletivas e, suas manifestações organizadas como movimentos insurgentes contra o Estado.
Essas transformações sócio-identitárias que envolvem, entre tantas expressões, a produção artÃstica (em especial quando procura criticar, transgredir e refletir o comportamento da sociedade em confronto com o Estado), configuram o tema desse relatório final de pesquisa em iniciação cientifica. Em especial, procurando discutir as questões tocantes aos novos conceitos de produção de arte com desdobramentos identitários, isto é, que levam a uma intervenção na organização das identidades participantes, a partir de novas interfaces tecnológico-interativas.METODOLOGIA:Levantamento bibliográfico, pesquisa e implementação de trabalho prático com jovens adolescentes de São Miguel Paulista e proposição de dispositivo artistico.RESULTADOS:À luz das produções artÃsticas pesquisadas, foi possÃvel fazer uma reflexão sobre o trajeto desse pesquisador em iniciação cientÃfica, enquanto propositor de obras de arte que transitam por caminhos como estes apontados pela pesquisa.CONCLUSÕES:As questões propostas por Deleuze são de grande valia para o estudo das relações sociais em diversas áreas e com certeza uma grande ferramenta para analise de questões culturais.
No tocante ao conceito de identidade liquefeita apontado por Zigmund Bauman, entendo que é fruto de uma ampla problematização dos conflitos e agruras da vividos pelas identidades do nosso tempo frente a um fluxo avassalador de informações nunca antes visto na história da humanidade. Estas mudanças identitarias continuarão a se suceder em velocidade, ampliando o campo fértil para desenvolvimento de novas estéticas artÃsticas. Ao artista fica a tarefa de refletir, re-significar estes movimentos sociais em suas proposições artÃsticas. Aqui neste trabalho mencionei alguns artistas que com maestria souberam articular em seu fazer artÃstico importantes questões polÃticas: a polÃtica das relações sociais, das subjetividades, da sociedade de consumo, dos movimentos de desterritorialização...
Como visto na pesquisa nem sempre o fruto desta produção artÃstica é de fato veiculado artisticamente pelo circuito de arte oficial, muitas vezes é preciso utilizar táticas de contra informação para subverter o uso de algum meio de comunicação, frente ao sistema midiático viciado.
Instituição de fomento: CNPq
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave: identidade, arte, polÃtica
E-mail para contato: walternovaes@ig.com.br
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