60ª Reunião Anual da SBPC




H. Artes, Letras e Lingüística - 1. Artes - 6. Fundamentos e Crítica das Artes

ARTE E POLÍTICA - UM ESTUDO DE CASO SOBRE A IDENTIDADE NA ERA TECNOLÓGICA

Walter Novaes de Oliveira Filho1, 2
Priscila Arantes1, 2, 3

1. PUCSP Curso de Tecnologia e Mídias Digitais
2. PUCSP Departamento de Arte - Faculdade de Comunicação e Filosofia
3. Profa. Dra.


INTRODUÇÃO:
As relações que envolvem o tema desse trabalho são contempladas a partir do estudo do texto “Micropolítica e Segmentariedade”, de Gilles Deleuze e Felix Guattari. Este oferece uma complexa análise das relações de poder entre Estado e sociedade civil, organizadas de forma segmentarizada, desde a Formação do Estado Romano até a nossa atual sociedade informacional, oferecendo, assim, alternativas para se pensar as possíveis articulações entre esses segmentos. Nesse panorama de organização social, articulam-se questões sobre a identidade volátil de nosso tempo e as formas de representação desta por parte de artistas contemporâneos. Segue a essa apresentação, o ponto de vista do sociólogo Zygmunt Bauman sobre o conceito de identidade, que a concebe “líquida” pela sua multiplicidade de escolhas nos dias de hoje e, também, apresenta as multidões enquanto identidades coletivas e, suas manifestações organizadas como movimentos insurgentes contra o Estado. Essas transformações sócio-identitárias que envolvem, entre tantas expressões, a produção artística (em especial quando procura criticar, transgredir e refletir o comportamento da sociedade em confronto com o Estado), configuram o tema desse relatório final de pesquisa em iniciação cientifica. Em especial, procurando discutir as questões tocantes aos novos conceitos de produção de arte com desdobramentos identitários, isto é, que levam a uma intervenção na organização das identidades participantes, a partir de novas interfaces tecnológico-interativas.

METODOLOGIA:
Levantamento bibliográfico, pesquisa e implementação de trabalho prático com jovens adolescentes de São Miguel Paulista e proposição de dispositivo artistico.

RESULTADOS:
À luz das produções artísticas pesquisadas, foi possível fazer uma reflexão sobre o trajeto desse pesquisador em iniciação científica, enquanto propositor de obras de arte que transitam por caminhos como estes apontados pela pesquisa.

CONCLUSÕES:
As questões propostas por Deleuze são de grande valia para o estudo das relações sociais em diversas áreas e com certeza uma grande ferramenta para analise de questões culturais. No tocante ao conceito de identidade liquefeita apontado por Zigmund Bauman, entendo que é fruto de uma ampla problematização dos conflitos e agruras da vividos pelas identidades do nosso tempo frente a um fluxo avassalador de informações nunca antes visto na história da humanidade. Estas mudanças identitarias continuarão a se suceder em velocidade, ampliando o campo fértil para desenvolvimento de novas estéticas artísticas. Ao artista fica a tarefa de refletir, re-significar estes movimentos sociais em suas proposições artísticas. Aqui neste trabalho mencionei alguns artistas que com maestria souberam articular em seu fazer artístico importantes questões políticas: a política das relações sociais, das subjetividades, da sociedade de consumo, dos movimentos de desterritorialização... Como visto na pesquisa nem sempre o fruto desta produção artística é de fato veiculado artisticamente pelo circuito de arte oficial, muitas vezes é preciso utilizar táticas de contra informação para subverter o uso de algum meio de comunicação, frente ao sistema midiático viciado.

Instituição de fomento: CNPq

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  identidade, arte, política

E-mail para contato: walternovaes@ig.com.br