60ª Reunião Anual da SBPC




E. Ciências Agrárias - 6. Zootecnia - 5. Zootecnia

PARÂMETROS GENÉTICOS PARA PESO DO OVO E PESO CORPORAL EM CODORNAS DE POSTURA

André Marubayashi Hidalgo1
Priscilla Cristina Georg1
Thays Cristina Oliveira de Quadros1
Andréia Micheli1
Rafael Teixeira1
Elias Nunes Martins1, 2

1. Departamento de Zootecnia / UEM
2. Prof. Dr. - Departamento de Zootecnia - UEM - Orientador


INTRODUÇÃO:
O ovo de codorna tem características marcantes, como um sabor incomparável, excelente poder nutritivo, baixo colesterol e fonte rica em ferro e vitaminas, além de boa digestibilidade. Para o desenvolvimento do material genético que garanta o potencial de produção deve-se desenvolver linhagens por seleção para características complementares ou não, visando a exacerbação dos efeitos genéticos aditivos, e o posterior cruzamento para explorar a heterose e recuperar os efeitos de uma possível depressão causada pela endogamia. O desenvolvimento das linhagens implica na estimação de parâmetros genéticos e fenotípicos de forma a orientar as decisões de seleção que serão tomadas a partir das avaliações genéticas com base nos dados coletados por meio de testes de desempenho. O peso corporal e o peso dos ovos são características economicamente importantes porque determinam respectivamente o custo produção e o valor da produção. Assim, o presente estudo buscou obter estimativas de parâmetros genéticos para estas características.

METODOLOGIA:
Foram acasalados 83 machos e 166 fêmeas de codornas de postura, de uma das três linhagens pertencentes ao programa de desenvolvimento de linhagens de codornas de postura da Universidade Estadual de Maringá. O acasalamento foi realizado durante duas semanas e na segunda semana, os ovos foram coletados diariamente, sendo identificados por fêmea e por macho, e incubados no sétimo dia de coleta. Um mês após a primeira incubação foi iniciado novo período de acasalamento, coleta e incubação. Ao nascimento, cada pintainho recebeu uma anilha numerada e aos 28 dias de idade, as aves foram separadas por sexo, alojando-se as fêmeas em gaiolas individuais. Aos 70, 100 e 130 dias de idade 379 aves foram pesadas e seus ovos foram coletados e tiveram seus pesos anotados. Os dados obtidos foram utilizados na obtenção de estimativas de herdabilidades e correlações genéticas entre as seis características. Para a estimação foi usado o modelo animal multicaráter, empregando-se o software MTGSAM.

RESULTADOS:
As herdabilidades estimadas para os pesos corporais aos 70, 100 e 130 e para o peso do ovo nessas mesmas idades foram respectivamente 0,78; 0,84; 0,85; 0,47; 0,35 e 0,24. As correlações genéticas entre pesos corporais apresentaram valor de 0,96; entre pesos corporais e pesos dos ovos entre 0,81 e 0,87; e entre os pesos dos ovos 0,86. As estimativas de herdabilidade para os pesos corporais indicam um alto potencial de mudança por meio da seleção, enquanto que para os pesos dos ovos esse potencial mostrou-se menor, decrescendo à medida que a idade avançou. Este resultado mostra que as diferenças genéticas para o peso do ovo tendem a se reduzirem ao longo do período de produção. Todas as estimativas de correlações genéticas apresentaram-se positivas e com altos valores. Estes resultados indicam que a seleção para aumentar o tamanho do ovo implicará no aumento do peso corporal da codorna. A conseqüência desse resultado é que se por um lado o aumento do peso dos ovos é desejável, por outro lado o aumento do peso corporal implicará no aumento dos custos de alimentação das codornas pelo aumento das exigências para mantença. Uma estratégia plausível poderia ser o uso de índice de seleção buscando selecionar aves que apresentem ovos maiores, porém com pesos corporais menos elevados, visto que as correlações genéticas, apesar de altas não são iguais à unidade. Todavia, esta estratégia conduziria a menores ganhos genéticos.

CONCLUSÕES:
Os pesos corporais das codornas apresentaram herdabilidades maiores que os pesos de seus ovos, que mesmo assim apresentam potencial de resposta à seleção. Contudo, a seleção para aumentar o peso dos ovos provocaria aumento do peso corporal.

Instituição de fomento: MEC/SESu - Programa de Educação Tutorial – PET

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  correlação genética, herdabilidade, seleção

E-mail para contato: andremhidalgo@hotmail.com