60ª Reunião Anual da SBPC




A. Ciências Exatas e da Terra - 2. Ciência da Computação - 2. Banco de Dados

DESENVOLVIMENTO DE UM AMBIENTE PARA EXTRAÇÃO E MANIPULAÇÃO DE REGRAS ARMAZENADAS EM SISTEMAS DE GERENCIAMENTO DE BANCOS DE DADOS

Marcelo Gamba1
Luiz Camolesi Júnior2

1. Universidade Metodista de Piracicaba
2. Prof. Universidade Metodista de Piracicaba


INTRODUÇÃO:
Este trabalho tem o propósito geral de contribuir na pesquisa por recursos para a melhoria dos modelos de dados atualmente adotados pelos Sistemas de Gerenciamento de Bancos de Dados (SGBD), no aspecto de representação e gerenciamento das restrições de integridades. O objetivo específico deste trabalho foi projetar e desenvolver um sistema (ambiente) para extração e manipulação de regras de integridade armazenadas em SGBD. Restrições de Integridade (ou regras) são elementos essenciais para a confiabilidade de sistemas apoiados por Banco de Dados (BD), podendo em algumas aplicações formar um conjunto com centenas de regras, muitas das quais podendo necessitar de atualizações constantes para acompanhar a evolução dos requisitos de dados dos usuários. Entre as principais funcionalidades implementadas neste ambiente esta a extração de restrições de integridade de um BD selecionado pelo usuário do ambiente e cuja conexão é contemplada pelo ambiente. Para a extração das restrições, o ambiente transfere as informações correspondentes, que estão no BD objeto da extração para o BD do ambiente, permitindo o trabalho de manipulação (atualizações, consultas e testes) de restrições sem comprometer a utilização típica do BD objeto e sem as limitações impostas pelos ambientes proprietários.

METODOLOGIA:
Inicialmente para o desenvolvimento do projeto, foi selecionado o SGBD MySQL para o armazenamento das restrições extraídas de BD. A sua escolha foi decorrente de sua segurança e confiabilidade, além da disponibilidade na universidade para utilização nesta pesquisa. Na pesquisa para embasamento deste trabalho foram utilizados artigos científicos publicados em anais e revistas, bem como livros científicos e manuais de SGBD, cujas fontes de informação permitiram tratar da questão de modelagem de restrições de integridade. Este trabalho usufruiu ainda das pesquisas realizadas pelo orientador, bem como de projetos encontrados durante este trabalho, relativos a sistemas semelhantes, desde que empregando conceitos e técnicas consolidadas na área de modelagem de dados. O paradigma de modelagem e programação orientado a objetos foram acolhidos neste projeto por apresentarem vantagens na qualidade e manutenibilidade. Desta forma, a linguagem de modelagem UML e a linguagem de programação JAVA foram selecionadas para utilização, por se mostrarem adequada às necessidades desta pesquisa. O ambiente foi projetado para ser utilizado na extração de regras de qualquer SGBD, contudo em sua etapa de teste, foram realizadas extrações regras armazenadas apenas no SQL Server/Microsoft.

RESULTADOS:
Com o objetivo de projetar e desenvolver um ambiente de apoio para o gerenciamento de restrições de Sistemas de Gerenciamento de Banco de Dados (SGBD), uma série de requisitos foram obtidos, detalhados e depurados através de diagramas da linguagem UML e complementos. A arquitetura do ambiente foi desenvolvida em duas camadas o que permitirá a extensão de requisitos do ambiente em termos de funcionalidades e de bancos de dados alvo. O Projeto Conceitual e o Projeto Lógico do Banco de Dados do ambiente foram refinados sucessivas vezes, culminando na definição das estruturas de dados (tabelas) que armazenam em um Banco de Dados em MySQL as informações sobre as restrições de integridade. O paradigma de modelagem e programação orientado a objetos mostrou-se perfeitamente adequado para atender as necessidades do projeto, bem como o SGBD MySQL. O ambiente foi desenvolvido atendendo a todos os requisitos de extração de restrições que foram propostos no projeto, contudo este trabalho deverá prosseguir com a incorporação de requisitos de manipulação de regras e de administração, como por exemplo, importação e exportação de regras entre gerenciadores de bancos de dados distintos.

CONCLUSÕES:
Decorrente do trabalho desenvolvido, os autores puderam notar as dificuldades intrínsecas de um projeto de pesquisa envolvendo sistemas (ou ambientes) utilizados para a Administração de Bancos de Dados e com flexibilidade para atuar sob qualquer SGBD. Estas dificuldades estão relacionadas ao reconhecimento das variações de implementação de regras que não seguem o padrão SQL/ISO 9075. Desta forma, as particularidades de cada SGBD têm que ser estudadas e contempladas pelo ambiente, e particularmente neste trabalho, as restrições semânticas implementadas no SQL Server/Microsoft exigiu a criação de métodos e modelos de dados específicos. Os resultados obtidos com o projeto estão perfeitamente adequados com o objetivo traçado na sua proposta. Decorrente do trabalho bem realizado pelo bolsista, o orientador irá prosseguir com suas pesquisas neste tema em trabalhos futuros de graduação e principalmente de pós-graduação. O ambiente desenvolvido neste projeto contribuirá significativamente para a promoção de resultados práticos, pois é agora um recurso estratégico para a experimentação de novas soluções computacionais.

Instituição de fomento: PIBIC / CNPq

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  Restrições Semânticas, Modelo de Dados, Administração de Banco de Dados

E-mail para contato: marcelo.gamba@gmail.com