60ª Reunião Anual da SBPC




A. Ciências Exatas e da Terra - 1. Astronomia - 3. Astrofísica Extragaláctica

PRECESSÃO DE JATO DE BL LAC

Suzi Izaquiel Ferreira Diniz1
Claudio Eiichi Tateyama2

1. Universidade Presbiteriana Mackenzie - CCH (IC)
2. Prof. Dr. - Universidade Presbiteriana Mackenzie - CRAAM-INPE (Orientador)


INTRODUÇÃO:
Os jatos relativísticos são estruturas caracterizadas por suas formas muito estreitas e alongadas onde se acredita que a energia é canalizada para regiões mais distantes da fonte. No entanto, a forma que esse transporte é feito, questões básicas sobre a formação e estrutura do jato, e mesmo perguntas mais simples relacionadas com a trajetória dos componentes (curvada ou retilínea) ainda continuam a ocupar os pesquisadores. Observações recentes mostram que o ângulo de ejeção dos componentes superluminais não está fixo no espaço, sugerindo que a direção do jato muda com o tempo, provavelmente em um movimento precessional. OJ287, BL Lac e 3C273 aparecem como as mais fortes candidatas a apresentar movimento de precessão e no caso de BL Lac a evidência de comportamento periódico está relacionada com a oscilação do ângulo de posição estrutural do próprio caroço. Esse trabalho investiga o jato de BL Lac usando dados de VLBI em 8 e 15 GHz. Os nossos dados apresentam resultados similares a oscilação do caroço encontrada em observações de VLBI com resolução maior, porém os dados mais recentes desse trabalho não confirmam a periodicidade da oscilação do caroço 2,3 anos. No entanto a estrutura geral da fonte sugere uma precessão de 11 anos com desaceleração para os componentes mais externos.

METODOLOGIA:
O estudo foi realizado usando dados de VLBA geodésico em 8 GHz e dados de 15 GHz do programa MOJAVE. Alguns radiotelescópios de VLBI geodésico também foram utilizados para aumentar a resolução dos mapas. Esse trabalho contém dados do período de 1995 – 2005. O imageamento da fonte foi feito usando Difmap (SHEPHERD 1997), que possui recursos gráficos interativos disponíveis através de simples comandos. A aplicação da transformada de Fourier nos dados de visibilidade mostra a distribuição da temperatura de brilhância da fonte corrompida pela forma do feixe do interferômetro (“mapa sujo”). Subtraímos o modelo da fonte do “mapa sujo” e temos o mapa residual. As iterações são continuadas até a convergência da fonte. O resultado da convolução do modelo de feixe Gaussiano somado ao mapa residual é chamado de mapa “Clean”. O “model fitting” parametriza os dados do mapa, representando as estruturas presentes por uma coleção de componentes Gaussiano circulares. Nesse trabalho, o próprio modelo “Clean” foi utilizado para obter informações sobre a estrutura mais complexa. O modelo “Clean” produz estruturas com super resolução para predizer estruturas mais finas da fonte além das linhas de base mais longas.

RESULTADOS:
O principal aspecto dos mapas é dado por uma estrutura do tipo caroço jato na direção norte-sul. Os mapas restaurados com feixe de 0,1 (msa) mostram componentes individuais compactos e brilhantes formando uma estrutura estreita e alongada. Os mapas super – resolvidos permitem analisar a evolução da direção do jato. De 1995 até final de 1999 o ângulo de ejeção do jato é para oeste enquanto que a partir de 2000 o ângulo de ejeção é para leste. A configuração e a evolução das estruturas podem ser explicadas através de um modelo de jato balístico em precessão (TATEYAMA; KINGHAM 2004). Um ajuste preliminar indica uma precessão com período de 11 anos, mas com inclusão de desaceleração para os componentes mais externos. Em abril de 1998 ocorreu uma inversão de intensidade com o componente do jato sendo mais brilhante do que o próprio caroço. Esse aumento de intensidade não está relacionado com ejeção de um novo componente no núcleo, mas provavelmente é resultado de uma colisão entre componentes lentos e rápidos no jato. Podemos considerar que esses eventos sejam raros em BL Lac e que a estrutura principal seja dominada pela precessão do jato. Da mesma forma a oscilação do caroço de 2,3 anos encontrada por STIRLING (2003) pode ser um fenômeno secundário de precessão.

CONCLUSÕES:
Esse trabalho faz um estudo da estrutura rádio de BL Lac usando uma seqüência coerente de mapas de VLBI de 1995 a 2004 num modo de super resolução. BL Lac apresenta uma série de componentes compactos e ordenados numa estrutura em forma de jato estreito e alongado. Os mapas mostram componentes superluminais se movendo na direção sul com trajetórias diferentes de uma época para outra, mas com forte evidência de periodicidade indicada pela similaridade dos dados de 1995 e 2005. A evolução da estrutura do jato e variação gradual do ângulo de ejeção do jato ao longo tempo mostra uma fonte consistente com um modelo de jato balístico em precessão. Além dessas variações estruturais da fonte devido a precessão do jato, os mapas revelam a presença de eventos esporádicos como aparecimento de novos componentes no jato ao invés no núcleo (caroço), sugerindo colisão entre componentes lentos e rápidos.

Instituição de fomento: PIBIC Mackenzie/MackPesquisa

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  BL Lac, jatos relativísticos, precessão

E-mail para contato: suzi_789@hotmail.com