60ª Reunião Anual da SBPC




F. Ciências Sociais Aplicadas - 3. Economia - 24. Economia Regional e Urbana

O MERCADO DE LANS DA CIDADE DE SÃO PAULO: UMA APLICAÇÃO DAS TEORIAS DE LOCALIZAÇÃO

Paula Reis Kasmirski1
Vladimir Fernandes Maciel2

1. Universidade Presbiteriana Mackenzie - CCSA (IC)
2. Prof. Mestre - Universidade Presbiteriana Mackenzie - CCSA (Orientador)


INTRODUÇÃO:
O mercado de lans é composto por estabelecimentos conhecidos como lan houses e cibercafés. Este mercado viveu sua melhor fase entre os anos 2001 e 2005, quando diversas lojas abriram, e atualmente atravessa uma fase de estabilização. Num estágio como este, a busca pela diferenciação dos serviços torna-se mais importante, uma vez que o aumento da concorrência ocorrido no passado reduziu o poder de mercado das lojas. Nesse contexto, buscou-se estudar o mercado de lans, ressaltando o componente localização, com vistas a contribuir para seu melhor conhecimento e auxiliar aos pequenos empresários do ramo a tomar decisões quanto ao seu negócio. Nosso principal objetivo consistiu em compreender porque os preços dos serviços das lans diferiam entre as regiões da cidade de São Paulo. E para tanto foi necessário compreender os fatores que levam às pessoas a procurarem as lans; estudar a história do mercado; comparar lans localizadas em diferentes locais da cidade; realizar uma pesquisa primária em tais locais; e, com os dados desta, descrever o mercado e estimar uma equação de preços hedônicos (que busca compreender como o preço do serviço ofertado reflete a precificação de suas características diversas).

METODOLOGIA:
Efetuou-se um estudo de caso sobre o mercado de lans nos distritos República e Tatuapé, com o uso de método qualitativo e quantitativo. Procurou-se descrever o mercado através de estatística descritiva, das percepções obtidas ao longo da pesquisa de campo e de informações secundárias. Além disso, estimou-se uma equação de preços hedônicos. A pesquisa primária, via questionário, foi feita nos dias 4/abr/07, 29/mai/07 e 1/jun/07, no distrito República; e nos dias 2/jul/07, 3/jul/07 e 6/jul/07, na parte alta do distrito Tatuapé. Tem-se como população todas as lans localizadas nas localidades supracitadas e o processo de sorteio usado foi a amostragem casual simples. No distrito República foram visitadas 73 ruas (56,59% das ruas da região); no distrito Tatuapé visitou-se um total de 115 ruas (50,66% das ruas da parte alta do distrito). Os dados obtidos na pesquisa e suas estatísticas descritivas foram analisados com base nos modelos de von Thünen (1826) e Alonso (1960) e na teoria dos lugares centrais (CRISTALLER, 1933). E o uso do modelo hedônico foi inspirado no trabalho de Haddad e Hermann (2005).

RESULTADOS:
A partir das estatísticas descritivas, vários fatos interessantes podem ser percebidos. Como, por exemplo, o fato de na República as lans possuírem menos computadores e ofertarem um número maior de serviços do que no Tatuapé. Mas o fato mais importante é o das lans da República e do Tatuapé se encontram na parte central dos distritos. A concentração de lans no centro dos distritos estudados sugere certa centralidade aos serviços destas lojas. Assumindo São Paulo como uma cidade monocêntrica, cujo centro seria a região da Praça da Sé, pode-se concluir que o alcance dos serviços das lans é relativamente baixo e, no entanto, seu limite crítico de demanda é relativamente alto. Desta forma, as lans são atraídas aos centros, da cidade ou do bairro, para partilhar a demanda de outros estabelecimentos com alcance maior (economias de aglomeração). O modelo hedônico mostrou que as variáveis relevantes para a explicar as diferenças de preços entre os distritos são a distância do centro da cidade (Praça da Sé), o tipo de loja (lan house ou cibercafé) e a presença de ar condicionado.

CONCLUSÕES:
Buscando explicar as diferenças de preço dos serviços das lans entre as regiões da cidade de São Paulo, verificou-se que parte destas é explicada pelas características das lojas que, em certa medida, são condicionadas pela localidade de instalação. Três variáveis podem explicar parcialmente as diferenças de preços: distância do centro, modelo de loja (lan house ou cibercafé) e presença de ar condicionado. A proximidade do centro e a presença de ar condicionado valorizam o preço da hora de uso do computador e o modelo de loja lan house desvaloriza-o. Através da análise do histórico do mercado, pode-se perceber que atualmente as lans enfrentam uma concorrência mais acirrada e têm menos controle sobre o preço de seus serviços, relativamente ao período de maior crescimento do mercado (2002-2004, grosso modo). Tendo em vista o atual momento do mercado de lans, a busca pela diferenciação dos serviços faz-se importante. E este trabalho sugere que as lojas invistam em instalações confortáveis com ar condicionado e procurem localizarem-se próximas às regiões centrais. Destaca-se a utilidade do uso do modelo hedônico para futuros estudos acerca do mercado e a importante fonte de informações para estudo de demanda criada pela lei 12.228/06.

Instituição de fomento: PIVIC Mackenzie

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  lan house, cibercafé, localização

E-mail para contato: tobelook@yahoo.com.br