60ª Reunião Anual da SBPC




A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 7. Química Orgânica

SÍNTESE DE CALCOGENONUCLEOSÍDEOS DERIVADOS DA URIDINA: COMPOSTOS COM POTENCIAL ATIVIDADE BIOLÓGICA.

Joana Elisa da Rocha1
Camila Ortiz Teloeken1
Wolmar Alípio Severo Filho1
Antônio L. Braga2
Luciano Dornelles1
Ricardo Samuel Schwab2

1. Universidade de santa Cruz do Sul - UNISC
2. Universidade Federal de Santa Maria - UFSM


INTRODUÇÃO:
O estudo da química de nucleosídeos é muito importante, pois pode resultar na síntese de substâncias com aplicabilidade farmacológica. Resultados importantes vêm sendo obtido particularmente no desenvolvimento de agentes anti-HIV. Neste sentido, os grupos hidroxilas das posições 3’ e 5’ dos ribonucleosídeos são fundamentais para o alongamento da cadeia do DNA, pois tem permitido a inserção de novos grupos de átomos na cadeia. Inúmeros compostos antivirais, antifúngicos, antibacterianos derivados de nucleosídeos tem sido obtidos, levando à diversas publicações nas últimas três décadas. No desenvolvimento deste trabalho, foram obtidos vários Tio-, Seleno- e Teluronucleosídeos, a partir da uridina.

METODOLOGIA:
A rota sintética envolve a proteção das hidroxilas secundárias com ortoformiato de trimetila e ácido p-tolueno sulfônico com um rendimento de 92%. A etapa de proteção é conduzida em condições brandas, temperatura ambiente, sob atmosfera inerte, THF foi usado como solvente, e o produto, um sólido branco, foi obtido através da evaporação do solvente sem necessidade de purificação. Posteriormente a uridina protegida foi submetida à tosilação da hidroxila remanescente levando ao rendimento de 85%. A etapa de tosilação é realizada com auxilio de DMAP, como base e uma mistura de APTS-Piridina, TsCl e CH2Cl2 como solvente. O nucleosídeo protegido e tosilado foi submetido a reação com os diferentes dicalcogenetos em presença de NaBH4 e EtOH, CH2Cl2 foi empregado como solvente, levando ao produto desejado com rendimento de 65 a 80%. Os produtos foram purificados sob coluna sílica gel 70-230 mesh, eluindo-se com AcOEt/Hexano (8:2). As estruturas dos compostos foram identificadas e elucidadas por IV e RMN de 1H e 13C. Os produtos obtidos são sólidos brancos ou amarelo pálido a temperatura ambiente, são higroscópios exigindo cuidados especiais de armazenagem e conservação. Os produtos requerem purificação através de coluna de sílica gel 70-230 mesh e gradiente de eluição AcOEt/Hexano (8:2).

RESULTADOS:
Uma série, totalizando onze compostos derivados da uridina foram preparados com rendimentos variáveis, todos compostos inéditos, envolvendo poucas etapas e rendimentos de razoáveis a bom. A inserção dos átomos de enxofre, selênio e telúrio a um nucleosídeo, conferem a essas moléculas um grande interesse na pesquisa de compostos com atividades antivirais, antifúngicos e antibacterianos, entre outras, ampliando assim a expectativa das propriedades em relação até mesmo, ao mais notável deles, o AZT, comercializado para combate aos sintomas da AIDS. A metodologia sintética está sendo ampliada e otimizada, alguns exemplos já mostraram resultados extremamente animadores, pois ensaios in vitro já demonstraram atividade biológica pronunciada.

CONCLUSÕES:
Através da estratégia apresentada demonstramos a preparação de calcogenonucleosídeos, utilizando uma rota sintética simples e eficiente, para formar os produtos desejados em poucas etapas reacionais e com bons rendimentos. Estes compostos apresentam grande potencial, quanto à sua atividade biológica.

Instituição de fomento: UNISC, UFSM – CNPq, CAPES e FAPERGS

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  Nucleosídeos, Uridina, Organocalcogênios

E-mail para contato: joanaelisa21@yahoo.com.br