60ª Reunião Anual da SBPC




F. Ciências Sociais Aplicadas - 10. Comunicação - 71. Comunicação

CORPO E DISCURSO : A BUSCA PELA VISIBILIDADE NAS PAGINAS DO ORKUT

Gracielly Bittencourt Machado1
Nilton Milanez2

1. Gracielly Bittencourt Machado -Graduanda do Curso de Comunicação Social - UESB
2. Prof. Dr. Nilton Milanez - UESB- DELL - orientador


INTRODUÇÃO:
Este trabalho visa à investigação e discussão sobre as imagens utilizadas pelos usuários do sítio de relacionamentos, Orkut. Para tanto, focalizaremos a publicização das intimidades dos corpos veiculados em fotos virtuais. O corpo, então, tomado como discurso nos reenvia à fala e aos gestos que configuram a posição de um sujeito que se articula entre seu desejo e as normas sociais. Assim, corpo e identidade se formatam no interior de uma rede discursiva que nos arremessa a corpos virtuais numa busca incessante para alcançar visibilidade e firmar suas posições como sujeitos em uma sociedade que abarca identidades múltiplas. A construção dos corpos e das sexualidades apontará não somente para mecanismos de controle dispostos nas páginas virtuais como também evidenciará, nessas relações de poder, resistências que delineiam condições de liberação dos modos de construção do corpo na atualidade

METODOLOGIA:
O presente trabalho se insere na Análise do Discurso de orientação francesa, fundamentada sob os postulados de Michael Foucault. Foucault (2007, p.132) conceitua discurso como um conjunto de enunciados na medida em que se apóia na mesma formação discursiva. O discurso é constituído por um número limitado de enunciados para os quais podemos definir um conjunto de condições de existência. Fundamental para o método arqueológico de Foucault, o enunciado difere - se das frases, da proposição e dos atos de linguagem, e é justamente por sua função enunciativa, o fato dele ter sido produzido por um sujeito em um lugar institucional determinado por regras sócio-históricas, que se pode definir as formações discursivas presentes no Orkut. A noção de sujeito é outro conceito fundamental para nosso trabalho. O sujeito aqui não é tomado enquanto ser individualizado é um sujeito social inserido na história. Segundo Foucault (2007, p.109), o sujeito do enunciado é um lugar determinado e vazio que pode ser ocupado por indivíduos diferentes. Desta maneira, os discursos proferidos por este sujeito estarão sempre imbricados pelas representações do seu tempo e espaço social.

RESULTADOS:
A comunidade EU ME AMO E SOU CORRESPONDIDO é descrita numa só frase : O que podemos fazer se somos maravilhosos ! Os membros desta comunidade ,em geral,são pessoas jovens de ambos os sexos .Nas páginas e álbuns dos participantes há uma grande incidência de fotos em praias e piscinas. A partir dessas imagens é possível analisar como esses sujeitos constroem suas identidades a partir do corpo que mostram. É possível encontrar uma similaridade entre as imagens expostas no Orkut e as imagens veiculadas nos meios de comunicação especialmente nas revistas de celebridades. Na revista Contigo, por exemplo, a idéia da piscina ou da praia está atrelada à liberdade, a riqueza, a ser famoso. Vemos, então, pessoas comuns, em suas páginas do Orkut, querendo ser vistas como celebridades. Esse discurso do corpo prefeito e sexuado se inserem e se constrói na história reforçada pela imprensa e pela publicidade.O corpo passa, então, por mecanismos de controle e poder exercido por instituições como a mídia , a medicina, a escola entre outras. Mas, seria muito simplificador entender o sujeito como receptor passivo de mensagens e ideologias, pois ele também detém mecanismos de controle e resistência. O corpo não é somente destinatário de mensagens, mas também é transmissor.

CONCLUSÕES:
Ao entrarmos em contato com essa rede discursiva em torno das imagens apresentadas no Orkut refletimos sobre as posições do sujeito em nossa sociedade. As analises realizadas até então mostram que a constituição identitária dos sujeitos remete a uma memória discursiva retomando e/ou deslocando sentidos oriundos do campo discursivo da estética, do militarismo e da mídia. Compreender a maneira como o discurso do corpo perfeito e da sexualização se fazem presentes nas páginas deste site é perceber como a construção dos discursos e das identidades dos sujeitos é marcada por aspectos históricos, sociais e culturais.

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  Corpo, Discurso, Identidades

E-mail para contato: gracielly87@hotmail.com