60ª Reunião Anual da SBPC




F. Ciências Sociais Aplicadas - 3. Economia - 25. Economias Agrária e dos Recursos Naturais

DESENVOLVIMENTO HUMANO NO RIO GRANDE DO SUL: UMA ANÁLISE ATRAVÉS DAS ESTRUTURAS PRODUTIVA, DEMOGRÁFICA E FUNDIÁRIA NO ESPAÇO RURAL

CAROLINE GRAEBIN1

1. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL


INTRODUÇÃO:
Este trabalho tem por objetivo analisar as relações entre estrutura produtiva, estrutura demográfica, estrutura fundiária e desenvolvimento humano, tendo como unidades de análise os municípios do Rio Grande do Sul.

METODOLOGIA:
Os procedimentos metodológicos incluem a formação de uma base de dados composta pelo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e seus componentes, variáveis de estrutura produtiva (Índice de Diversificação da Produção Agropecuária e Valor Agregado Bruto – VAB – agropecuário), variáveis demográficas (população por gênero e idade e densidade demográfica) e variáveis fundiárias (distribuição por estratos de área e posse da terra). Foi criado, ainda, o Índice de Diversificação da Produção Agropecuária (IDPA) a partir de uma adaptação do índice de concentração industrial Herfindahl-Hirschman. No momento seguinte, foram calculadas correlações entre IDH e seus componentes, variáveis da estrutura produtiva, variáveis da estrutura demográfica e variáveis da estrutura fundiária. Por fim, foram elaborados mapas que ilustram a representação regional do Índice de Diversificação da Produção Agropecuária e do IDH para o estado do Rio Grande do Sul

RESULTADOS:
Na dimensão produtiva, os resultados encontrados mostram que uma maior participação da agricultura em relação ao VAB apresenta associação linear negativa com IDH e uma maior diversificação das atividades agropecuárias não apresenta associação linear significativa com índices de desenvolvimento humano. Na dimensão demográfica, destaca-se a relação positiva entre o percentual de população feminina e os índices de desenvolvimento humano. Já na dimensão fundiária sobressai a associação positiva entre o IDH e a propriedade da terra.

CONCLUSÕES:
Os resultados demonstram que as dimensões produtiva, demográfica e fundiária devem ser analisadas conjuntamente, pois do contrário apresentam fracas associações com o IDH e seus componentes. Outra conclusão do trabalho é que o IDH não reflete de maneira precisa o desenvolvimento rural, uma vez que ele é fortemente influenciado por fatores tipicamente urbanos. O trabalho encontra-se em andamento, tendo como etapa seguinte o estudo das relações entre produtividade da terra, produtividade da mão-de-obra e taxas de crescimento do VAB agropecuário com diversificação da produção agropecuária.

Instituição de fomento: CNPq

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  DESENVOLVIMENTO HUMANO, DIVERSIFICAÇÃO PRODUTIVA, RIO GRANDE DO SUL

E-mail para contato: CAROLINE_GRAEBIN@YAHOO.COM.BR