60ª Reunião Anual da SBPC




H. Artes, Letras e Lingüística - 1. Artes - 3. Cinema

AS QUESTÕES SOCIAIS E POLÍTICAS BRASILEIRAS NO FILME DOCUMENTÁRIO CONTEMPORÂNEO

Andréa Carla de Oliveira Santos1, 2
Maria Beatriz Colucci3

1. Aluna do Curso de Comunicação Social - Universidade Tiradentes - UNIT
2. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PROBIC
3. Orientadora, Profa. Adjunta da UNIT / Doutora em Multimeios pela UNICAMP


INTRODUÇÃO:
Esta pesquisa investiga a produção documentária contemporânea – que teve seu auge no final da década de 1990 –, voltada às formas de representação das questões sociais e políticas brasileiras, relacionando tal produção aos documentários produzidos nas décadas de 1960 a 1980, de forma a identificar pontos de identidade e possíveis rupturas. Como se trata de pesquisa em andamento será apresentado aqui um panorama parcial do estudo feito e as perspectivas de continuidade do projeto, incluído no Programa de Bolsas de Iniciação Científica da Universidade Tiradentes (PROBIC). Na história do documentário brasileiro, muitas foram as transformações, tanto estéticas, como tecnológicas que permitiram uma maior qualidade nas produções brasileiras. Mas as mudanças se devem também aos documentaristas que beberam da fonte de filmes como Arraial do Cabo (1959), Aruanda (1960), Viramundo (1965), dentre outros, e da escola de Humberto Mauro, Glauber Rocha, Eduardo Coutinho, para citar somente alguns. Todos esses fatores enriqueceram as novas produções de documentários brasileiros, abordando como principais temas as questões políticas e sociais. O documentário foi e continua a ser uma forma de crítica social, e permite ao espectador refletir e perceber sem vendas nos olhos a sua realidade, e quem sabe assim participar de forma mais ativa no processo de reconstrução de novos valores sociais.

METODOLOGIA:
Inicialmente procedeu-se à investigação do quadro conceitual, a partir de pesquisa bibliográfica e documental, buscando compreender a trajetória histórica do cinema documentário, especialmente do cinema brasileiro; de forma a fundamentar, posteriormente, a análise dos filmes produzidos na contemporaneidade. Paralelamente também foi feita a coleta de dados referentes às produções do gênero documentário no Brasil, visando à definição do universo fílmico de estudo, bem como a audiência dos filmes levantados, procedendo-se ao fichamento dos mesmos, de forma a compor uma ficha técnica dos filmes. Ainda foi feito o levantamento da filmografia dos principais diretores envolvidos na produção de documentários com o tema da pesquisa (aspectos sociais e políticos) no período estudado.

RESULTADOS:
O resultado da pesquisa foi a produção de um artigo científico que pontuou aspectos significativos do documentário brasileiro nos anos 1960-1980. Sabe-se que na história do cinema brasileiro, a década de 1960 foi marcada pelo surgimento do Cinema Novo, e pela influência do Cinema Direto americano e do Cinema Verdade. Também foi marcado por um período de novas propostas estéticas e renovação de linguagem e temas. Os equipamentos passaram a ser mais leves, a gravação de som sincrônica à imagem, permitindo maior agilidade. Já os anos 1970 vivenciaram uma mudança de estilo, na qual os filmes incorporam o discurso direto sob a forma de entrevistas; e os anos 1980 se caracterizaram por um “Cinema Militante”. O cinema brasileiro dos anos 1990 viveu um período chamado de “retomada”, onde ocorreu também um boom da produção documentária, marcada por filmes que tematizaram os problemas sociais brasileiros. O aumento de número de filmes produzidos, de livros, reportagens publicadas, de mostras e festivais realizados, e do incentivo às produções e do aumento de espectadores demonstram assim a participação do documentário na atualidade e sua força como meio de reflexão social.

CONCLUSÕES:
Através dos dados coletados sobre a história do filme documentário brasileiro entre as décadas de 1960-1980 e de sua retomada nos anos 1990 foi possível perceber a relevância das questões sociais e políticas como tema para os filmes e também compreender a trajetória desse gênero no país, dados fundamentais para dar continuidade à pesquisa. Além da pesquisa documental, foi realizado também um levantamento de diretores e filmes que até o momento relacionou 21 documentaristas e 41 filmes. A análise desse material possibilitará, na próxima etapa da pesquisa, relacionar filmes dos períodos distintos a fim de identificar características comuns e divergentes, detectando assim como foram e são abordadas as questões sociais e políticas no filme documentário em contextos diferenciados e em momentos específicos da historiografia brasileira.

Instituição de fomento: Universidade Tiradentes - UNIT

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  cinema brasileiro, documentário, questões político-sociais

E-mail para contato: vandreaad@bol.com.br